Arbitragens e exibições | Relvado

Arbitragens e exibições

Uma coisa é uma equipa liderar com cinco pontos de avanço, outra é fazê-lo com uma margem mais reduz
 
Feirense-Benfica: disputa de bola
Lusa

A última jornada da Liga Portuguesa pode ter-se revelado determinante no que à discussão do título nacional diz respeito. Numa luta agora a dois, a derrota do FC Porto e o triunfo do Benfica ampliaram para cinco pontos de diferença entre ambos na prova.

No centro da discussão está, como não podia deixar de ser, a arbitragem. Mas há algo que sempre me fez confusão nestas discussões, que é misturar exibições com arbitragens. Será que o facto de uma equipa jogar mal desculpabiliza, minimiza ou torna menos determinante os erros dos árbitros?

É verdade que quando se joga bem fica-se mais próximo da vitória. Mas não é menos verdade que há equipas que jogam mal e ganham jogos e outras que mesmo jogando muito bem não o conseguem fazer. Se uma equipa rubricar uma excelente exibição, coroada com dois golos, ambos anulados, e o jogo terminar 0-0 há bonificação-extra?

Vem isto a propósito do Gil Vicente-FC Porto e Feirense-Benfica. Diga-se, em abono da verdade, que portistas e benfiquistas estiveram longe de fazer as melhores exibições da época. Mas os erros clamorosos de arbitragem clivaram para cinco os pontos de diferença entre ambos. Pode dizer-se que o FC Porto não venceu por culpa própria mas, objetivamente, perdeu pontos por responsabilidade do trio do apito.

Outros jogos houve em que o FC Porto não jogou bem... mas venceu. Outros houve, até, em que foi beneficiado. Mas um erro compensa outro? Não quero, com isto, minimizar a consistente época que o líder Benfica está a fazer, mas será que entre o deve e o haver a verdade da pontuação seria esta?

Uma coisa é uma equipa consistente liderar com cinco pontos de avanço, outra é a mesma equipa fazê-lo com uma margem mais reduzida, ou em segundo ou terceiro lugares. Os contextos e pressão para encarar os jogos tornam-se completamente diferentes...

I Liga:

Comentários [42]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

tenho uma duvida

qual era o resulatado do jogo quando o arbitro assinalou o tal off side? Nao estava 0-0? E passado pouco tempo( 1 minuto) o Feirense nao marcou? Mesmo assim o Benfica virou o resultado.
Arranja la outro assunto que este aqui nao tem pernas para andar, ou pelo menos se achas que o Porto foi prejudicado, nao venhas com essa de dizer que o Benfica foi levado as costas

nao tenhas duvidas

Não entendeste o que quis dizer, ou então queres fazê-lo. O facto de estar 0-0 ou 3-0 é indiferente. O jogo passou a ser outro, da mesma forma que se o golo fosse validade também passaria a ser outro e não sabemos igualmente se o Benfica daria a volta ou não. No jogo do Porto, também os acontecimentos seriam outros se os erros não fossem cometidos. E não sabemos se a classificação ditaria uma diferença de 5 pontos ou menos. São, agora, suposições. Mas uma coisa é certa, é diferente um clube liderar com uma vantagem pontual confortável do que fazê-lo em condições mais adversas. E isso nada tem a ver com exibições. Olha, se calhar o Sporting mesmo jogando mal poderia ter passado a elminatória na Taça da Liga. Independentemente de tudo o resto, o lance do único golo (penalti) foi fora da área e menos dúvidas parece ter havido ao não assinalar do outro lado do campo um lance sobre Matias. Não sabemos se daria ou não golo. Mas se desse, mesmo jogando mal, o Sporting seguiria em frente na competição...

ah...muito bem.....

excelente Interpretação .....se o arbitro tivesse validado o 1º golo do feirense, o feirense não podia fazer o 2º porque foi passado 1 minuto......muito bem.....assim sim....comentários desses não se podem perder...um bem hajas..lol

pois

mas o facto é que depois de o Feirense se encontrar na posiçao de vencedor nao marcou mesmo mais nenhum golo. E o Benfica quando se viu a perder virou o jogo.
Eu nao disse que o Feirense nao poderia fazer o 2º golo. Até podia fazer mais. Mas nao fez.
Vitoria limpa

limpinha.....

