Avaliação da Liga 2005/2006 | Relvado

Avaliação da Liga 2005/2006

 

Brioso diz: "com o campeonato findo, é a
altura ideal para que os relvas escrevam sobre o que pensam ter sido o
positivo e o negativo desta época, onde o 3º classificado conseguiu mais pontos
que no ano passado o vencedor da Liga. Para mim, positivo foram clubes com
orçamentos modestos ficarem na 1ª divisão, foi o campeonato do Nacional, o
futebol do Porto. Negativo foi o facto de continuar a ser premiado o anti-jogo,
a dualidade de critérios quanto aos sumaríssimos, a falta de espectadores e o
Braga. Um clássico no negativo são as arbitragens, com
particular relevo para os últimos jogos; o que se passou na 2ª Liga e em alguns
jogos como Gil Vicente-Belenenses, Académica-Naval, etc, deveria envergonhar
qualquer dirigente. Para o ano gostava que a arbitragem tivesse uma nova
direcção, mais exigente, mais isenta e mais honesta, que os jogos fossem mais
abertos e que as faltas fossem verdadeiramente punidas, assim como as
fitas."

I Liga:

Comentários [33]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Um caso que pouco se falou

É do jogo Covilhã-Chaves que terminou empatado (5-5) e com o Covilhã a marcar um golo a 5m do fim mal invalidado segundo a imprensa. A vitória do Covilhã significava a permanência e a descida do Portimonense, o árbitro era do Algarve.
Este caso levanta suspeições, não é o único como é claro, e o principal responsável é Luís Guilherme que não tem discernimento, ou faz de propósito, para escolher arbitragens coerentes no final da época em que tudo se decide.
Nada tenho contra o Portimonense, que já vítima de arbitragens infames num passado recente, e não sou adepto do Covilhã, mas tenho pena que uma região de Portugal tão nobre como é a Beira Interior se sinta neste momento revoltada e a culpa é de não termos dirigentes capazes. Arbitragem na Liga ou fora dela, será sempre fraca se não tiver dirigentes capazes. E temos bons ex.árbitros (Vítor Pereira, Jorge Coroado e outros) para a dirigir.

Re: Covilhã prejudicado

Aquilo que se passou na Covilhã no passado domingo foi um autêntico roubo, mas como não aconteceu com algum dos três "ricos", o assunto passou algo despercebido, menos ao mais atentos, como é o caso do colega "relva".

Ainda bem que o jogo não foi no velho Santos Pinto, porque quase de certeza que tinha havido invasão de campo.

O certo é que fomos roubados e mandaram-nos para a 2ªB, mas podem ficar descansados que vamos voltar, quem sabe até com mais força, para que possamos regressar à 1ª divisão, onde já estivemos 15 épocas. Só fui buscar o número de presenças no escalão superior para elucidar algumas pessoas, provavelmente mais jovens, que lamentam as descidas de certos clubes por terem militado na 1ª divisão, mas quase nunca vejo esta referência em relação ao Covilhã, será que pensam que andámos sempre na 2ªB???

Força Covilhã!!!!!

Re: Covilhã prejudicado

Adiciona o meu mail (clica no nick e vês) que qualquer dia vou por essas bandas e será um prazer conversar com um Covilhanense de gema.

Gostava...

de saber o que se passou no Gil Vicente-Belenenses??? Eu estive lá e que vi foi um grande ambiente e uma equipa cheia de raça a jogar sem o relógio e sem o rádio, a depender apenas e exclusivamente de si..

Olhando à lupa os 3 grandes esta época.

Agora que a carga emotiva baixou para níveis normais, é possivel olhar com algum distanciamento as incidências da "Liga Betadine".

Cada campeonato tem as suas "marcas". O deste ano fica marcado logo no início por arranques periclitantes dos 3 grandes e menor distanciamento entre estes e o resto das equipas. É voltar à tal questão do nivelamento da Liga. Eu vi uma competição quase igual a outras doutros anos...

