Arbitragem: Os melhores e os piores, conforme os adeptos | Relvado

Arbitragem: Os melhores e os piores, conforme os adeptos

 

Estão de acordo com o facto de Pedro Proença ter sido o melhor árbitro da última época? Terá sido ele o que menos "roubou " qualquer um dos três maiores clubes portugueses? Sim. A pergunta é exactamente esta!Aqui em Portugal os árbitros são avaliados pelos adeptos do desporto rei e principalmente pelos adeptos dos três clubes maiores cá do burgo, conforme o seu desempenho nos jogos em que os arbitram e conforme os roubos, de igreja, catedral, ou só de tasca, que eventualmente façam. Sendo assim, é melhor aquele que "rouba menos e não aquele que é mais competente e que menos erra.É que, como humanos que são, nenhum dos nossos árbitros fica isento de culpas e erros no fim de uma temporada, mas os nossos adeptos é que não vão nisso e não perdoam, mesmo vendo como a UEFA e a FIFA até os consideram.Sendo assim, e levando em conta o TOP TEN desta última temporada - que ficou assim ordenada: sendo o 1º Pedro Proença, seguem-se por ordem decrescente Olegário Benquerença, João Ferreira, Jorge Sousa, Duarte Gomes, Lucilio Baptisra, Bruno Paixão, Artur Soares Dias, João Capela, e a fechar o Top Ten Paulo Costa -, acham correcta esta classificação? Será que os melhores ficaram à frente e os piores atrás? Ou, neste top, há alguns nomes que não deveriam estar entre os melhores?Quem acham que deveria estar neste top e quem deveria ter sido excluído? E será que, sendo estes mesmo os melhores, a nossa arbitragem tem futuro ou, antes pelo contrário, será mais do mesmo no próximo ano?Depois do exemplo que Olegário Benquerença deu no Mundial, será de esperar que a nossa arbitragem entre nos eixos e passe a ser competente, como se viu que pode ser? Ou será só a mentalidade dos adeptos portugueses que tem que mudar?Marogui

I Liga:

Comentários [31]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Quem tem capacidade de classificar?

Em Portugal, toda a gente fala dos árbitros, das suas classificações e das nomeações sem sequer, na maioria das vezes, ter lido as regras que são aplicadas no futebol! Mas, apesar disso, fala como se soubesse tudo em pormenor! Dirigentes, jogadores e técnicos usam os árbitros para culpar das derrotas e do que eles não conseguiram fazer bem! O que serve para dirigir a fúria dos adeptos contra os juízes em vez de contestarem os seus responsáveis! Nenhum de nós tem capacidade de discutir de forma fundamentada e acertada uma classificação dos árbitros, já que ninguém tem qualquer noção do que eles fizeram na maioria dos jogos, para além daqueles em que arbitraram os nossos clubes! Falar em "roubos" e outras palavras semelhantes é um perfeito disparate! Os juízes erram, é certo, mas fazem-no, na esmagadora maioria das vezes, por não conseguirem ter uma visão clara dos lances que têm de julgar! Claro que há árbitros bons, que gostamos de ver actuar e outros maus! Como em tudo na vida! Mas se falássemos menos de árbitros e mais de futebol, este seria bem melhor em Portugal!

''o que menos roubou um dos 3 grandes?''

Que puta de mania de generalizar e de envolver os "3 grandes" para deitar areia para os olhos. A questão deve ser colocada como "aquele que mais roubou o Sporting" ou "aquele que mais roubou para Benfica e Porto" . Assim é que é! Os árbitros melhor classificados são os que fazem mais favores aos clubes do sistema e que normalmente coincide com os que mais roubam o Sporting!

Re: ''o que menos roubou um dos 3 grandes?''

Meu Caro: aqui levas uma moderação de clubite! Na verdade não esperava um comentário tão mau vindo de ti! E creio que ainda não entendeste que esta mania tão sportinguista de culpar os árbitros de tudo é um dos motivos para o retrocesso do clube de que és adepto! A falta de responsabilizar os jogadores, técnicos e dirigentes pode ser muito agradável para estes, mas prejudica o clube e de que maneira! Mas os adeptos têm isto na cabeça!

