Apito Final condiciona sorteio da Primeira Liga 2008/2009 | Relvado

Apito Final condiciona sorteio da Primeira Liga 2008/2009

 


Apito Final condiciona sorteio da Primeira Liga 2008/2009
O sorteio da Primeira Liga 2008/2009 realiza-se nesta segunda-feira à tarde, na Alfândega do Porto, e ninguém sabe se incluirá o Boavista ou o Paços de Ferreira. A direcção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) reúne-se às 11 da manhã para avaliar a polémica reunião do Conselho de Justiça (CJ) que culminou com a confirmação da despromoção dos axadrezados no âmbito do "Apito Final". Mas o caso deverá continuar em "águas de bacalhau"...





O CJ recusou os recursos no âmbito dos castigos do "Apito Final" com votos favoráveis de 4 dos 5 conselheiros presentes e as ausências do presidente e do vice-presidente. Perante estas circunstâncias está em causa a validade jurídica da decisão.

Ao fim da manhã a direcção da FPF deverá tomar uma posição sobre a polémica. Além dos esclarecimentos solicitados pelos vários implicados nas decisões do CJ, nomeadamente Boavista e Pinto da Costa, cuja suspensão de dois anos decretada pela Comissão Disciplinar da Liga foi confirmada pelo Órgão federativo, também a UEFA solicitou uma explicação quanto ao ponto da situação.

Está em causa a participação do FC Porto na Liga dos Campeões e no imediato o sorteio da Primeira Liga agendado para hoje.


A direcção da FPF é instada a pronunciar-se, mas uma fonte não identificada revela na Agência Lusa que, «do ponto de vista jurídico, o assunto está encerrado, pois a Direcção da FPF não possui competências nesta matéria». A confirmar-se este cenário, os castigos do "Apito Final" tornariam-se definitivos no âmbito desportivo e os implicados seriam notificados e a Liga informada do veredicto. As condenações poderiam ainda ser passíveis de recurso para os Tribunais Administrativos.

Há por outro lado a hipótese de "forçar" a queda do actual CJ, o que invalidaria a decisão tomada por este. Para tal será necessário convocar uma Assembleia-Geral, onde terão que verificar-se 1/3 de votos favoráveis à medida. O desmembramento do actual CJ também pode verificar-se se se demitirem quatro dos sete elementos que o compõem - o presidente Antonio Gonçalves Pereira, o vice-presidente Elísio Amorim, os vogais Francisco Mendes da Silva, Álvaro Batista, Eduardo Pereira, João Abreu e Salema Pereira dos Reis. Se isso acontecer terão quer ser convocadas eleições. Qualquer destes casos motivaria o arrastamento do processo para a próxima época.

À espera de desenvolvimentos está a Liga com o planeamento do sorteio da Primeira Liga condicionado. A entidade deverá optar por manter o Boavista, embora à condição, entre os restantes 15 clubes confirmados no primeiro escalão, tal como agiu relativamente ao Paços de Ferreira e ao sorteio da Liga de Honra 2008/2009.



I Liga:

Comentários [51]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Para que não existissem dúvidas, aí está a

tramóia, que estava para ser montada por esse energúmeno do presidente do CJ, mandava um dos vogais embora, sabendo que esse era do Benfas e como tal iria votar a favor, depois ficando empatado de 3 a 3 ele faria valer a sua condição de presidente para vencer e ajudar o clube Bimbo! Mas isto só é original, porque anteriormente este CJ teve sempre maioria de gente Nortenha e se o CD da Liga desse andamento a qualquer processo estes recorriam para o CJ e aqui ficava tudo limpinho e riam-se os filhos da puta, agora parece haver ventos de mudança, é os árbitros com medinho, é os juízes conselheiros com mais imparcialidade???, é o presidente da Liga a tentar parar o regabofe, embora ele também tenha pactuado por muitos anos com esta podridão! Jadscl

Re: Para que não existissem dúvidas, aí está a

Mas agora os juízes votam conforme a cor clubistica??? Não deviam votar analisando os factos com RIGOR E IMPARCiALIDADE???

Portugal...

