"Apito Final": Boavista desce de divisão, FC Porto perde 6 pontos | Relvado

"Apito Final": Boavista desce de divisão, FC Porto perde 6 pontos

 


"Apito Final": Boavista desce de divisão, FC Porto perde 6 pontos
A Comissão Disciplinar da Liga teve mão pesada nas sentenças do "Apito Final"! O Boavista foi mesmo punido com a descida de divisão e João Loureiro, ex-líder dos "axadrezados", foi castigado com uma suspensão de quatro anos, anunciou, em conferência de imprensa, o presidente da Comissão Disciplinar. O FC Porto vai perder seis pontos e terá de pagar uma multa de 150 mil euros. Pinto da Costa foi suspenso por dois anos e multado em 10 mil euros.


Cumprindo a promessa de Hermínio Loureiro, de divulgar a conclusão do processo antes do final do campeonato, foram esta tarde divulgadas as decisões referentes ao "Apito Final".



Em conferência de imprensa, o presidente da Comissão Disciplinar da Liga, Ricardo Costa, confirmou aquilo que já se esperava, ou seja, o Boavista foi o clube mais penalizado, com a descida de divisão, acrescida de subtracção de seis pontos, mais uma multa de 180 mil euros. João Loureiro, na altura líder dos "axadrezados", foi suspenso por quatro anos e obrigado a pagar 25 mil euros de multa.

O Boavista já reagiu a estas notícias, anunciando que irá recorrer da pena de descida de divisão para o Conselho de Justiça da Federação.


Quanto ao FC Porto foi castigado com a perda de seis pontos e ao pagamento de uma multa de 150 mil euros. Jorge Nuno Pinto da Costa, o presidente dos "dragões", foi suspenso por dois anos e obrigado a pagar uma multa de 10 mil euros.
A SAD do FC Porto já anunciou que irá reagir à decisão do "Apito Final" esta sexta-feira, às 20 horas, no Estádio do Dragão.


Em relação à União de Leiria, acusada de corrupção sob a forma tentada, foi penalizada com a subtracção de três pontos na classificação geral. João Bartolomeu foi suspenso por um ano, para além de ter de pagar uma multa de quatro mil euros.



Mas a decisão que mais foi recebida com indignação diz respeito à SAD leiriense que foi multada em 40 mil euros. Em comunicado, a sociedade da União de Leiria já anunciou que vai recorrer desta multa, afirmando «não compreender nem aceitar» a decisão, uma vez que, defende, «a hipotética entrega de um telemóvel» a Bernardino Silva, árbitro assistente do jogo U. Leiria-Belenenses de 2003/04, «nunca existiu e é falsa, como ficou provado».


Como já era de esperar, o castigo mais pesado foi para os árbitros. Jacinto Paixão foi punido com quatro anos de suspensão e Augusto Duarte com seis anos. O árbitro de Braga tinha pela frente ainda mais dois anos de carreira, até atingir o limite de idade, e esta penalização deverá implicar o fim de linha na arbitragem.


Hermínio Loureiro, em directo da sede da Liga, afirmou que o processo não parou e que não estava «na gaveta», salientando ainda o facto de que «todas estas decisões são passíveis de recurso».




I Liga:

Comentários [431]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Não deveria ser ao contrário?

O Porto a descer e o Boavista a perder 6 pontos? Ah aí haveria verdade desportiva... então é melhor não... O rei vai nú! Cumps!

só mesmo isto para me fazer rir neste dia

http://www.overstream.net/view.php?oid=eouas6mgazig

NA FINAL DA TAÇA SE VERÁ O QUANTO

o FCP precisa de envelopes e árbitros para ganhar aos de Lisboa. Fiquemos à espera!

Re: "Apito Final": Boavista desce de divisão, FC Porto perde 6 p

olá cabeçudos. especialmente rasputin. ahah campeoes ole ole! :)

Apito Direccionado

Expliquem-me uma coisa.Porque é que o Benfica no caso Vale e Azevedo era pa descer e não desceu ? Se isso acontece-se haveria outro 25 de Abril ?! Infelizmente existem dois pesos e duas medidas nas punições...Porque será que o Pimenta coagiu a uns anos atras e nada se passou ?Porque o Ricardo Costa a anunciar a decisão da comissão disciplinar estava com ar de gozo ? Ao que se ve não e só no Boavista que há salarios em atraso,por exemplo o Estrela tem 3 meses e nunca o Joaquim Evangelista esteve ao lado dos jogadores pressionando a direcção ?

