Arbitragens e exibiçõesUma coisa é uma equipa liderar com cinco pontos de avanço, outra é fazê-lo com uma margem mais reduz |
|
01 de Fevereiro de 2012, às 17:30 |
A última jornada da Liga Portuguesa pode ter-se revelado determinante no que à discussão do título nacional diz respeito. Numa luta agora a dois, a derrota do FC Porto e o triunfo do Benfica ampliaram para cinco pontos de diferença entre ambos na prova.
No centro da discussão está, como não podia deixar de ser, a arbitragem. Mas há algo que sempre me fez confusão nestas discussões, que é misturar exibições com arbitragens. Será que o facto de uma equipa jogar mal desculpabiliza, minimiza ou torna menos determinante os erros dos árbitros?
É verdade que quando se joga bem fica-se mais próximo da vitória. Mas não é menos verdade que há equipas que jogam mal e ganham jogos e outras que mesmo jogando muito bem não o conseguem fazer. Se uma equipa rubricar uma excelente exibição, coroada com dois golos, ambos anulados, e o jogo terminar 0-0 há bonificação-extra?
Vem isto a propósito do Gil Vicente-FC Porto e Feirense-Benfica. Diga-se, em abono da verdade, que portistas e benfiquistas estiveram longe de fazer as melhores exibições da época. Mas os erros clamorosos de arbitragem clivaram para cinco os pontos de diferença entre ambos. Pode dizer-se que o FC Porto não venceu por culpa própria mas, objetivamente, perdeu pontos por responsabilidade do trio do apito.
Outros jogos houve em que o FC Porto não jogou bem... mas venceu. Outros houve, até, em que foi beneficiado. Mas um erro compensa outro? Não quero, com isto, minimizar a consistente época que o líder Benfica está a fazer, mas será que entre o deve e o haver a verdade da pontuação seria esta?
Uma coisa é uma equipa consistente liderar com cinco pontos de avanço, outra é a mesma equipa fazê-lo com uma margem mais reduzida, ou em segundo ou terceiro lugares. Os contextos e pressão para encarar os jogos tornam-se completamente diferentes...
-
Destaques individuais que podem ajudar a decidir a Primeira Liga
Antes da paragem para a disputa do Campeonato do Mundo de...
-
As contas e os números da Primeira Liga
A três jornadas do fim da 88.ª edição da Primeira Liga, os...
-
Tudo em aberto nos campeonatos europeus
Será que é este ano que o Sporting quebra o enguiço? Depois...
-
Porto vai ganhar o Campeonato Português 2020?
A Primeira Liga de Portugal acontece todos os anos e reúne...
-
Liga: Árbitros do arranque da 16.ª jornada
O Conselho de Arbitragem divulgou as nomeações para os...
-
Pedro Proença senta Sporting e V. Setúbal à mesa da Liga
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol, Pedro Proença,...
-
Benfica vence em Guimarães e segue tranquilo com 12 vitórias consecutivas
O campeonato Português já recomeçou e o Benfica segue na...
-
Toupeiras dos 3 grandes geram desconfiança na PJ e MP
A justiça está a braços com algumas das maiores...
tenho uma duvida
Enviado por LHLINO a 03 de Fevereiro de 2012, às 21:04.qual era o resulatado do jogo quando o arbitro assinalou o tal off side? Nao estava 0-0? E passado pouco tempo( 1 minuto) o Feirense nao marcou? Mesmo assim o Benfica virou o resultado.
