Arbitragem: Vítor Pereira reconhece prejuízo do Benfica em Guimarães |
|
22 de Setembro de 2010, às 11:22 |
A Comissão de Arbitragem (CA) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) está satisfeita com o nível médio das arbitragens nas cinco primeiras jornadas, mas reconhece razão ao Benfica em três situações na polémica derrota 2-1 em Guimarães.
“Os padrões e índices de qualidade da arbitragem destas cinco jornadas vão de encontro a padrões semelhantes a anos anteriores, à mesma jornada. Duas ou três décimas acima do ano passado. Queríamos nós, árbitros e clubes ainda melhor desempenho, mas não conseguimos ser perfeitos”, resumiu Vítor Pereira.
Num balanço pedagógico “sem analisar árbitros ou clubes”, o presidente da CA analisou um conjunto de lances de grande penalidade, foras de jogo e questões disciplinares, nos quais acabou por transparecer a razão de queixa do Benfica na quarta jornada, na visita ao Vitória de Guimarães, em dois lances de grande penalidade (sobre Carlos Martins e Aimar) e um fora de jogo a Saviola.
Após o jogo, a arbitragem de Olegário Benquerença foi duramente contestada pelos benfiquistas, que também questionaram a oportunidade da sua nomeação.
“Nomeámos um árbitro sem correr riscos. Dos melhores portugueses e um dos melhores europeus para uma das melhores equipas da Europa. Um árbitro da Liga dos Campeões para um clube que está na Liga dos Campeões. Nesse particular, a nomeação é enquadrável com a exigência do jogo. Se, depois, o desempenho já não corresponde às qualidades intrínsecas das pessoas – árbitros e jogadores - isso merecerá a máxima atenção da nossa parte”, vincou.
Com o intuito de manter a equidade no tratamento dos clubes, Vítor Pereira lembrou em que na época passada o Benfica foi dirigido 23 vezes por árbitros internacionais, enquanto o FC Porto foi 22 e o Sporting 21.
“As nomeações são feitas sempre com as melhores intenções. É como os treinadores que metem 11 jogadores que, no seu ponto de vista, podem resolver o jogo e ganhar. Muitas vezes a equipa ou um ou outro jogador não rende. Nas nomeações é igual”, exemplificou.
O facto de Olegário Benquerença ter sido homenageado pela AF Porto durante a semana do desafio também foi desvalorizada por Vítor Pereira, que esteve presente no evento e manifestou inclusivamente o desejo de ver mais situações destas “para motivar os jovens para um futuro na arbitragem”.
“Foi uma cerimónia pública. Antes do Mundial, a AF Leiria homenageou o trio de arbitragem, sendo que os dois assistentes são do Porto. Agora foi a do Porto a homenageá-los, bem como ao Olegário Benquerença e dois árbitros que abandonaram a carreira. Não foi antes porque estiveram de férias. Cabe aos dirigentes da arbitragem promovê-la. Todo o tipo de homenagens aos promotores da arbitragem para encorajar os jovens a aderir à atividade devem ser repetidas sem problemas ou fantasmas”, frisou.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Foto: Lusa
-
Destaques individuais que podem ajudar a decidir a Primeira Liga
Antes da paragem para a disputa do Campeonato do Mundo de...
-
As contas e os números da Primeira Liga
A três jornadas do fim da 88.ª edição da Primeira Liga, os...
-
Tudo em aberto nos campeonatos europeus
Será que é este ano que o Sporting quebra o enguiço? Depois...
-
Porto vai ganhar o Campeonato Português 2020?
A Primeira Liga de Portugal acontece todos os anos e reúne...
-
Liga: Árbitros do arranque da 16.ª jornada
O Conselho de Arbitragem divulgou as nomeações para os...
-
Pedro Proença senta Sporting e V. Setúbal à mesa da Liga
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol, Pedro Proença,...
-
Benfica vence em Guimarães e segue tranquilo com 12 vitórias consecutivas
O campeonato Português já recomeçou e o Benfica segue na...
-
Toupeiras dos 3 grandes geram desconfiança na PJ e MP
A justiça está a braços com algumas das maiores...
VITOR PEREIRA
Enviado por leaovivo a 22 de Setembro de 2010, às 13:56.e a expulsão dos jogadores do benfica e o pénalti contra o benfica neste jogo,,,, os paneleirotes dos bufas não falam , se calhar com as expulsões não perdias 2x1 mas sim 5 x 2 mesmo que marcassem o pénalte que foi porque só houve um contra o guima------- vitor pereira arranjastes lenha para te queimares ------ e o benfica tambem
estás fodido
Enviado por leaovivo a 22 de Setembro de 2010, às 13:51.vitor pereira , agora é que estás mesmo fodido ,,, tens que explicar os roubos dos pontos que a tua comandita tidos todos os anos ao sporting , olha apesar de não jogar nada .. com o benfica 2º golo do cardozo foi limpo não foi ó grande ladrão ó filho da puta da sad do benfica ,,, num lance cardozo impede nac. com braço em cima dele de chegar a bola e ainda puxa a bola para o peito com a mão agora os filhos da puta do benfica não falam ,,,, e os fora de jogo marcados ao sporting agora já são , contra o guimarães não eram com sporting é o que vê,, lances iguais agora é o pé na linha é peito é não sei o quê ,, SABEM O QUE É ,, É QUE O BENFICA TEM DE ESTAR LÁ EM CIMA MESMO QUE JOGO UMA MERDA , --------- SPORTING TEM JOGADO MAL PERDE PONTOS OK. TUDO BEM-------------- PORQUE SERÁ QUE AMERDA DIGO MERDA DO BENFICA JOGA MÁL PERDE PORQUE OS OUTROS FORAM MELHORES PORQUE APARECE ESTES PANELEIROS PORQUE NÃO PASSAM DE PANELEIROS ,,,,, A GRITAR QUE SÃO ROUBADOS -------- POIS É ESTÃO ABITUADOS A JOGAR UMA MERDA ,, E HAVER SEMPRE O SALVADOR COM PÉNALTES EXPULSÕES E TUNEIS ,,, ESTE JJ É UM ENCENDDIÁRIO PODE SER QUE SE QUIME E MUITO
Palavras nao valem
Enviado por DjAS a 22 de Setembro de 2010, às 13:22.Palavras nao valem campeonatos.
Pontos sim, e o que nos tem feito tem lesado gravemente, e o que Nao tem feito ao porto tem adulterado a veracidade desta liga.
Vemos um porto ja sem nada a esconder, sem vergonha nenhuma em roubar as claras..
Um porto á imagem da sua normalidade dos anos dourados da frutas ou recuando um pouco as viagens ao brasil.
só houve erros contra o benfica?
Enviado por silver surfer a 22 de Setembro de 2010, às 12:02.e quando são a favor?
também há conferência de imprensa?
Não convém.. mas o Vitor
Enviado por HLeite a 22 de Setembro de 2010, às 12:23.Não convém.. mas o Vitor Pereira está a pôr-se em posição de ter de vir mais vezes dar conferências a explicar lances mal decididos.
Ou ele queria realmente clarificar os lances, que todos já sabiamos qual teria sido o correcto julgamento, ou isto é apenas uma atitude subserviente..