Beira-Mar e Boavista querem campeonato de novo a 18 | Relvado

Beira-Mar e Boavista querem campeonato de novo a 18

 


Beira-Mar e Boavista querem campeonato de novo a 18
Apenas uma época volvida com o campeonato português a 16 equipas, já há quem proponha que tude volte ao antigamente. Boavista e Beira-Mar vão propôr à discussão na Assembleia-Geral (AG) da Liga de Clubes de sexta-feira um recuo no tempo, para que a Primeira Liga e a Liga de Honra voltem a ser disputadas por 18 clubes cada. Numa altura em que se deu lançamento à Taça da Liga, João Loureiro, presidente dos axadrezados, entende que o alargamento a 18 é «perfeitamente compatível» com a nova prova.



Para o líder do Bessa é evidente que a redução dos campeonatos «não trouxe nada de novo», com João Loureiro a referir que há «uma unanimidade, quer da imprensa, quer dos comentadores, quer de jogadores, treinadores e dirigentes» relativamente a isso. O presidente dos axadrezados acredita que, pelo contrário, a reformulação dos campeonatos só «fez piorar as coisas».

O Boavista entende assim que faz todo o sentido voltar ao sistema de 18 clubes. Nesse sentido propõe que já nesta temporada que começa em Agosto desça apenas uma equipa, subindo três da Liga de Honra no próximo campeonato. O esquema de duas descidas e de duas subidas seria retomado depois da época 2007/2008.

Por outro lado, o Beira-Mar apresenta duas ideias, ou alargar já o campeonato principal a 18, mantendo-se precisamente os aveirenses e o Desportivo das Aves na primeira divisão, ou proceder à alteração na próxima época com duas despromoções na Liga e quatro subidas da Honra.

As propostas serão analisadas na AG de sexta-feira, sendo que uma eventual aprovação de qualquer das propostas terá depois que ser discutida e votada em Assembleia-Geral da Federação Portuguesa de Futebol.



I Liga:

Comentários [56]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O "meu" Beira-Mar terá que esperar e...

lutar -lutar pelo acesso à 1ª Liga. Por coincidência, o campeonato dos 16 foi o mais disputado de há longos anos para cá. A longa paragem do Natal foi decidida...pelos clubes, em AG e não acredito que repitam o erro.

Eu apostava num campeonato com 10 equipas...

...jogariam 9 jornadas em quatro voltas, perfazendo um total de 36 jogos... Todos ficariam a lucrar...os pequenos porque receberiam seis vezes a visita dos grandes, duplicando desde logo as receitas nos jogos com as equipas grandes, grande sustento da maioria daas equipas em Portugal. E mesmo os grandes ao receberem em casa os grandes rivais em dose dupla, logo teriam igualmente maior proveito financeiro. Não existiriam tantos períodos de férias, em que os clubes ficariam sem competir, as despesas com ordenados de jogadores seriam as mesmas ao invés do incremento das receitas.

O fanta é masoquista!

Gostava de ver uma primeira liga com 10 equipas e nesse caso, quantas equipas teria a Liga Vitalis? PS - É só para ter uma ideia de quantos jogos é que o Boavista ia fazer...

Re: O fanta é masoquista!

Exactamente as mesmas equipas divididas por duas séries, Norte e Sul...logo à partida mais derby`s e receitas mais elevadas em termos de bilheteiras e menos despesas em deslocações e muito provavelmente em estadias e estágios... Colocassem depois os preços dos bilhetes ajustados ao mercado nacional e diminuindo as transmissões televisivas e teríamos os campos cheios, mesmo com a crise que Portugal atravessa.

Re: Re: O fanta é masoquista!

E em que zona ficava o Boavista? Zona Norte? Ou nessa altura já se tinham mudado para o Estádio do Algarve e vendido o Bessa para pagar os salários em atraso? :)

Re: Re: Re: O fanta é masoquista!

Jogamos naquela zona desde 1903, olha por sinal o local onde o teu clube acabou com um jejum que já durava a mais de uam década... Quanto a não ter as contas em dia, bocas dessas por parte de um benfiquista coloca-me um sorriso na face... Quem dera ele durasse o mesmo tempo que durou a dívida do JVP, do Nuno Gomes e do Sanchez, o nosso azar no Bessa é que não temos, ao contrário de outros, Ministros ou Chefe de Repartição que assinem de cruz...

Re: Re: Re: Re: O fanta é masoquista!