Arranja la outro assunto que este aqui nao tem pernas para andar, ou pelo menos se achas que o Porto foi prejudicado, nao venhas com essa de dizer que o Benfica foi levado as costas
nao tenhas duvidas
Enviado por andre dias a 07 de Fevereiro de 2012, às 19:40.Não entendeste o que quis dizer, ou então queres fazê-lo. O facto de estar 0-0 ou 3-0 é indiferente. O jogo passou a ser outro, da mesma forma que se o golo fosse validade também passaria a ser outro e não sabemos igualmente se o Benfica daria a volta ou não. No jogo do Porto, também os acontecimentos seriam outros se os erros não fossem cometidos. E não sabemos se a classificação ditaria uma diferença de 5 pontos ou menos. São, agora, suposições. Mas uma coisa é certa, é diferente um clube liderar com uma vantagem pontual confortável do que fazê-lo em condições mais adversas. E isso nada tem a ver com exibições. Olha, se calhar o Sporting mesmo jogando mal poderia ter passado a elminatória na Taça da Liga. Independentemente de tudo o resto, o lance do único golo (penalti) foi fora da área e menos dúvidas parece ter havido ao não assinalar do outro lado do campo um lance sobre Matias. Não sabemos se daria ou não golo. Mas se desse, mesmo jogando mal, o Sporting seguiria em frente na competição...
ah...muito bem.....
Enviado por fafe a 03 de Fevereiro de 2012, às 21:31.excelente Interpretação .....se o arbitro tivesse validado o 1º golo do feirense, o feirense não podia fazer o 2º porque foi passado 1 minuto......muito bem.....assim sim....comentários desses não se podem perder...um bem hajas..lol
pois
Enviado por LHLINO a 03 de Fevereiro de 2012, às 21:51.mas o facto é que depois de o Feirense se encontrar na posiçao de vencedor nao marcou mesmo mais nenhum golo. E o Benfica quando se viu a perder virou o jogo.
Eu nao disse que o Feirense nao poderia fazer o 2º golo. Até podia fazer mais. Mas nao fez.
Vitoria limpa
limpinha.....
Enviado por fafe a 03 de Fevereiro de 2012, às 21:54.sem tirar nem por....como todas...sabes de algum jogo do benfica nestes ultimos 10 anos onde tenha sido beneficiado?
varios
Enviado por LHLINO a 03 de Fevereiro de 2012, às 22:07.infelizmente nao tenho tido oportunidade de ver os jogos da liga Portuguesa, mas nao penses que sou um fundamentalista.
Ate te digo mais. O lance mais escandaloso que eu vi, foi um penalty a favor do Benfica, numa jogada quase a meio do campo(exagero) e nessa altura passaram todo o tipo de repetições para ver se o lance tinha ocorrido dentro da area. Nem perto chegou. O Benfica nesse ano nao foi campeao. Não te vou dizer quem foi o arbitro, nem com que equipa foi.
esclarecido....lol
Enviado por fafe a 03 de Fevereiro de 2012, às 22:10....cump.
Exactamente o mesmo das primeiras 4 jornadas do ano passado.
Enviado por Marogui a 02 de Fevereiro de 2012, às 15:57.O FC Porto então ficou logo com 8 pontos de vantagem...e nada a fazer!
PAH!
Enviado por OHomemDoFermento a 02 de Fevereiro de 2012, às 14:59.Há coisas e adeptos que não MUDAM, nem com os banhos de HUMILDADE levados no passado recente, e há outras outros que tentam repetir a mesma ideia para ver se "pêga":
...bola rematada por petit que entra 1 metro na baliza que o arbitro diz que não foi...
Desonestidade intelectual pela raça HUMANA. Primeiro, mesmo que tivesse entrado 1 metro, era impossível aos "árbitros" verem aquilo, foi um remate desde o meio campo, e o fiscal de linha tem de estar alinhado com o ÚLTIMO defesa.