Não está em causa quem desce ou não sinceramente isso não me diz respeito, está em causa é que estas decisões já deviam ter sido tomadas ha muito tempo de forma aos clubes poderem interpor os recursos possiveis antes de começarem os sorteios da proxima epoca, mas não, aquele tendencia bem Portuguesa de deixar tudo para a ultima hora. É uma situação qu enão é justa nem para Boavista nem para Paços de Ferreira, se calhar o melhor seria mesmo voltarmos ás 18 equipas, até porque o principal argumento das 16 equipas era aumentar a competitividade e como vimos na epoca passada essa não aumentou. Cumps

uma jogada pra perder tempo

pra impedir que o fcp seja excluido da champions por um processo que nao tem nada a ver pelo que era pa ser excluido visto que nao recorreram... isto é tipo o imposto automovel levamos o ia depois o iva sobre o IA. depois da fpf enganar a uefa a dizer que afinal ainda nao se decidiu nada ...sendo mentirta que o fcp nunca recorreu do processo que perdeu os 6 pontos e jamais poderia a fpf juntar os processos por iniciativa propria ..agora por trafego de influencias existe 2 ou 3 meninos a tentarem de todas as maneiras possiveis absolver o corrupto mor pra usar esta situação na uefa . isto vai servir pra atrazar o maximo uma decisão pra evitar k o fcp seja excluido da champions. afastar os magistrados do concelho de administração que foram contra uma absolvição do fcp. pelo menos isto seria o que acontecia normalmente pre apitodoirado... depois do apito doirado vamos ver onde a vergonha chega ...a do presidente do CJ chegou muito longe ...

Re: Apito Final condiciona sorteio da Primeira Liga 2008/2009

Um pequeno momento de Lucidez. Vou pela primeira vez no relvado falar um pouco sobre mim e tentar, com uma lucidez até aqui nunca demonstrada explicar a razão pela qual dedico todo o meu espaço a destilar ódio ao FCP mais concretamente ao seu presidente Pinto da Costa. Comecei desde cedo a gostar do Benfica. Como qualquer adepto de futebol, sempre vibrei com as vitórias do meu clube e fico triste com as derrotas... Até aqui tudo normal. A questão torna-se mais preocupante, quando me apercebo que começo o dia a pensar no Benfica e acabo o dia a pensar no Benfica. A simples paixão por um clube de futebol foi-se tornando ao longo do tempo numa obsessão. Com o passar dos anos esta obsessão foi crescendo até ao ponto de o meu humor estar invariavelmente, dependente das vitórias/derrotas do meu clube. Esta obsessão foi-se tornando doentia à medida que tudo o resto na minha vida pessoal foi desabando. Os insucessos profissionais acumulados e a completa desintegração na sociedade, provocaram-me profundos desequilíbrios psicológicos. E uma ausência de alternativas faz centralizar toda a minha vida no Benfica e em tudo o lhe diz respeito. Para além de todos os problemas anteriormente citados, o meu maior trauma tem a haver com a minha vida amorosa, ou antes, a falta dela. Todos os meus encontros com o sexo oposto redundaram em humilhantes desastres. E talvez não tenha ajudado nada o facto de passar os meus encontros a tentar explicar às minhas apaixonadas que Pinto da Costa é o grande cancro da sociedade e que nem mesmo Hitler, Pinochet ou Estaline fizeram tão mal à humanidade como faz o Presidente do FCP. Falo-lhes também dos seus problemas de flatulência, dos seus vícios privados, chego mesmo a ler-lhes em voz alta o livro da Carolina! A verdade é que os pequenos momentos de felicidade de que desfruto ficam desta forma dependentes daquilo que o Benfica me consegue proporcionar. Acontece que há já muitos anos que o Benfica me proporciona muito pouco. Muito por culpa do FCP, que desde Pinto da Costa, tem ganho a maioria das competições nacionais. Até mesmo no plano internacional o Benfica deixou de brilhar acabando por ser completamente ofuscado pelas vitórias do FCP. Perante isto, resta-me criar uma realidade alternativa onde me convenço que o meu SLB será sempre muito melhor do que os outros e que só com recurso a manobras de bastidores é que o FCP poderia alcançar tamanho sucesso. Nesta realidade sou obrigado a ignorar que nos últimos 25 anos, muito raramente o meu Benfica teve um plantel melhor do que o FCP e que nunca teve uma organização ao seu nível. Ignoro também que as glórias do FCP além fronteiras são a prova inequívoca da sua superioridade. E minimizo o facto de o FCP conseguir colocar jogadores nos colossos europeus por valores astronómicos e de os conseguir substituir por outros com o mesmo nível. Nunca admiti antes que têm o melhor modelo de gestão da Europa, tendo em conta a realidade financeira do clube. Sendo isto comprovado, por nenhum clube ter vencido a liga dos campeões com um orçamento inferior ao do FCP. Nesta realidade, ignoro a incompetência de todos os presidentes do Benfica, que tão mal fizeram ao meu clube. Tanto por gravíssimos erros de gestão como por politicas de contratações completamente erradas – para confirmar isto basta contabilizar o número de jogadores que foram vendidos para os grandes clubes da Europa. Esqueço-me que os constantes discursos megalómanos que davam sempre a ideia de bastar vestir a camisola do SLB para alcançar vitórias transmitiram sempre aos jogadores falta de humildade que sempre contrastou com a garra que se vê nos clubes mais a Norte. Em relação aos actos menos lícitos que os dirigentes do SLB cometeram, à falta de coragem da justiça cível e desportiva em investigar, ao branqueamento que os média fazem a estes casos… LIMITO-ME A NÃO RESPONDER. E é assim que se explica o meu ódio a Pinto da Costa. Pois este é afinal o grande responsável por uma vida insípida e sem sentido. Resta-me o consolo de saber que HÁ MUITOS COMO EU, que de tanto quererem ver um panorama diferente, acabam por acreditar naquilo que lhes dá jeito e fecham os olhos a tudo o que não lhes interessa. Esta dissertação não passará de um pequeno momento de lucidez que jamais se voltará a repetir. _____________________________________________________ PS: A propósito do assunto do dia: É realmente estranho que o presidente do CJ queira adiar a decisão sobre o Apito Final... E o que pensar da celeridade com que os restantes conselheiros quiseram dicidir este processo, recomeçando uma reunião já terminada, e passando por cima da decisão do presidente daquele orgão!!!!????? Sabendo-se da morosidade com que costumam ser tratados estes assuntos, será que só o comportameneto do presidente do CJ é que parece suspeito?!