sem tirar nem por....como todas...sabes de algum jogo do benfica nestes ultimos 10 anos onde tenha sido beneficiado?

varios

infelizmente nao tenho tido oportunidade de ver os jogos da liga Portuguesa, mas nao penses que sou um fundamentalista.
Ate te digo mais. O lance mais escandaloso que eu vi, foi um penalty a favor do Benfica, numa jogada quase a meio do campo(exagero) e nessa altura passaram todo o tipo de repetições para ver se o lance tinha ocorrido dentro da area. Nem perto chegou. O Benfica nesse ano nao foi campeao. Não te vou dizer quem foi o arbitro, nem com que equipa foi.

esclarecido....lol

...cump.

Exactamente o mesmo das primeiras 4 jornadas do ano passado.

O FC Porto então ficou logo com 8 pontos de vantagem...e nada a fazer!

PAH!

Há coisas e adeptos que não MUDAM, nem com os banhos de HUMILDADE levados no passado recente, e há outras outros que tentam repetir a mesma ideia para ver se "pêga":

...bola rematada por petit que entra 1 metro na baliza que o arbitro diz que não foi...

Desonestidade intelectual pela raça HUMANA. Primeiro, mesmo que tivesse entrado 1 metro, era impossível aos "árbitros" verem aquilo, foi um remate desde o meio campo, e o fiscal de linha tem de estar alinhado com o ÚLTIMO defesa.
Segundo, se consegues ver que entrou 1 metro, porque razão até agora, e PASSADOS quase 8 ANOS, não vi um único vídeo que me mostrasse realmente que a bola entrou?? Porque razão não recorrem a imagens virtuais para mostrar esse SUPOSTO golo como fizeram com o golo de canto direto que o CLAYTON marcou na LUZ em 2000 ??! Pois.... NÃO CONVÉM!

concordo

Subscrevo, integralmente. É preciso saber ver as coisas, colocar a paixão clubistica de lado. Esse lance do Petit, objectivamente, é impossível ser aferido com certezas absolutas (para ser validado) à distância que o árbitro e fiscais estão. E eles até estão bem posicionados, porque acompanham o último defesa, a muitos metros de distância da área. Da mesma forma que outro lance ficou imortalizado: um alegado golo anulado ao U. Leiria, com o guarda-redes Ricardo a tirar a bola junto às malhas de dentro da baliza. O que o pessoal já não diz é que o lance é precedido de claro fora de jogo. Sou o primeiro a reconhecer que o Sporting, aqui e ali, por vezes (não tantas como Benfica e FC Porto), é beneficiado. O que já não aceito é dizerem que os erros não cometidos pelo trio do apito não têm valor face às más exibições da equipa. Porque uma coisa não tem nada a ver com outra.
E, sobretudo os benfiquistas, têm dificuldades em admitir que possam ser beneficiados, argumentando, no caso do FC Porto as escutas, e no Sporting as más exibições da equipa...

durante o estado novo ganhou um

durante a democracia ganhou outro ---------------- e o sporting vái ganhar quando acabar o futebol , porque fica tudoem pé de igualdade SERÁ VERDADEIRO E NÃO HÁ ÁRBITROS E VIAGENS PÓ PNEUS APARTAMENTOS E CHOCOLATES ----- HÁ UMA MÃO CHEIA DE NADA

sporting claramente o mais prejudicado, mas...

Enquanto benfiquistas e portistas discutem quem foi mais beneficiado, penso que, entre os três grandes, o Sporting tem sido claramente o mais prejudicado. Mas, a questão de fundo, para mim, é que à margem de exibições a verdade é que tendo em conta os graves erros dos árbitros, jornada após jornada, a classificação está desvirtuada. E uma coisa é liderar com cinco pontos de vantagem e outra é, jogar da mesma forma consistente, mas ter uma margem menor, ou estar em segundo ou terceiro lugares

Arbitragem a fazer das suas..