Segundo, se consegues ver que entrou 1 metro, porque razão até agora, e PASSADOS quase 8 ANOS, não vi um único vídeo que me mostrasse realmente que a bola entrou?? Porque razão não recorrem a imagens virtuais para mostrar esse SUPOSTO golo como fizeram com o golo de canto direto que o CLAYTON marcou na LUZ em 2000 ??! Pois.... NÃO CONVÉM!
concordo
Enviado por andre dias a 02 de Fevereiro de 2012, às 15:29.Subscrevo, integralmente. É preciso saber ver as coisas, colocar a paixão clubistica de lado. Esse lance do Petit, objectivamente, é impossível ser aferido com certezas absolutas (para ser validado) à distância que o árbitro e fiscais estão. E eles até estão bem posicionados, porque acompanham o último defesa, a muitos metros de distância da área. Da mesma forma que outro lance ficou imortalizado: um alegado golo anulado ao U. Leiria, com o guarda-redes Ricardo a tirar a bola junto às malhas de dentro da baliza. O que o pessoal já não diz é que o lance é precedido de claro fora de jogo. Sou o primeiro a reconhecer que o Sporting, aqui e ali, por vezes (não tantas como Benfica e FC Porto), é beneficiado. O que já não aceito é dizerem que os erros não cometidos pelo trio do apito não têm valor face às más exibições da equipa. Porque uma coisa não tem nada a ver com outra.
E, sobretudo os benfiquistas, têm dificuldades em admitir que possam ser beneficiados, argumentando, no caso do FC Porto as escutas, e no Sporting as más exibições da equipa...
durante o estado novo ganhou um
Enviado por leaovivo a 02 de Fevereiro de 2012, às 14:47.durante a democracia ganhou outro ---------------- e o sporting vái ganhar quando acabar o futebol , porque fica tudoem pé de igualdade SERÁ VERDADEIRO E NÃO HÁ ÁRBITROS E VIAGENS PÓ PNEUS APARTAMENTOS E CHOCOLATES ----- HÁ UMA MÃO CHEIA DE NADA
sporting claramente o mais prejudicado, mas...
Enviado por andre dias a 02 de Fevereiro de 2012, às 12:29.Enquanto benfiquistas e portistas discutem quem foi mais beneficiado, penso que, entre os três grandes, o Sporting tem sido claramente o mais prejudicado. Mas, a questão de fundo, para mim, é que à margem de exibições a verdade é que tendo em conta os graves erros dos árbitros, jornada após jornada, a classificação está desvirtuada. E uma coisa é liderar com cinco pontos de vantagem e outra é, jogar da mesma forma consistente, mas ter uma margem menor, ou estar em segundo ou terceiro lugares
Arbitragem a fazer das suas..
Enviado por mercurio44 a 01 de Fevereiro de 2012, às 22:39.Todos os clubes por vezes são beneficiados e prejudicados.
O problema é quando os erros são sempre a favor e raramente contra. E este ano, o SLB tem tido esse "azar". Então, os jogos contra o Feirense são paradigmáticos, o SLb foi favorecido nos 2!!!
Outro aspecto, este ainda mais grave, é quando num jogo os erros acumulam-se todos, com um árbitro que tem um historial que devia envergonhar o futebol português e a própria arbitragem. Contudo, Paixão continua a apitar, ano após ano, e sempre a fazer asneiras.. Obviamente que ainda é um árbitro da 1ª liga porque interessa a alguém..
No ano passado, Benquerença, depois de Guimarães, logo no início do campeonato, nunca mais apitou o SLb nessa época.. Coincidências, decerto.. Mas é um fato curioso.
Esperemos que o campeonato entre nos eixos, porque esta jornada foi simplesmente vergonhosa e determinou a maior diferença entre o 1º e o 2º classificado.
E o mais ridículo, é que o FCP ao que joga neste momento, nem é ameaça para ninguém..
PAH!
Enviado por OHomemDoFermento a 01 de Fevereiro de 2012, às 21:40.Todos os clubes são beneficiados e prejudicados.
A DIFERENÇA é que uns são mais BENEFECIADOS que outros, e aí NINGUÉM tem dúvidas que o FIFICA é o CLUBE que de LONGE é o mais BENEFICIADO. Se o FCPORTO é beneficiado em 1 ou 2 lances, cai o CARMO e a TRINDADE, se o FIFICA é beneficiado em 3 penaltys COMPLETAMENTE inventados e lhe perdoam RECORRENTEMENTE cartões VERMELHOS por agressão, tudo isto é........ NORMAL.