Umas vergonha...

Já não bastava as polémicas no futebol e entre clubes para agora haver também entre dirigentes do CJ e da FPF... Onde é que isto vai parar...

Parece incrivel

mas nada no futebol português decorre com normalidade. Mais uma época vai arrancar envolta em polémica e contradições. Não admira que os nossos jogares optem por ir para o Chipre, para a Bulgária ou para a Roménia jogar. Ganham mais e não vivem as incertezas com que nos deparamos diariamente neste nosso Portugal. Independentemente de quem tem razão para se queixar, o fundamental é que os organismos que têm capacidade de decisão, as tomem e as assumam com base no que está escrito nas Leis. Não temos que olhar a nomes ou a Equipas. Temos que velar pela justiça e pela equidade de deveres e direitos. E enquanto as nossas Associações e Ligas e Federações forem geridas como tabernas, nada irá mudar. Tal como em tudo neste país, quem se lixa é o Zé povinho que gosta de ir à bola e ver as suas equipas jogarem e disputarem os seus objectivos de forma honesta e imparcial, e não o pode fazer. Tenham vergonha!!!

Mais um escandalo no futebol portugues

O mais grave nisto tudo é a premeditação com que fazem isto, o Presindente do CJ ao aperceber-se da derrota da sua decisao, tentou alterar a justiça que se ia decidir entao quis afastar um elemento que ia votar contra pinto da costa e boavista. Ele nem sequer se dignou tambem a afastar das decisoes sabendo que ele tem relacao mto proxima com valentim loureiro (ele e vereador na camara onde major e presidente, ja foi a casamentos da familia etc) situaçao muito mais grave e duvidosa do que a razao invocado pelo presidente para afastar joao cunha. (ao que parece é funcionario relacionado com transferencias de jogadores por isso nem chego a perceber qual a razao para pedir o afastamento). Se tivesse conseguido afastar este homem, a situacao daria empate e o voto do presidente tem mais peso e decidia a favor dos criminosos. Ao perceber que o seu esquema havia falhado, frustado quis acabar a reuniao. O facto de ser presidente nao lhe dava o direito para fazer o que queria, pois imaginem sempre que alguem nao concordasse com o presidente nunca haveria decisoes entao.. triste e ridiculo. a atitudo do presidente do CJ, ex junior do FCP hihihi, faz-me lembrar aquelas crianças que sao donas de uma bola mas se perde agarra na bola e vai para casa e mais ninguem joga. O futebol portugues nao pode ser abandonado a estas gentes. Sao muitos anos a governar-se assim, com falsidade e combinaçoes. Por um lado o bom disto é que o povo portugues, e tambem os portistas interessados, comecam a ter certezas das suspeitas que sempre houveram soubre o que era o SISTEMA...