Todos os clubes por vezes são beneficiados e prejudicados.

O problema é quando os erros são sempre a favor e raramente contra. E este ano, o SLB tem tido esse "azar". Então, os jogos contra o Feirense são paradigmáticos, o SLb foi favorecido nos 2!!!

Outro aspecto, este ainda mais grave, é quando num jogo os erros acumulam-se todos, com um árbitro que tem um historial que devia envergonhar o futebol português e a própria arbitragem. Contudo, Paixão continua a apitar, ano após ano, e sempre a fazer asneiras.. Obviamente que ainda é um árbitro da 1ª liga porque interessa a alguém..

No ano passado, Benquerença, depois de Guimarães, logo no início do campeonato, nunca mais apitou o SLb nessa época.. Coincidências, decerto.. Mas é um fato curioso.

Esperemos que o campeonato entre nos eixos, porque esta jornada foi simplesmente vergonhosa e determinou a maior diferença entre o 1º e o 2º classificado.

E o mais ridículo, é que o FCP ao que joga neste momento, nem é ameaça para ninguém..

PAH!

Todos os clubes são beneficiados e prejudicados.

A DIFERENÇA é que uns são mais BENEFECIADOS que outros, e aí NINGUÉM tem dúvidas que o FIFICA é o CLUBE que de LONGE é o mais BENEFICIADO. Se o FCPORTO é beneficiado em 1 ou 2 lances, cai o CARMO e a TRINDADE, se o FIFICA é beneficiado em 3 penaltys COMPLETAMENTE inventados e lhe perdoam RECORRENTEMENTE cartões VERMELHOS por agressão, tudo isto é........ NORMAL.

Assim vai a MENTALIDADE em Portugal.

cambada de corruptos!

"Pinto da Costa (PC) – Estou.

Pinto de Sousa (PS) – Estou, Zé!

PC – Já rectificaste a nota do homem?

PS – Eh, eh, eh!!!!! É pá, deixa lá o rapazinho em paz, coitadinho!

PC – Ah???

PS – 8... 8,4

PC – É uma boa nota!

PS – É uma boa nota!

PC – Pois foi, mas o observador tem de ser reclassificado!

PS – Olha, estou-te a telefonar pelo seguinte. Estou a pensar nomear o Jacinto Paixão para o Porto-Felgueiras. Não há inconveniente nenhum?

PC – Ah!

PS – Jacinto Paixão... Porto-Felgueiras! Não é nada de especial.

PC – Se entretanto ele não for nomeado para outro jogo [...] nomeado para a casa Pia!

PS – Eh, eh, eh!

PC – Mas não é de muito longe? [...]

PS – Não, coitado, precisa de fazer um joguito e como ainda fez poucos.

PC – Por mim, pode.

Poucas horas depois, Pinto de Sousa volta a telefonar a Pinto da Costa. Afinal, Jacinto Paixão não pode ser nomeado porque vai apitar um jogo do Estoril.

Pinto de Sousa (PS) – Olha, afinal, o Jacinto Paixão vai fazer agora o Estoril, no próximo dia 4 de Janeiro, eu não tinha reparado [...] De maneira que olha, como não é um jogo importante ia o Paulo Pereira, de Viana do Castelo.

Pinto da Costa (PC) – É fraquinho!

PS – É. Mas o jogo também não tem interesse nenhum...

PC – Sim, mas porque é que não pões um gajo do Porto?

PS – Pá, porque o Jorge Sousa vai fazer o Estoril- -Setúbal [...] O Paulo Costa e o Paulo Paraty não os nomeei já porque fizeram um jogo a semana passada. E o Martins dos Santos não se justificava para este jogo [...] e em segundo lugar vai fazer um jogo importante.

PC – Qual é o jogo?

PS – Talvez o Nacional, com o Leiria [...]

PC – Mas o Martins, para lá para baixo é bom. Que assim põe aquilo tudo em sentido.

PS – É, mas esse vai para Leiria.

PC – É, está bem."