Olha o meu amigo Fanta, sempre a atacar os vermelhos. Concordo em parte com a tua sugestão para as dez equipas a 4 voltas. Mudava o seguinte, ao fim de 2 voltas os 5 primeiros jogariam entre si, os 5 últimos discutiam a descida com os primeiros da 2ª liga. A competição aumentava e a proa seria muito interessante. Mas é apenas uma ideia...

Re: Re: Re: Re: Re: O fanta é masoquista!

Disse alguma mentira? Ainda ontem descrevi a forma como já fomos comidos duas vezes...quererem agora à força que tenhamos novamente que descer na secretaria... Apenas reforça a minha ideia de que teria caído o Carmo e a Trindade no caso do Gil Vicente, se, ao invés de Clube de Futebol Os Belenenses o nome da agremiação fosse Boavista Futebol Clube...

Re: Re: Re: Re: Re: Re: O fanta é masoquista!

Já disse que nada tenho contra o Boavista. No entanto não vejo a mínima relação do Benfica com os casos que falas.

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: O fanta é masoquista!

Tu nunca ves nada... Ou melhor a tua "boavista" é que é selectiva!!!

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: O fanta é masoquis

Todos temos uma "Boavista" selectiva. É como em todas as terras haver um bairro da Boavista.

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: O fanta é masoquis

Olha em Cabo Verde existe uma ilha, jejejeje...

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: O fanta é

Como vês o Boavista é grande, ninguém o vai fazer desaparecer. Nada tenho contra o xadrez, no entanto prefiro o vermelho. São escolhas, não ligues muito.

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: O fanta é

O Ricardo/Andebol é brother, ainda para mais a viver na terra onde o meu pai nasceu... E não é quem quer, é quem pode...

Re: Eu apostava num campeonato com 10 equipas...

jogariam 9 jornadas num total de 4 voltas, perfazendo 36 jogos...

Eu não concordo !

Quantas equipas da super-liga não cumpriram com as obrigações em relação ao pagamento de salários e pagamento de impostos ? Não basta estarem no escalão principal, é necessário haver uma série de requisitos que façam com que haja estabilidade financeira dos clubes envolvidos. Infelizmente, muitos clubes quando chegam à super-liga começam a esbanjar dinheiro mais do que as suas reais possibilidades. Além do mais, a diminuição do campeonato permite haver menos margem para erros e se fôr bem agendado, permite as equipas Portugueses terem mais tempo de preparação para as competiçóes Europeias.

Re: Eu não concordo !

E os que supostamente têm estabilidade financeira, só ainda não fecharam as portas porque vivemos num país de bananas... O fisco só funciona para quem não pode fugir... Se fizessem execuções fiscais aos clubes como fazem aos pequenos contribuintes, e se para se estar na superliga um dos requisitos fosse haver estabilidade financeira, estou certo que só alguns clubes das divisões inferiores poderiam aparecer na superliga...

Eu explico....

Pode haver dificuldades financeiras mas ir paganto a todos, o que não se deve é aumentar as dívidas indefinidamente nem pagar aos seus trabalhadores, o que eu considero, gravíssimo. O que se passa é que há clubes que fazem aquisições além das suas possibilidades, vivem acima do seu real potêncial económico sem que tenham uma política de estabilização financeira caminhando a passos largos para a sua extinção. O caso do Beira-Mar foi o que se viu, quantas aquisições fizerma a meio da época ?? Pois é !

Re: Re: Eu não concordo !

Nessa parte concordo porque Uma empresa e as SAD's são empresas segundo os termos actuais não podem apresentar 3 anos seguidos de prejuízo! Porque se o negócio não é rentável o governo entende e bem que não vale a pena a empresa ter as portas abertas! Agora como as SAD's dos clubes são consideradas sociedades desportivas não sei como estão vinculadas! Cumps Catalães

E eu concordo contigo

Re: Eu não concordo !

Estabilidade financeira??? Diz-me o nome de todos os clubes da Superliga que têm estabilidade financeira...

Re: Re: Eu não concordo !

Pedis-te uma lista? Ei-la! Porto, Benfica, Sporting, Sporting de Braga, Vitória de Guimarães, Paços de Ferreira, Nacional, Leixões e mais não sei! Estabilidade financeira significa passivo sustentável e como podes verificar os 3 Grandes têm neste momento vindo a reduzir o passivo progressivamente! Em relação ao Paços de Ferreira é o clube com a contabilidade mais séria tendo em conta as capacidades financeiras do Clube, não há "ginástica" nem "jogadas" contabilísticas, há sim um Manager a sério o José Mota. O Braga e o Vitória de Guimarães têm uma massa associativa considerável e Gestores capazes! O Nacional é financiado pelo Presidente do Clube um escroque cheio da papel! O Leixões é uma zona económica rica e com bastantes sócios, e como podes verificar a maior parte dos jogadores que vão para lá jogar esta época são emprestados! Ou seja quem não tem dinheiro não compra! Cumps Catalães

Re: Re: Re: Eu não concordo !

