Até ao último minuto: o reflexo de um fim de ciclo | Relvado

Até ao último minuto: o reflexo de um fim de ciclo

Quantas vezes o FC Porto já se confrontou com o fim de ciclos desportivos? Imensas!
 
Vítor Pereira (FCP) em conferência de imprensa

Chegamos à 21.ª jornada com FCP e SLB no topo da classificação, numa Liga que vai ser disputada até à última jornada. Após a eliminação na CL, TP e LE, importa constatar que a equipa que era dada como melhor, sem contestação aparente, consegue estar igual ao pior Porto.

Quanto ao FCP, esteve sempre longe da liderança porque nunca conseguiu impor o seu jogo com regularidade. Mais do que as críticas ao VP, procurando deixar de lado um clubismo cego que emerge na maioria dos comentários, e os insultos que vemos diariamente nos comentários publicados, etc., etc., o problema primordial do FCP foi a gestão do plantel no início da época.

Sejamos objetivos: quantas vezes o FCP já se confrontou com o fim de ciclos desportivos? Imensas vezes! É esse o dia-a-dia das grandes equipas. Após mais uma época de sucesso, o timing de saída do AVB foi péssimo e não deu margem de manobra para colmatar a sua partida. A nomeação do VP terá sido a decisão mais lógica, na tentativa de dar continuidade ao ciclo desportivo da época transata, mas não podemos ignorar um pequeno grande pormenor: essa continuidade só seria possível com AVB. Com a sua saída, o ciclo da equipa terminou. Mais, com a sua saída, o ciclo de muitos jogadores também terminou e abriu as portas de saída do clube a muitos outros jogadores que acabaram por sair, apenas, em janeiro, e que o FCP tentou segurar desde o início da época. Uns, porque queriam jogar com regularidade, outros, porque queriam melhores contratos. Em suma, o dia-a-dia do mundo do futebol.

Muitos procuravam novas experiências e isso dificultou o trabalho ao “novo” treinador, que não foi capaz de ultrapassar a imagem e a posição conquistada pelo AVB junto do plantel. Isto porque não basta ser bom técnica e taticamente, como certamente o VP o será, o fator humano, a gestão dos recursos humanos, é muitas das vezes ainda mais importante do que técnicas e táticas.

Deste modo, poderemos apontar imensas críticas ao VP, mas provavelmente ele será o menor dos culpados. Prova disso é a contratação do Lucho no mercado de inverno, para equilíbrio do meio-campo e, finalmente, a contratação de um avançado de raiz.

Criticam o VP por jogar com Hulk na frente, quando poderia por vezes povoar mais o centro do terreno, mas o FCP venceu jogos com esse sistema tático. O excelente nível de jogo dos extremos demonstrado na época passada, e característica habitual das equipas do FCP, desapareceu. A falta do avançado (até à chegada do Janko) é sem dúvida a grande razão desta situação, isto porque o trabalho dos extremos “desaparece” se não existir um avançado de raiz, uma referência no ataque, assim como acaba por cair por terra a estratégia de posse de bola, dada a falta de velocidade e “fio de jogo” nos últimos 30 metros.

Por tudo isto o FCP está em igualdade pontual com o SLB. Não quero de forma alguma retirar mérito nem escamotear a qualidade dos jogadores do SLB, mas o grande erro do JJ foi tentar lançar a ideia (tal como tentou fazer na época passada) de que a sua equipa era fantástica e quase imbatível, porque isso não corresponde nem nunca correspondeu à realidade. E assim, o “tombo” é sempre bem maior.

Não é de um ano para o outro que uma equipa passa de besta a bestial, nem o sucesso deve ser momentâneo, mas sim duradouro. Posto isto, o SLB continua a ser um forte candidato ao título nesta época. Ambos os clubes têm deslocações complicadas ainda pela frente, mas já ficou provado que podem perder pontos onde menos se espera. Deste modo, não é relevante teorizar a maior ou menor dificuldade de um jogo em particular.

Para além disto, não podemos também ignorar o SCB, que estando muito próximo no topo pode (e certamente terá) influencia na decisão desta Liga.

O clássico da Luz será sem dúvida um jogo de emoções fortes, que em nada decide o título, mas que irá motivar a equipa que conseguir alcançar o melhor resultado. Resta saber se o SLB conseguirá colocar em prática a teoria de jogo do JJ e, por outro lado, se FCP conseguirá ir a Lisboa impor o seu jogo (já com um avançado de raiz) e contrariar o favoritismo da equipa da casa.

Espero um bom jogo, sem problemas com os adeptos e sobretudo gostaria que os insultos motivados pela cegueira clubística tendessem a desaparecer. Desejo boa sorte à equipa do SLB para o jogo com o Zenit e igualmente ao Sporting na próxima eliminatória da LE.

I Liga:

Comentários [1]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Na conjuntura actual e desde que o Papa Mafiosi o Flatulento em

total definhamento, chegou à presidência dos BIMBOS, nunca se chegou ao fim de um ciclo nos da Palermo two vulgo BIMBOLÂNDIA. Esse fim de ciclo aparecerá com a morte do dito, depois é esperar para ver sentado ao que se passará!!!