Re: Mais um escandalo no futebol portugues

lol... mais um pouco e davas colunista n'a bolha.... Acreditas mesmo no que escreves ou copias isso de algum lado? SISTEMA dizes tu e muito bem... sistema que quer tudo resolvido depressa.... se bem ou mal pouco interessa... desde que seja depressa lol.... Mais uma vez te digo: resume-te á tua insignificancia desportiva. Não cuspas no prato onde comes-te anos e anos a fio... não digas mal da corrupção porque é por via dela que toda a gente se lembra dos sucessos do teu clube e esquece a aberraçã futebulistica que por ai anda!!! Porque no te calas?

Re: Mais um escandalo no futebol portugues

percebi que o meu comentario te acertou em cheio. Nada melhor que a dureza da verdade, por muito que te magoe. Contra factos não ha argumentos

Re: Mais um escandalo no futebol portugues

eheheheh Meu caro, eu escrevo sempre ao nivel do que encontro por aqui... sempre que vejo argumentos - argumento, sempre que vejo desconversa - desconverso, e sempre que vejo insulto - respondo na mesma moeda. Contigo só ainda nao troquei argumentos... ja fiz das outras duas, e sempre em resposta, nunca comecei nada... apenas reagi!!! Fica bem e começa a escrever mais em vez de insultar tudo e todos... os estereotipos sao muito feios!

Re: Mais um escandalo no futebol portugues

looooooooooolso à uma hipotese vao jogar pau com os ursos corruptos

Estás enganado

O que relata a imprensa é que que com João Abreu suspenso ficariam apenas 3 votos a favor. Pela tua tese, o presidente e o vice votariam contra, e empatariam a decisão, cabendo o desempate ao voto de qualidade do presidente. Pela tua tese, o presidente do CJ seria o último interessado em acabar a reunião.

tu nao compreendeste

o presidente queria o afastamente para assim poder haver empate na votacao, e ai a decisao dele prevaleceria no desempate e safavas os prevaricadores. Como o Joao carrajola recusou afastar-se, que contou com o apoio dos outros conselheiros, esse cenario ja nao aconteceria pois, ao continuar a reuniao com ele entao ja nao daria empate e seria 4-3 a favor da manutencao dos castigos. Ao ver esse situaçao deu por encerrada a reuniao para nao perder.

Errado

A verdade é que o Abreu não se pode recusar a sair nem os outros vogais têm poder para o apoiar. Pelo artigo 45º do regimento do CJ, em caso de alguma parte interessada pedir a escusa de um vogal é ao presidente, e só a ele, que compete julgar isso. E a decisão do presidente é final, pois não há direito de recurso ao plenário nem o vogal visado tem o direito de escolher se acata ou não a decisão. A partir do momento em que GP excluiu Abreu este só tem de sair. E foi por isso que a reunião foi terminada, pois não havia condições para a continuar porque um membro impedido de continuar a estar naquela reunião se recusava a sair.

Sorteio da Primeira Liga 2008/2009

Para nós Portistas o sorteio pouco interessa e muito menos com quem vamos jogar,seja na 1ª,na 5ª ou na 14ª jornada.Nós temos como destino VENCER e um objectivo,conquistar o TETRA! FORÇA FC PORTO

Re: Sorteio da Primeira Liga 2008/2009

Evidentemente, afinal não é segredo para ninguém que o título do ano que vem também já está comprado! Disseste bem, VENCER é o vosso destino, a forma como o fazem satisfaz apenas mentes pequenas. Tou confiante que daqui a uns anos à frente da palavra corrupção no dicionário estará escrito FCPorto.

nao olhar a meios para atingir fins

nao olhar a meios para atingir fins, é esse o lema dos portistas rumo ao tetra

Re: Sorteio da Primeira Liga 2008/2009

http://uk.youtube.com/watch?v=L4m-JlvJv58 Anos 90 Dourados... Estes é que deviam estar a ser julgados.