Tu és tão burro, tão burro

Tu és tão burro, tão burro mas tão burro que não sabes que o Pinto de Sousa contactava os Presidentes dos clubes para saber se estavam de acordo com a nomeação! O presidente do teu clube também foi "apanhado"...nãos me vais obrigar a postar todos os links que ontem postei? Se quiseres saber vê os links nesta noticia:

http://relvado.aeiou.pt/mercado/transferencias/fc-porto-uefa-suspeita-tr...

Todos os clubes são beneficiados

e prejudicados, não me venham com tretas, eu só dou valor aquelas pessoas que se queixam, que quando forem beneficiados num jogo tenham tomates e digam ganhamos por causa dos erros de arbitragem! Até hoje nunca vi ninguém a ter tal atitude, dirigentes, jogadores, treinadores e adeptos!

ainda ontem

o Guardiola (lá está- caso unico) disse :
Pep Guardiola assumiu o erro do árbitro no lance de Pinto, que cortou com a mão, fora da área, uma jogada de Soldado, ainda na primeira parte, mas cuja infração não foi sancionada por José Luis González. “Disseram-me que a mão foi fora da área. Se ficasse reduzido a 10 claro que condicionaria o jogo”

Por isso que

o guardiola para mim é um senhor...

nisso concordo ctg. se fosse

nisso concordo ctg. se fosse eu gostava era de ganhar um jogo e criticar o arbitro e não quando perdesse. acho muito baixo nível sempre que se perde chorar por causa dos árbitros... e acho que VP é um desses treinadores...

Não é desculpa, mas..

ganhar assim, dá gozo?

Adorei quando, o jogador do FC Porto centra a bola para Defour, a bola vai para uma zona, onde apenas 2 jogadores lutavam por ela, os olhos estavam todos apontados para lá, vê-se o movimento do jogador Gilista e o Paixão diz ao Defour para abandonar o terreno de jogo porque está a sangrar.. LoL

Sendo sincero

quando o porto ganha com erros da arbitragem, dá-te gozo as vitórias?dos anos 80 aos anos 90, posso te dar nomes, carlos calheiros, martins dos santos, antónio rola, aquele jogo para a taça de portugal louletano- porto! não eras nascido?

Nascido nos anos 80, só

Nascido nos anos 80, só comecei a ver futebol lá para 93/94. Que erros de arbitragem? Houve algo escandaloso das últimas épocas? Um penalty mal ajuizado ou uma expulsão perdoada, mas 2 penalties inexistentes e outro que para mim, não é. A convocação de um árbitro anti-Portista que foi célebre em Campo Maior ou Aveiro..

A sério, ainda não tinha visto nada assim.. Tu já?

pergunta aos portistas sérios. coerentes não fanáticos

como era nessa década, o porto chegou onde chegou com muito trabalho, organização, mas não sejamos meninos, também com muita influência a nivel de arbitragem, na década de 80 aquela luta para controlar a arbitragem era uma luta titânica.

só por curiosidade, a luta

só por curiosidade, a luta pelo poder na arbitragem na altura foi com quem? afinal alguém tinha o poder... tal como agora.

claro que a luta era pelo

porto e benfica. Apesar dessa luta e rivalidade, era muito mais saudavel ir ver um porto benfica e um benfica porto em familia.

então tá explicado

só tido uma coisa comparado com o que se passou nos anos 80 e 90 não é nada! por exemplo lembro-me de uma supertaça em que o amaral marca um golo limpo nas antas, e o árbitro invalida por fora de jogo, apesar do amaral rematar fora da área, lembro-me do bai defender bolas com a mão fora da área e não ser expulso, lembro-me das célebre corridas do josé pratas com o joão pinto, o fernando couta e o jorge costa.

:)

Em 2011, há um árbitro que assume aqui no relvado.com que é Benfiquista, que marca 2 penalties em que ambos vão ao estômago e cabeça dos jogadores Vitorianos..

durante os anos 80

num braga-porto, com o resultado 0-0, um jogador do braga corta a bola com o joelho fora da grande área e o árbitro assinala penalty.

durante os anos 80

num porto-braga, com o resultado 0-0, um jogador do braga corta a bola com o joelho, fora da grande área e o árbitro assinala penalty.