Devias moderar era o Sr. Lucílio Baptista...

...ou o Olarápio, ou o Paixão... Mas aí, quando eles roubam o Sporting Clube de Portugal, sabe-se lá porquê, não levam com a moderação... É SÓ RIR, NO REINO DO LEÃO!!!

Off-topic: Roberto apontado ao Málaga segundo a..

Marca. Jesualdo é amigo, não é? http://www.marca.com/2010/08/23/futbol/equipos/malaga/1282574502.html?a=PROCT1ea85621d8b9a9620e22dd285d069ec3&t=1282584760

Re: Off-topic: Roberto apontado ao Málaga segundo a..

Qual Jesualdo qual quê?!! Lê bem quem esta a tratar da suposta transferência.

O João, o João pode ser...

Off topic (grave acidente)

alguem está a ver as noticias?? Um tremendo acidente em cadeia na A25.

Re: Off topic (grave acidente)

Realmente está muito mau. O problema é o civismo das pessoas é que faça chuva faça sol a velocidade é sempre a mesma. Para teres a noção eu moro a cerca de 2 km do meu trabalho e o caminho é em estrada nacional, e neste trajecto de trabalho casa vi dois acidentes, um deles arrancou o semáforo do chão e tinha o carro todo estourada, frente de lado de trás, e o outro andou tipo carro de choque bateu nas duas paredes é sempre a dar. Cumps Ps. vê a Sic Noticias, é medonho o que se vê!

Atenção!!!! Noticia de última hora

"Benfica vende Roberto ao Inter. Depois de no último defeso o Benfica ter contratado o Guarda-Redes de 1,93cm (que estava vinculado ao A.Madrid) por 8,5 milhões de euros, segue agora para uma nova etapa no Inter. Os valores por enquanto ainda não foram revelados, mas o departamento de comunicação do Benfica já agendou uma conferência para adiantar mais pormenores." Boa Sorte Roberto in Benfica Canal

Re:

lol

Re:

;) ah poix. pelo menos houve alguém que deu valor ao homem.

Re:

Inter quê? Intermache secção dos frangos?! Só se for.

Re:

calma calma... não passa de uma velha piada. :)

Vendido ao Inter.. Marché?

Só a esse Inter.

Re: Vendido ao Inter.. Marché?

:)

Re: Arbitragem: Os melhores e os piores, conforme os adeptos

O Pedro Henriques julgo que abandonou.

Re: Arbitragem: Os melhores e os piores, conforme os adeptos

Deve ter abandonado porque agora analisa os lances polémicos na TVI, no programa dos resumos da jornada.

Re: Arbitragem: Os melhores e os piores, conforme os adeptos

Sim. Abandonou. O tipo desde que anulou um golo ao SLB na luz contra o Nacional em Dezembro de 2008, nunca mais foi o mesmo...deve ter ido para a jarra.

Re: Arbitragem: Os melhores e os piores, conforme os adeptos

Se eu fosse a contar os erros de arbitragem graves contra equipas bem mais pequenos que o Benfica, estava lixado. Ainga ouvi um associado do Benfica, a falar de 5 penaltys por marcar frente à Académica, de outro frente ao Nacional. Mania da perseguição e tentativa de desculpar resultados, vocês têm mesmo de ver jogos de clubes mais pequenos e vejam o que são roubos verdadeiros. Ah e venham à 2ª B, à distrital, para verem o que é roubar.

Re: Arbitragem: Os melhores e os piores, conforme os adeptos

Porque? Nao gosta de fruta? :)

Re: Arbitragem: Os melhores e os piores, conforme os adeptos

Porque desceu de divisão. Mas não tenho a certeza.