O Benfica começou com Koeman a tentar "ajeitar" a equipa ao seu sistema, mas com resultados desastrosos. Tal foi o mau início que pouco depois o holandês teve de recolocar o chip deixado por Trap e voltou ao sitema convencional do 4-4-2. Aos poucos a normalidade foi reposta, mas contando sempre com solavancos numa viagem marcada pela irregularidade.

O Sporting partia com esperanças redobradas e moral em alta depois de uma final uefeira. Peseiro teve um começo apocaliptico e precipitou uma discussão de tal ordem que até Dias da Cunha caiu. A certa altura os leões estavam tão distantes que se chegou a supor como o maior flop da época. Paulo Bento chegou e literalmente viu e venceu. Repôs os niveis psicológicos e fez uma segunda volta soberba. Sem ser espectacular, nem demolidor, o Sporting regularizou em torno de vitórias atrás de vitórias e discutiu o campeonato até ao SCP-FCP. Consegue um 2º lugar muito suado e especialmente saboroso após uma época que podia ter acabado muito mal.

O Porto depois de um 2005 atípico e de muito má memória, partia "obrigado" a ganhar. Ora esta ansiedade foi sempre contraproducente e colocou em Co Adriaanse uma enorme pressão. Partimos aos repelões, sem saber bem se a coisa ía acabar bem ou se sería mais uma época a seco.
Depois de entrar em 2006 na frente, mas de forma pouco convincente dá-se o marco da época - a derrota com o Estrela. Se até aí o 4-3-3, que era uma espécie de tentativa de continuidade de Adriaanse, ía dando resultados, de repente vira, 3-3-4 demonstrando que a partir daqui Adriaanse queria a equipa a jogar à sua maneira e no seu sistema. Mudou e ganhou. O Porto faz uma fim de campeonato "ao ataque" e sendo mais forte que a concorrência.

        Sem cair no chavão da regularidade, dá-me a sensação que este campeonato fica marcado por maus arranques dos 3 grandes. O Porto apesar de tudo foi dos menos maus no início, contrastando com um final convincente e que não deixa margem de discussão quanto ao merecimento do "caneco".

        O "futebol total" ainda não foi alcançado, mas é uma meta e desafio para 2006/2007 colocada ao holandês do Porto. Faltou acutilância e capacidade concretizadora para a equipa mais atacante da Liga. Contrastou com um meio campo fortíssimo, onde pontificaram Lucho e Paulo Assunção e uma defesa bem entregue a Pepe que de mal amado passa a herói - sintomático.

        De resto, desceram dois "grandes" do campeonato deixando no ar um sentimento de tristeza generalizado. A Briosa lá se safou "in extremis"(bendita queima)...

        Em termos de arbitragem, a discussão foi a mesma de sempre e as reivindicações redundando sempre no habitual. Demos demasiado protagonismo aos de negro, com ou sem razão, discutiu-se demasiado as performances destes, relegando para segundo plano o mais importante - o futebol jogado!

Mingos

Re:Olhando à lupa os 3 grandes esta época.

Excelente o teu comentário.

Acutilante, objectivo e imparcial.

Cumps.

Re:Olhando à lupa os 3 grandes esta época.

Bom post ...

Gil Vicente-Belenenses

Desculpa???

Queres explicar o que teve de vergonhosa a arbitragem deste jogo? Deves estar a delirar com certeza!

A dor é outra!

O autor deste artigo referiu este jogo porque se leres com atenção todo o artigo precebes a dor deste senhor. tens é que ler com atenção e perceber que a dor dele tem um significado: A LIGA DE HONRA!!!

Visões parciais comó caraças!

O ano passado, o Benfica fez menos pontos do que o 3º classificado deste ano, logo o ano passado o Benfica não teve mérito e só ganhou o campeonato porque o campeonato era fraquito...