Disseste 8, e isso do passivo sustentável é muito relativo... Mais uma vez digo e repito que insustentável é eu ter que pagar os impostos e a segurança social todos os meses, e os clubes deverem milhões ao estado... Achas isso correcto?

Re: Re: Re: Re: Eu não concordo !

E achas correcto não ter o Estado ajudado quem construiu um Estádio para o Euro? Não o fez com Guimarães, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria, Algarve? Achas correcto o Estado não ter ajudado a indústria do futebol, como sucedeu em Espanha por exemplo, com o saneamento das dívidas? E achas correcto o Totonegócio não ter ido para a frente? Achas correcto a Santa Casa da Misericórdia ter durante décadas a fio utilizado o nome dos clubes no Totobola sem quaisquer contrapartidas aos mesmos? E mais ainda quando se acorda o pagamento da utilização do nome dos clubes, com contrapartidas financeiras partindo das receitas da época e depois as mesmas receitas diminuirem a pique com a criação do totoloto?

Re: Re: Re: Re: Re: Eu não concordo !

Isso é conversa para enganar! Os 10 estádios para o Euro tiveram a percentagem de 33% provenientes do estado! Isso foi igual para todos os 10 estádios! E depois, o Boavista se não podia suportar os custos do estádio não o fazia... Nenhum dos outros clubes suportou, foram as autarquias! Um clube que anda 13 jogos do campeonato onde não tem mais de 3,4 mil pessoas e decide fazer um estádio para 30 mil... Bem, a culpa disso não é do estado!

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Eu não concordo !

33% estado; os restantes 77% foram as autarquias, ora porra...não são apoios estatais... p.s. - Parabéns pelo primeiro título que viste na vida o teu Vitória ganhar...

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Eu não concordo !

Segundo! Já vimos ganhar a Supertaça... Mas não sei se ria, se chore :\

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Eu não concordo !

Meu caro, quando o BFC idealizou o estádio o mesmo tinha menos oito mil lugares do que aqueles que agora tem...obrigação da UEFA. Agora, por exemplo, não fez como o Vitória, que não gastando um cêntimo no Estádio, ainda queria receber o aluguer do mesmo...Não gastavam e ainda recebiam. Mais na época o BFC vinha em crescendo, tinha sido Campeão, participava na Liga dos Campeões e o Estádio estava sempre cheio - apenas estava uma/duas bancadas construídas - tinha cerca de 24 mil sócios, aliás fizeram uma campanha para se atingir os 30.000 sócios...

Tapar o sol com a peneira porquê?

Muito pelo Contrário!!! Com 16 equipas ou menos é que faz sentido! Aliás se houve-se honestidade Clubes como o Vitória de Setúbal já não estariam na primeira divisão! Como é que ainda é possível deixarem Clubes praticamente falidos a competirem na Primeira Liga? Se não existe sustentabilidade financeira para estes clubes formem jogadores ou dêem o lugar a clubes com melhor gestão, porque já vão mais de 5 anos que o campeonato tem decrescido de qualidade, apesar das exibições no estrangeiro serem positivas, o nosso campeonato é péssimo. E com falta de qualidade não há assistências, não se vendem bilhetes, não se conseguem patrocínios! Temos de ser realistas se não há dinheiro não se o gasta, não nos podemos permitir ver os Clubes a acumularem dívidas e mais dívidas, os próprios 3 grandes já perceberam isso e optaram por modelos mais sustentáveis para reduzirem o respectivo passivo! Se os sucessivos Presidentes da Liga não tivessem assobiado para o lado enquanto os clubes contraíam dívidas e mais dívidas até mais não, já teríamos uma Liga mais viável. Podia não ter nomes de jogadores nem de Clubes lustrosos mas seria o espelho da verdade desportiva e financeira das equipas Nacionais!!! Cumps Catalães

Se fosse o campeonato inglês...

eu até compreenderia que se tentasse reduzir o número de equipas na liga principal, uma vez que eles têm uma sobrecarga de jogos. Não são só dois ou três clubes de topo que jogam 2 vezes por semana com regularidade mas sim um vasto leque de equipas... Aqui em Portugal é uma tristeza... Os clubes não jogam um número significativo de jogos e os jogadores acusam cansaço no início, no meio e no fim da época. Têm férias para tudo e mais alguma coisa. Enfim. ---------------------------- Para os mais revivalistas - Clube do Retro