E na II Liga? Aí é que há quem não pague

e o Evangenlista não aparece. Tem menos holofotes!

Re: E na II Liga? Aí é que há quem não pague

Não lhe convem, e também não há tanto mediatismo...

Off-Topic (muito In'Topic)

"A decisão do Tribunal Constitucional desfavorável a Vale e Azevedo no "caso Dantas da Cunha" já transitou em julgado, o que obriga o ex-presidente do Benfica a ir para a prisão, disse hoje à Lusa o advogado de Dantas da Cunha. Segundo António Pragal Colaço, a decisão do Tribunal Constitucional (TC) transitou em julgado na passada quarta-feira e Vale e Azevedo "deveria ter-se apresentado para a cumprir a pena de prisão", o que não sucedeu, havendo indicações de que está no estrangeiro. O advogado de Dantas da Cunha já pediu uma certidão da decisão definitiva do TC, devendo agora este tribunal remeter uma cópia do documento para o Tribunal da Boa-Hora (Lisboa) para que o juiz do processo que condenou Vale e Azevedo emita uma mandado de detenção. Caso Vale e Azevedo não seja encontrado na sua morada em Sintra serão alertados todos os serviços de entrada e saída do país, incluindo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e forças policiais. A confirmar-se este cenário, o causídico assegura que irá requerer um pedido de extradição, admitindo que a eficácia desta iniciativa depende muito do país onde Vale e Azevedo se encontrar. Se houver dificuldades em localizar o ex-presidente do Benfica, António Colaço vai propor a Dantas da Cunha que este "dê uma recompensa financeira a quem indicar o paradeiro preciso do arguido". O advogado do engenheiro Dantas da Cunha vai pedir ainda que seja executada a caução carcerária que permitiu que Vale e Azevedo ficasse em liberdade, apesar de ter alertado o juiz para o facto de "a mesma ser falsa". António Colaço referiu que o seu cliente tem a receber de Vale e Azevedo 10 milhões de euros, tal como a Caixa Geral de Depósitos. Um colectivo de juízes do Tribunal da Boa-Hora, presidido por Renato Barroso, condenou, em Outubro de 2006, Vale e Azevedo a sete anos e meio de prisão pela prática dos crimes de falsificação e burla qualificada no chamado "caso Dantas da Cunha", após considerar que, em 1997, o então advogado falsificou procurações para obter, à revelia de Pedro Dantas da Cunha, poderes para hipotecar um imóvel da família deste, localizado no Areeiro, como garantia de um empréstimo de 1,5 milhões de contos contraído junto da Caixa Geral de Depósitos (CGD). Esta decisão condenatória foi confirmada pelo Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) em Junho de 2007, tendo, posteriormente, o arguido recorrido para o TC. ... Segundo o Vale e Azevedo é tudo uma cabala, é uma pessoa séria e honrada. "Um escudo é um escudo"!! Hoje, 9 de Maio de 2008, Vale e Azevedo passa a ser considerado como um fugitivo internacional condenado a pena de prisão! ...Qualquer semelhança é pura coincidência!

que país este

como diz alguém aqui nestes comentários, vai ser interessante ver o nome do fcp em manchete pela europa fora!! pena dos emigrantes, que vão continuar e reforçar o serem vistos como oriundos de um país de corrupção e de 3º mundo. e nem sabem eles da missa a metade. quanto à impunidade basta ver o caso da casa pia, humanamente bem mais deplorável, para não falar nos nossos políticos e demais amigos. pois é, batemos no fundo, nem a cartada forte do desporto para aliviar as tensões nacionais de tão maus destinos. falam-me dos tempos de salazar, que toda a gente tem conhecimento de pressupostos ditatoriais. passados 34, embora com uma liberdade de expressão condicionada pelo poder económico, tudo continua quase na mesma. que merda de gente esta. até em paises de 'duces' e mafias, a justiça é aplicada. vemos outros exemplos mais ao norte, onde existem também ódios clubísticos de morte, mas não ouvimos falar de corrupções desportivas. até isso mourinhos quiserem fazer passar que lá existiam... não caro PORTUGUÊS, isso é no teu país, no clube onde foste campeão. perdes o mérito de tão afamado que és. somos uns fracos e uns dormentes. todos nos roubam, todos nos enganam e nós, cegos pela paixão, somos literalmente enrabados! por isso digo sem me alongar mais que, e após profundas reflexões, vamos nos anexar a espanha, à europa, qualquer coisa menos isto.que país este!