Aliás, o ano passado o Benfica só ganhou mesmo o campeonato, porque jogou contra o Estoril no Algarve e porque o Luisão marcou o golo com a mão, como disse e bem o coitadinho do Ricardinho...

Pois, eu não nego que o Porto foi campeão este ano com todo o mérito, mas relativamente ao ano passado, gostaria de lembrar que até ao fim da época, Porto, Sporting e Benfica estiveram na luta e durante grande parte da época, Braga e Setúbal também chegaram a assustar e estiveram muito mais próximo dos primeiros.

Este ano a situação foi diferente existiu um nivelamento na parte de baixo da tabela, com muitos clubes a lutarem para não descer e os 3 grandes mais distanciados dos outros.

Por mim não há dois campeonatos iguais e é impossível comparar dois campeonatos diferentes. Por isso, já enjoa a conversa de que o Benfica do ano passado não ganhava este campeonato; alguém pode provar isso?

De resto, também cheiram a desculpas de mau perdedor, aqueles que dizem que perderam uma Liga por causa de um jogo no Algarve ou uma má saída do seu guarda redes. Até tenho ouvido nos últimos dias, que houve quem perdesse um campeonato por causa de um jogo em Campo Maior... haja decência! Tenham a dignidade de dar mérito aos adversários e parem de procurar desculpas esfarrapadas, o Porto ganhou este ano com todo o mérito, mas não queiram extrapolar mais do que isso, até porque aquele holandês que agora é um génio, até há dois meses atrás estava com as malas feitas e era raro o relvinha portista que o apoiava!

Re:Visões parciais comó caraças!

Oportuníssimo comentário.

Cumps.

o Benfica, desde que a vitória vale 3 pontos

Foi o campeão com menos pontos...

Nunca houve nenhum campeão com tão poucos pontos, com a vitória a valer 3 pontos.

O Boavista, o Sporting duas vezes e o Porto quando foram campeões fizeram sempre mais pontos.

Inclusivamente, o Porto em 87/88 (era treinador o Ivic) com a vitória a valer 2 pontos até fez mais pontos, 66, que o Benfica em 34 jogos com a vitória a valer 3 pontos...

Os factos são evidentes.

Se o Porto (24 pontos perdidos em casa)ou o Sporting o ano passado tinham tido um ano normal, 65 pontos não bastavam...

O próprio Benfica de Camacho fez bem mais pontos.

Esse só não foi campeão por causa de Mourinho...

Tu não podes provar isso, nem tu nem ninguém!

A questão é que não podes comparar campeonatos diferente assim! Tudo bem que o Benfica do ano passado teve mais pontos do que o deste ano, mas não podes dizer que não seria campeão, porque não sabes quantos pontos perderia neste, dado que os adversários são diferentes, os plantéis são diferentes, etc. Eu se queiser, também posso dizer que o Porto deste ano foi tão fraco que só marcou x golos, se tivesse marcado esses golos há 3 anos, não teria sido campeão! Tem lógica? Eu acho que não, cada campeonato tem a sua história!

Braga negativo??

era positivo se tivesse descido, não?

aposto que para ti era...

Mas negativo foi o Guimarães!

Braga negativo???

Também não percebi porque o Braga foi um aspecto negativo da Superliga! Quem dera ao Guimarães e a outros 13 clubes da Superliga estar no lugar do Braga (4º)!

Re:Braga negativo??

Mas tu ñ sabes fazer mais nada se ñ evocar o nome do grandioso Vitória em vão?
Já cheiras mal pá! Haja paciência!

Re:Braga negativo??

o nome de quem?

Monte de esterco mal cagado, clube de província espanhola, que vai jogar numa liga secundária e que tem uma cambada de azeiteiros com a mania da superioridade, mas o que realmente são é uns brilhas, arruaceiros e otários?

Tudo isto = Guimarães!

Para mim o positivo foi..