Assim vai a MENTALIDADE em Portugal.
cambada de corruptos!
Enviado por txcdom a 01 de Fevereiro de 2012, às 19:06."Pinto da Costa (PC) – Estou.
Pinto de Sousa (PS) – Estou, Zé!
PC – Já rectificaste a nota do homem?
PS – Eh, eh, eh!!!!! É pá, deixa lá o rapazinho em paz, coitadinho!
PC – Ah???
PS – 8... 8,4
PC – É uma boa nota!
PS – É uma boa nota!
PC – Pois foi, mas o observador tem de ser reclassificado!
PS – Olha, estou-te a telefonar pelo seguinte. Estou a pensar nomear o Jacinto Paixão para o Porto-Felgueiras. Não há inconveniente nenhum?
PC – Ah!
PS – Jacinto Paixão... Porto-Felgueiras! Não é nada de especial.
PC – Se entretanto ele não for nomeado para outro jogo [...] nomeado para a casa Pia!
PS – Eh, eh, eh!
PC – Mas não é de muito longe? [...]
PS – Não, coitado, precisa de fazer um joguito e como ainda fez poucos.
PC – Por mim, pode.
Poucas horas depois, Pinto de Sousa volta a telefonar a Pinto da Costa. Afinal, Jacinto Paixão não pode ser nomeado porque vai apitar um jogo do Estoril.
Pinto de Sousa (PS) – Olha, afinal, o Jacinto Paixão vai fazer agora o Estoril, no próximo dia 4 de Janeiro, eu não tinha reparado [...] De maneira que olha, como não é um jogo importante ia o Paulo Pereira, de Viana do Castelo.
Pinto da Costa (PC) – É fraquinho!
PS – É. Mas o jogo também não tem interesse nenhum...
PC – Sim, mas porque é que não pões um gajo do Porto?
PS – Pá, porque o Jorge Sousa vai fazer o Estoril- -Setúbal [...] O Paulo Costa e o Paulo Paraty não os nomeei já porque fizeram um jogo a semana passada. E o Martins dos Santos não se justificava para este jogo [...] e em segundo lugar vai fazer um jogo importante.
PC – Qual é o jogo?
PS – Talvez o Nacional, com o Leiria [...]
PC – Mas o Martins, para lá para baixo é bom. Que assim põe aquilo tudo em sentido.
PS – É, mas esse vai para Leiria.
PC – É, está bem."
Tu és tão burro, tão burro
Enviado por lápis vermelho a 02 de Fevereiro de 2012, às 20:17.Tu és tão burro, tão burro mas tão burro que não sabes que o Pinto de Sousa contactava os Presidentes dos clubes para saber se estavam de acordo com a nomeação! O presidente do teu clube também foi "apanhado"...nãos me vais obrigar a postar todos os links que ontem postei? Se quiseres saber vê os links nesta noticia:
http://relvado.aeiou.pt/mercado/transferencias/fc-porto-uefa-suspeita-tr...
Todos os clubes são beneficiados
Enviado por flcgjt a 01 de Fevereiro de 2012, às 18:40.e prejudicados, não me venham com tretas, eu só dou valor aquelas pessoas que se queixam, que quando forem beneficiados num jogo tenham tomates e digam ganhamos por causa dos erros de arbitragem! Até hoje nunca vi ninguém a ter tal atitude, dirigentes, jogadores, treinadores e adeptos!
ainda ontem
Enviado por kiko5575 a 02 de Fevereiro de 2012, às 12:24.o Guardiola (lá está- caso unico) disse :
Pep Guardiola assumiu o erro do árbitro no lance de Pinto, que cortou com a mão, fora da área, uma jogada de Soldado, ainda na primeira parte, mas cuja infração não foi sancionada por José Luis González. “Disseram-me que a mão foi fora da área. Se ficasse reduzido a 10 claro que condicionaria o jogo”
Por isso que
Enviado por flcgjt a 02 de Fevereiro de 2012, às 14:37.o guardiola para mim é um senhor...
nisso concordo ctg. se fosse
Enviado por JReis a 01 de Fevereiro de 2012, às 21:47.nisso concordo ctg. se fosse eu gostava era de ganhar um jogo e criticar o arbitro e não quando perdesse. acho muito baixo nível sempre que se perde chorar por causa dos árbitros... e acho que VP é um desses treinadores...