Re: Sorteio da Primeira Liga 2008/2009

anos 90?! Vê este tão fresquinho ;). http://www.youtube.com/watch?v=IyEUiDUXDuQ&feature=related

Re: Sorteio da Primeira Liga 2008/2009

O que é que isso? vale? Disfarça muito mal os erros nos anos 90 em que o Benfica logo nos inícios das épocas era logo arredado do títulos com roubos cirurgicos...

inacreditavel!!!

incrivel, nao admirava que o benfica nunca ganhava nas antas. a do cartao amarelo é brutal!!! Nao consegues arranjar a roubo do golo do kandaurov e do amaral, entre outras tantas?

Re: Sorteio da Primeira Liga 2008/2009

ja nao a martins dos santos e o olegario e outros cafezeiros tao a ficar com medo atençao batoteiro

Re: Apito Final condiciona sorteio da Primeira Liga 2008/2009

Todos conhecemos aquela anedota sobre a burocracia em Portugal. Isto da Federação, Liga e CJ da Liga ... Enfim... é tanta porcaria que juntando artigos e leis, é mesmo para nada se resolver. Cumprimentos

Não tive oportunidade

de comentar a vergonha que se passou na reunião do CJ na sexta-feira, o Presidente do CJ não gostou da decisão a que os conselheiras iam chegar e resolveu dar por terminada a reunião e ir-se embora, acho que nem nos malucos do riso isto acontecia. Espero que o Madail hoje os tenha no sitio para decidir aquilo que é certo.

Estás errado...

O presidente, dentro dos poderes que tem (ser O PRESIDENTE é BOM) mandou sair 1 dos vogais...ele recusou-se...se fosses tu a dirigir a reunião o que fazias...metias a viola no saco e continuavas a reunião??? Fez o que tinha a fazer...o tipo não sai, acaba a reunião... Note-se que com a saida do revoltoso, que se recusou a sair (devia perder o $$$ que lhe prometeram pelo voto dele)...a votação acabava empatada a 3 e aí era o voto do Presidente que prevalecia... Pois é...quem será que estava pago na reunião??? Ou será que estavam todos???

Re: Estás errado...

Vamos a ver se entemos as coisas....o Presidente para afastar um vogal só com base no código de processo adminsitrativo e invocando que ele (vogal) foi perito ou consultor no proprio processo em apreciação. hora isto não aconteceu portanto o presidente utilizou ardilosamente e com interpretação errada um disposição fora dos estatutos do cons.justiça para afastar o vogal. Decisão Tão absurda que inclusivá um dos conselheiros que votu a favor do presidente também discordou da decisão de impedimento do vogal. O presidente deve fechar as reuniões mas não ausentar-se delas quando os demais conselherios, com quorum, querem decidir..portanto É OBVIO QUE ESTE PRESIDENTE TEM ESCRITO NA CARA O QUE FEZ....

Pelo contrário

O que relata a imprensa é o contrário precisamente. Com João Abreu suspenso seriam apenas 3 votos a favor. Com o presidente e vice-presidente passaria a empate na decisão e desempate por voto de qualidade do presidente. Quem não gostou do que ia acontecer foram os rebeldes... Um deles até assinou a acta do encerramento da reunião... e participou no "prolongamento"

Re: Pelo contrário

E a suspensão do João Abreu era baseada em que razões? É que aí é que se encontra o cerne da questão.

Re: Pelo contrário

Os argumentos de Pinto da Costa e Boavista para o afastamento de João Abreu coincidiam num ponto:o conselheiro integra também a Federação como perito nas indemnizações por compensação da formação de jogadores. in Correio da Manhã. Na véspera dizia-se isto: http://www.record.pt/noticia.asp?id=794024&idCanal=2497 Em suma, não sei, mas gostava de saber qual foi o fundamento invocado. Curioso ambos os clubes estarem contra o mesmo vogal, que foi o que mais se insurgiu na imprensa e veio insultar o presidente. Todos os outros mostraram discordância sim, mas em tom civilizado.