O Porto ter sido campeão!LOL!
Agora a serio..Gostei de ver equipas como o Estrela..a Naval..que apesar de não praticarem um futebol muito bonito(mais no caso da naval..) a manterem-se na primeira liga..cada um luta com o que tem..e não há duvida..que devido ao plantel que dispunham..a naval e o estrela fizeram um bom campeonato..num ano onde se teve que fazer mais pontos do que habitual!Depois tenho que ter uma palavra de apreço para o Gil Vicente..que estava em situação muito dificil..mas a vontade de mudar os resultados mobilizou toda a cidade..e com muito querer e muita garra conseguiu a manutênção!O braga é também uma das equipas que merece destaque pois mais uma vez andou no comboio da frente toda a época..e tal não é facil..pois como vimos pelo nacional..que esteve muito bem na primeira volta..mas que bastou uma serie de maus resultados e viu logo o Boavista passar á sua frente..mas depois no fim da época..o nacional lá conseguiu recuperar o lugar e ir á UEFA!O Vitoria de Setubal é uma equipa que merece destaque pois devido a uma primeira volta fantastica..e lutando contra o problema da falta de pagamento dos salarios conseguiu a manutênção..e mais tarde o passaporte para a UEFA..devido ao facto de ter chegado á final da taça..pelo segundo ano consecutivo!Gostava de destacar e elogiar o caracter e o profissionalismo0 do treinador do Penafiel..que vendo a sua equipa despromovida muito cedo..teve sempre uma postura de alguém que sabe estar no futebol..e mostrou como nos momentos de derrota é possivel ser DIGNO!Parabens Luis Castro!Quanto aos grandes do futebol português..so tenho a dizer.."obrigado Porto" por esta alegria que nos deste!E porque não referir..que os erros do ano passado cometidos pelo Porto..na altura de reforçar o plantel a meio da epoca..foram cometidos este ano pelo benfica..ou seja..muitos reforços..pouca qualidade!O Sporting tem o merito de ter equilibrado o plantel com a entrada de Abel..e tem merito de ter lutado com dignidade!Quanto aos aspectos negativos..não falo dos arbitros porque após mais um ano de muitas criticas..penso que agora merecem descanso!LOL!De referir negativamente o Belenenses e o Guimamarães..que têm capacidade para mais..mas que por qualquer motivo não conseguiram nem sequer manter-se..e para mim o vitoria apesar de ter bons jogadores..desceu devido a alguma instabilidade a nivel de organização..já o Belenenses desceu porque relaxou..e nunca se pode relaxar enquanto os outros pensam que "Enquanto á vida..á esperança"!Alguma falta de Humildade e e Pragmatismo..fez com que o Belenenses vá para a Liga de honra!Já agora..Parabens ao beira-Mar..Que tinha caido mas teve a capacidade de se levantar rápido e regressar á primeira liga..e Parabens ao Aves que consequiu voltar ao convivio dos "Grandes"!Parabens a todos os jogadores que mesmo não recebendo o salario durante meses mostraram ser profissionais..!
Agora um desejo..Que venha o Mundial..e o Europeu..se não fôr pedir muito!Força PORTUGAL..A nação está contigo!

mt de negativo, pouco de positivo

POSITIVO:
-Co Adrianse, M. Machado, António Conceição, Jorge Jesus e Paulo Bento pelo excelente trabalho à frente dos seus respectivos clubes.
-O futebol de ataque do Porto, uma raridade em Portugal
-Os fantásticos adeptos do Vitória de Guimarães (eu incluido)

NEGATIVO:
-Os fraquíssimos espectáculos de futebol a que continuamos a assistir nos relvados portugueses
-A miserável arbitragem q de numa escala de 0 a 10 merece um -1
-As fracas campanhas de equipas como o meu Vitória, o Belenenses, o Benfica, o Rio Ave e o Penafiel
-Os dirigentes desportivos q falam, falam e eu não os vejo a fazer nada
-O anti-jogo e anti fair-play que continua a envergonhar o futebol português
-As vergonhosas manifestações racistas dos adeptos
-A violência de alguns adeptos de alguns clubes (incluindo o meu, o Poro, Benfica, Sporting, Braga, Boavista, Belenenses, Académica e outros)
-A imprensa desportiva q "só vê" os "3 grandes"
-Os ordenados em atraso
-Os preços dos bilhetes q afastam o público do futebol
-As fraquíssimas assistências em estádios como o do Leiria, Naval, Estrela, Belenenses, Penafiel

E mt mais haveria p dizer mas, é melhor ficar por aqui.