Não é desculpa, mas..
Enviado por Oh_Dae_Su a 01 de Fevereiro de 2012, às 18:32.ganhar assim, dá gozo?
Adorei quando, o jogador do FC Porto centra a bola para Defour, a bola vai para uma zona, onde apenas 2 jogadores lutavam por ela, os olhos estavam todos apontados para lá, vê-se o movimento do jogador Gilista e o Paixão diz ao Defour para abandonar o terreno de jogo porque está a sangrar.. LoL
Sendo sincero
Enviado por flcgjt a 01 de Fevereiro de 2012, às 18:37.quando o porto ganha com erros da arbitragem, dá-te gozo as vitórias?dos anos 80 aos anos 90, posso te dar nomes, carlos calheiros, martins dos santos, antónio rola, aquele jogo para a taça de portugal louletano- porto! não eras nascido?
Nascido nos anos 80, só
Enviado por Oh_Dae_Su a 01 de Fevereiro de 2012, às 18:50.Nascido nos anos 80, só comecei a ver futebol lá para 93/94. Que erros de arbitragem? Houve algo escandaloso das últimas épocas? Um penalty mal ajuizado ou uma expulsão perdoada, mas 2 penalties inexistentes e outro que para mim, não é. A convocação de um árbitro anti-Portista que foi célebre em Campo Maior ou Aveiro..
A sério, ainda não tinha visto nada assim.. Tu já?
pergunta aos portistas sérios. coerentes não fanáticos
Enviado por flcgjt a 01 de Fevereiro de 2012, às 19:08.como era nessa década, o porto chegou onde chegou com muito trabalho, organização, mas não sejamos meninos, também com muita influência a nivel de arbitragem, na década de 80 aquela luta para controlar a arbitragem era uma luta titânica.
só por curiosidade, a luta
Enviado por JReis a 01 de Fevereiro de 2012, às 21:45.só por curiosidade, a luta pelo poder na arbitragem na altura foi com quem? afinal alguém tinha o poder... tal como agora.
claro que a luta era pelo
Enviado por flcgjt a 02 de Fevereiro de 2012, às 14:38.porto e benfica. Apesar dessa luta e rivalidade, era muito mais saudavel ir ver um porto benfica e um benfica porto em familia.
então tá explicado
Enviado por flcgjt a 01 de Fevereiro de 2012, às 19:05.só tido uma coisa comparado com o que se passou nos anos 80 e 90 não é nada! por exemplo lembro-me de uma supertaça em que o amaral marca um golo limpo nas antas, e o árbitro invalida por fora de jogo, apesar do amaral rematar fora da área, lembro-me do bai defender bolas com a mão fora da área e não ser expulso, lembro-me das célebre corridas do josé pratas com o joão pinto, o fernando couta e o jorge costa.
:)
Enviado por Oh_Dae_Su a 01 de Fevereiro de 2012, às 19:21.Em 2011, há um árbitro que assume aqui no relvado.com que é Benfiquista, que marca 2 penalties em que ambos vão ao estômago e cabeça dos jogadores Vitorianos..
durante os anos 80
Enviado por flcgjt a 01 de Fevereiro de 2012, às 22:02.num braga-porto, com o resultado 0-0, um jogador do braga corta a bola com o joelho fora da grande área e o árbitro assinala penalty.
durante os anos 80
Enviado por flcgjt a 01 de Fevereiro de 2012, às 22:01.num porto-braga, com o resultado 0-0, um jogador do braga corta a bola com o joelho, fora da grande área e o árbitro assinala penalty.