Balanço de 2011: Adeus a Coentrão e Falcao e os árbitros na berlinda | Relvado

Balanço de 2011: Adeus a Coentrão e Falcao e os árbitros na berlinda

Neste período, Benfica e FC Porto fizeram os melhores negócios do ano enquanto o Sporting incendiou
 
Árbitro Fernando Idalécio Martins (1)
Lusa

Julho

O mês arrancou com a notícia da transferência de Fábio Coentrão do Benfica para o Real Madrid. Um negócio de 30 milhões de euros. Fábio Coentrão: LusaEm sentido contrário o clube da Luz contratava Axel Witsel ao Standard de Liège, da Bélgica, por cerca de 10 milhões de euros.

No rival do Dragão Falcao renovava até 2015 e o FC Porto aumentava a cláusula de rescisão para 45 milhões de euros, o que "blindaria" seguramente o jogador, pensavam muitos adeptos. No palco das contratações o emblema da Invicta ganhava a corrida ao Benfica por Danilo, defesa do Santos que custou 13 milhões de euros e que só chega ao Porto no início de janeiro de 2012.

Mas as águias também se reforçavam com o ex-Real Madrid Ezequiel Garay a aterrar na Luz.

No Sporting saíam elogios ao reforço Diego Capel com o diretor-desportivo Carlos Freitas a assumir uma negociação "trabalhosa" com o Sevilha para a aquisição do campeão espanhol.

Ainda antes de o mês acabar, o Benfica começava da melhor forma a caminhada rumo à Liga dos Campeões, derrotando o Trabzonspor, na terceira pré-eliminatória da prova, num jogo que se recorda sobretudo pelo grande golo de Nolito.

Julho não terminaria sem Portugal ficar a conhecer os adversários na fase de qualificação para o Mundial 2014, calhando-lhe em sorte velhos conhecidos.

Lá por fora o mês fica marcado pela tragédia no estádio do Twente, devido à queda da cobertura, que causou um morto e vários feridos.


Agosto

A abrir o mês a bomba da venda de Roberto ao Saragoça por 8,6 milhões de euros. Uma notícia recebida com muito entusiasmo pelos adeptos benfiquistas que se livravam de um guarda-redes mal-amado e ainda por cima com um lucro de 100 mil euros. O negócio com os espanhóis deu muito que falar com acusações de falta de transparência pelo meio.

Falcao: LusaNo Dragão o choque foi a saída de Falcao para o Atlético de Madrid num negócio que envolveu ainda Ruben Micael. "El Tigre" rendeu 40 milhões de euros, mas deixou também muita tristeza e um ataque órfão que tardaria em encontrar-se ao longo da época.

No arranque do mês típico das férias de Verão o Benfica mantinha-se na corrida na Liga dos Campeões com um empate a um golo no reduto do Trabzonspor. O passe para a fase de grupos da prova seria conseguido diante do Twente, já no fim de agosto, com uma vitória de 3-1 na Luz.

No sorteio para a fase de grupos Benfica e FC Porto pareciam ter sido agraciados com alguma sorte, mas nem tudo é o que parece, como depois se veio a confirmar. Os dragões ficaram com Shakthar Donetsk, Zenit e Apoel no Grupo G e as águias com Manchester United, Basileia e Otelul Galati no Grupo C.

Na Liga Europa o mês determinava o adeus de V. Guimarães e Nacional, enquanto Sporting e Sp. Braga se seguraram na prova. Leões e arsenalistas acabaram também por conhecer os seus adversários com os de Alvalade a par de Lazio, Zurique e Vaslui, enquanto os do Minho defrontavam Brugge, Birmingham e Maribor.

O FC Porto conquistava o primeiro troféu da época, ganhando a Supertaça ao Vitória de Guimarães e vencendo o quinto troféu do ano na estreia de Vítor Pereira como treinador principal da equipa. Já na final da Supertaça Europeia os dragões nada puderam contra o Barcelona de Guardiola e Messi e perderam por 2-0.

Com a época já a decorrer, continuavam os reforços na ordem do dia e ao Dragão chegavam Defour e Mangala, do Standard de Liège, num negócio de 13 milhões de euros, enquanto em Alvalade se apresentava Jeffrén e se anunciava Elias, a contratação mais cara da história do clube.

Godinho Lopes: LusaAgosto foi também mês de polémicas com arbitragens. Tudo começou com um alerta de Godinho Lopes, presidente do Sporting, aos homens do apito. Em resposta o árbitro João Ferreira recusou dirigir o Beira-Mar-Sporting da jornada 2 do campeonato. O jogo acabou por ser dirigido por um juiz dos distritais.

A marcar o mês está ainda a agressão à cabeçada ao árbitro Pedro Proença num centro comercial. O juiz sofreu ferimentos na boca e partiu dois dentes num ato de violência de um alegado adepto do Benfica.

Na Seleção os sub-20 perderam a final do Mundial para o Brasil, mas conquistaram os portugueses, e Ricardo Carvalho abandonou o estágio da Seleção sem dar explicações no início de uma novela que terminaria com o seu adeus às quinas.

Setembro

O mês arrancou com jogo de qualificação para o Euro 2012 com Portugal a golear o Chipre por 4-0, mas com uma pobre exibição.

No campeonato o Benfica foi ao Dragão empatar a dois golos num jogo onde Jorge Jesus deu uma "lição" táctica a Vítor Pereira para desânimo dos portistas. Também na Europa a equipa encarnada granjeava bons resultados, arrancando a fase de grupos da Liga dos Campeões com um empate a um golo frente ao "gigante" Manchester United. Seguia-se uma vitória pelo 1-0 bastante na Roménia frente ao Otelul.

Os primeiros passos do FC Porto na Champions League também foram triunfantes com vitória de 2-1 sobre o Shakhtar no Dragão. Mas na jornada 2 a equipa de Vítor Pereira escorregou na Rússia por 3-1 no reduto do Zenit.

Na Liga Europa o Sporting arrancava duas vitórias nos primeiros jogos: 2-0 em Zurique e 2-1 na receção à Lázio. Também o Sp. Braga começava da melhor forma, vencendo no reduto do Birmingham por 3-1 com dois golos de Hélder Barbosa.

I Liga:

Comentários [1]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

PAH!

O ADEUS e OBRIGADO àquele foi o melhor ponta de lança que vi jogar em Portugal desde que sigo o futebol.

OBRIGADO FALCAO!