Os árbitros em Portugal são avaliados

Em resumo por 3 vertentes: 1.ª Fisica; 2.ª Prova escrita; 3.ª Observação directa em Jogo; 1.ª Fisica: A componente fisica tem dois parametros, 1.1 um de avaliação directa, aquando das provas (velocidade: 50 e 200 metros; Resistência: teste Cooper); 1.2 Pela movimentação do árbitro durante a partida (a componente fisica é um dos paramentros que é avaliado pelo observador); 2.ª Prova escrita: Onde o árbitro demonstra ter conhecimentos para o Escalão que integra. A compenente Técnica (aplicação de conhecimentos) é também avaliada pelo observador; 3.ª Observação directa em Jogo: Na qual a equipa é observada por vários observadores ao mesmo tempo. Estes vão dar conta das vertentes Fisica e Técnica, assim como da vertente disciplinar e da aplicação de bom senso. Notas: a) Os parametros pelos quais os árbitros são avaliados foram propostos e aprovados pela Assembleia da Liga de Clubes (significa: pelos própros Clubes). b) Um Clube, caso se sinta lesado por uma arbitragem, pode requerer acesso ao relatório de observação. Caso não concorde com a nota atribuida no mesmo, pode apresentar a respectiva proposta de retificação. c) Em quase uma Década de Campeonatos organizados pela Liga tenho ouvido muito presidentes a queixarem-se da arbitragem inclusivamente a insultarem árbitros (que é sempre bonito para adepto ver e que normalmente serve para retirar pressão sobre o Clube, seu presidente, seu treinador e jogadores) e menos de 1% dos relatórios a serem pedidos pelos mesmos. d) os nossos principais arbitros (Internacionais e pré-internacionais) são amiude avaliados por observadores UEFA / FIFA em jogos da LIGA, Taça da Liga, Taça de portugal e Supertaça. Essas avaliações, ponderadas com as avaliações nos jogos Internacionaís (no caso dos árbitros que já são Internacionais), servem para a promoção / manutenção do árbitro em grau de Internacional. Não digo que, em portugal, a arbitragem esteja bem, ou que esteja mal. Por acaso, neste momento somos dos melhores na europa, mas isso são contas de outras competições (UEFA e FIFA). O que afirmo é que temos a arbitragem que os nossos principais Clubes (os que estão na LIGA) querem, pois são eles que definem os critérios com que os árbitros são avaliados (e não a equipa liderada pelo Sr. Victor Pereira) e são eles, que não satizfeitos com uma arbitragem, históricamente não utilizam uma ferramenta muito válida que têm ao seu dispor. Esta é uma das razões pela qual muitos árbitros e ex-árbitros pedem para que a arbitragem sejam entregue aos árbitros (como acontece noutros paises). Não posso deixar de expor o ridiculo da seguinte frase, escrita pelo autor deste artigo: "Aqui em Portugal os árbitros são avaliados pelos adeptos do desporto rei e principalmente pelos adeptos dos três clubes maiores cá do burgo, conforme o seu desempenho nos jogos em que os arbitram e conforme os roubos, de igreja, catedral, ou só de tasca, que eventualmente façam. Sendo assim, é melhor aquele que "rouba menos e não aquele que é mais competente e que menos erra ." Não consigo ter comentários para tal chalaça...

Passar por cá

no relvado quase quase no final das férias e ler este comentário é uma boa forma de eu próprio regressar ao activo aqui no nosso cantinho do "bitaite". Agradeço-te por isso! :) Lol Bom comentário. Bastante elucidativo. Lamento não ter pontos. Cumprimentos

+1 Virtual

Alguém modere este comentário para o pôr bem lá acima! Interessante, rico de conteúdo, lúcido. Parabéns, vai aparecendo mais, que os históricos deste espaço são sempre importantes e costumam acrescentar algo mais às discussões.

Pedro Sousa?!

Ai que descuido!!!

Re: Já vi que emendaram

;)

FMANAGER2010

alguem joga frequentemente o fmanager2010?já aqui perguntei se alguem me poderia informar como é feita a actualização da base de dados dos jogadores e eu gostaria de perguntar mais uma vez se possivel se é o steam do jogo que executa automaticamente esta base de dados dos jogadores ou sou eu que terei que ir buscar um patch ao site.agredecia que me podessem ajudar mais uma vez.obrigada

Re: FMANAGER2010

Tens de arranjar patch, mas depois para jogares com a BD actualizada tens de começar um novo save. Cumps.

Re: FMANAGER2010

ok obrigadao eu tenho o 10.3 e tu?axo ke é o mais recente ,tens melhor?obrigada


www.casasdeapostas-portugal.com