Avalia-se da seguinte maneira:

-Porto: sem espectáculo, com um treinador campeão dos mais discutidos desde á muito tempo. Méritos: disciplina, empenho, coerência ou teimosia conforme prefiram do treinador. Vencedor justo.

- Benfica: Léo, Miccoli, Anderson, Petit e pouco mais. É melhor nem entrar por aí.

- Sporting: "quase, quase Sporting". Ganhou um treinador para o futuro.

- Braga: Super Jesualdo, melhor Braga de sempre. No final sai Jesualdo: sem comentários.

- Nacional: Manuel Machado e mais 11.

- Guimarães e Belenenses: Filme surreal.

- Arbitragens: o de sempre

- Disciplina, fair-play: o de sempre.

Cumps.

Brioso, vai para a Queima

Eu cá acho que este Brioso, se for adepto da Briosa, não surpreende com 3 dos pontos negativos que encontrou, já que estamos em plena Queima e ele é capaz de estar um pouco inebriado...

O que houve de negativo na prestação do Braga?

O que houve de negativo na arbitragem do Gil-Belenenses?

E finalmente, pela n-ésima vez, o que houve de negativo na arbitragem do Académica-Naval? Lá porque acabaram com 8, com toda a justiça, vão passar a vida a dizer que foram roubados??? É que não foram! Houve até um penalty claríssimo não assinalado a favor da Naval! O que se passou nesse jogo foi que a Naval foi claramente superior e empatou o jogo injustamente. Mereceu ganhar. O facto de se continuar a insinuar que a Académica devia ter ganho esse jogo já cheira mal... Foram dois pontos perdidos pela Naval.

Gil Vicente-Belenenses, Académica-Naval...

Gostava de saber porque é que não referiste antes arbitragens como a do Rio Ave - Académica ou Vitória - Académica...

Balanço da Superliga 2005 / 2006

E assim se passou mais época! Penso que quanto ao campeão, é um justo campeão. Foi a equipa mais regular, teve um colectivo forte e um treinador que apesar de todas as critícas, foi teimoso e levou a melhor! Outros aspectos positivos foram o 5º lugar do Nacional e mais uma boa época do mister Manuel Machado; os 17 golos de Meyong que apesar da má época do Belenenses, exibiu-se a muito bom nível; a recuperação da União de Leiria; e o parmanecer na Superliga de equipas com orçamentos muito pequenos como a Naval 1º Maio, o Estrela da Amadora e o Gil Vicente. Aspectos negativos: o sr. Koeman e as suas declarações; o 3º lugar do SLB muito aquém do que os seus adeptos esperavam; as descidas de Vitória de Guimarães e Belenenses, equipas com orçamentos altíssimos; o mau nível da nossa arbitragem. Venha a próxima superliga!!!

Já sei que vou ser crucificado mas aqui vai !!

A avaliação que faço desta Liga é que o clube vencedor é um justo vencedor ponto.

A avaliação que faço desta Liga é que foi igual à anterior mas que o FCPorto campeão deste ano foi muito melhor que os seus directos adversários que até fizeram também eles mais pontos que na época anterior.

A avaliação que faço desta Liga é que aqueles que acusaram da Liga no ano passado ter sido literalmente aldrabada, este ano parte deles já acham que está tudo bem, como é que ficamos? O ano passado foi uma excepção?

A avaliação que faço desta Liga, é a mesma que faço e peço todos os anos ou seja, arbitragem fora da alçada da Liga, árbitros profissionais dedicados de corpo e alma à arbitragem, e ex-árbitros credênciados a comandar as suas «tropas». O exemplo dos comandantes da gnr a comandar os bombeiros aqui não encaixa, mas este é outro ridículo exemplo ...

Resumindo, concluo dando os parabéns ao FCPorto, justo vencedor da Liga portuguesa 2005/06, com mais mérito ou demérito dos adversários fica para a história a sua conquista.

Cumprimentos

Re:Já sei que vou ser crucificado mas aqui vai !!

Excelente comentário...
É pena que haja um ressabiado que o ache desinteressante!!!

Olha outro

Ainda bem para ti que achas um excelente comentário. Um comentário que tem o excelente título de "Já sei que vou ser crucificado mas aqui vai !!" só pode ser excelente! Ainda bem que há quem se guie por padrões mais elevados.

A analogia que é feita com os GNR e os Bombeiros também é excelente.

E tu chamas "ressabiado" ao que considerou desinteressante o comentário. Não sei se o estás a atingir da forma que pretendes pois ressabiado é um adjectivo que significa:
  - que ressabia;
  - desconfiado;
  - melindrado;
  - magoado.

Eu também achei desinteressante o comentário. Serei eu um ressabiado?

Estar a tentar fazer uma analogia entre o mérito do campeonato ganho pelo Porto este ano e o ganho pelo Benfica o ano passado só porque alguém tem a opinião de que o Benfica foi levado ao colo é de muito mau gosto.

Cada um tem a sua opinião. Será obrigatório que quem pensa que o clube X ganhou bem o camponato um ano não possa pensar de maneira diferente noutro ano, quer seja outro clube ou até o mesmo?

Muitos dizem que o Benfica foi "levado ao colo" porque na parte final do campeonato teve vários jogos com arbitragens favoráveis. Será que se pode dizer o mesmo do Porto este ano?

Compreendo que fiquem aborrecidos por dizerem isso do vosso clube. Eu também fico aborrecido quando vocês dizem que o Porto ganhou o Penta sem mérito e à custa das arbitragens, mesmo tendo o Porto ganho esses campeonatos com grande vantagem sobre os adversários. Existem é formas mais dignas de combater essas ideias que não seja a da "absolvição por associação". Associar a incontestável vitória do Porto este ano à vitória do Benfica o ano passado, de forma a tentar aproximar as duas é injustificável e indefensável.

Re:Olha outro

Rapazola parabens por teres um dicionário da Porto Editora!!!
Já percebeste então o que é um ressabiado??? Estamos aqui para nos ajudar uns aos outros...

Ah e quanto ao teu comentário tenho pena que tenhas desperdiçado tanto tempo para o escrever porque de interessante e/ou útil tem ZERO!!!

Passa bem...e saudinha da boa!!!

Re:Olha outro

Rapazola parabens por teres um dicionário da Porto Editora!!!
Já percebeste então o que é um ressabiado??? Estamos aqui para nos ajudar uns aos outros...


É verdade que aqui estamos para nos ajudarmos uns aos outros. Eu já percebi o que é um ressabiado, e espero que tu também.

Ah e quanto ao teu comentário tenho pena que tenhas desperdiçado tanto tempo para o escrever porque de interessante e/ou útil tem ZERO!!!

É muito fácil classificar comentários de desinteressantes ou de utilidade zero. Muito mais difícil é tentar rebatê-los, principalmente quando se vê neles alguma razão. Inflizmente não mostraste capacidade suficiente para seguir a segunda opção.

Passa bem...e saudinha da boa!!!

Obrigado, e igualmente. Boa sorte para a próxima época. :)

???

Realmente tens um sentido de humor tragi-cómico. Então sabes que vais ser cruxificado? Se assim é então explica porquê. Haverá alguma coisa que eu (nós) não sabemos?

Re:???

cruxificado???

Está tudo dito...
Sai uma inscrição no Ensino Básico aqui para este menino!!!