"Apito Final": Boavista desce de divisão, FC Porto

quero ver as headlines por esse mundo fora! isto é um marco histórico inapagável e indissociável do fcporcos! memorável!

Re:

o porco es tu o fdp

É o descalabro portista...

Re: Tenho uma dúvida... (CurvaSul, 0 pontos , hoje às 22:45) Vai chamar bronco a quem te fez paneleiro de merda! Que grandes jogadores querem ir para um clube de merda como o teu que vai disputar uma taça uefa

Injusto

Estou muito triste com esta situação toda em volta do meu clube, aliás, já há muito tempo estou triste. Provavelmente deixarei de comentar futebol em qualquer lado que seja, pois já cheguei a uma conclusão, o futebol está podre nos dirigentes é um facto, mas os adeptos ainda mais podres estão, é claramente o ponto mais inflamável da equação. É triste ler comentários onde os adeptos de um dos clubes visados são chamados de corruptos, onde é insinuado que não queremos/gostamos de justiça, é triste, comentários "inchem corruptos" são de um nível baixo. Será justo misturar os adeptos do Porto, alguns deles que sempre comentaram aqui positivamente no mesmo saco onde habita escumalha?! É muito mais triste as pessoas reagirem a uma situação que consideram injusta, e ivocarem a palavra justiça vezes sem conta sem nunca saber sequer o seu significado. Tenho que dizer que considero injusto o que se passou hoje. Qualquer tentativa de desvirtualizar um resultado seja ele qual for, seja ele onde quer que seja tem que ser punido severamente. Nao só a descida de escalão devia acontecer, mas também a desqualificação dessa competição, ou perca do troféu, caso este tenha sido conquistado - o que foi o caso. O que mais me revolta é que as supostas tentativas de corrupção aconteceram quando o Porto tinha uma das melhores equipas de futebol que já vi jogar, quando até a prova principal a nível Europeu foi conquistada, e principalmente, aconteceram com clubes claramente inferiores, e em situações onde o título já estava adquirido (pelo menos num dos jogos foi). Das duas uma, para isto acontecer é preciso ser muito burro, ou não acreditar na equipa que tinha, e tendo em conta a qualidade da mesma, digo sem qualquer problema que é preciso ser estúpido, imensamente estúpido. No entanto, o facto de ter havido tentativa de corrupção, não invalida nem pode invalidar a justiça do título. O Porto não foi beneficiado nos 3 jogos em questão (num deles foi até prejudicado), e não foi graças a arbitragens que foi campeão nessa época, foi sim graças á qualidade extrema do seu futebol, da sua equipa técnica e dos seus jogadores. Muita gente está a confundir as coisas, o que está em julgamento, ou os elementos em jogo, não são as tais 30 épocas de corrupção segundo alguns iluminados (se faz favor retirem as últimas 5 conquistadas pelo Porto que foram claramente justas e limpas), mas sim estes 3 jogos. O que devia ter sido feito, era sem dúvida a descida de divisão e a perca do campeonato de 2003/2004. É verdade que o Porto não foi beneficiado activamente dessas tentativas (por alguma razão são tentativas), mas qualquer acto com a intenção de desvirtualizar um jogo é batotice, e a batotice tem que ser castigada de forma dura e cruel de modo a impedir situações idênticas no futuro. Agora, e aqui é onde encontramos imensa hipocrisia (não digo ingenuidade pois neste assunto ela não existe), não pensem que o futebol Português fica limpo após a conclusão deste processo, mesmo que o Porto descesse de divisão ou até fosse banido eternamente (como muitos gostariam), o futebol Português não ficaria limpo. O futebol português para ficar limpo tinha que ser todo ele investigado, o que não aconteceu, e não acredito que alguma vez aconteça. Além disso, existem ligações á politica que deviam ser investigadas, desde interacções suspeitas entre clubes e Câmaras Municipais (falo do Porto), assim como problemas fiscais mal explicados e afins. Desconheço o que aconteceu na década de 90 e 80, pois na altura não ligava a futebol, e não posso comentar o que se passou, mas posso falar de situações de há +/- 9 anos para cá. Duma coisa estou tranquilo, os 5 campeonatos que vi o Porto conquistar foram limpos, terminaram com a vitória do melhor clube, e não foram conquistados com empurrões exteriores, o mesmo não posso dizer de outros, nomeadamente 3. Desde a época em que Augusto Inácio quebrou o jejum do Sporting, que nada indica que o Porto seja mais corrupto que os outros, e isto ninguém com dois dedos de testa pode negar, pelo contrário, é capaz de haver um maior número de histórias "estranhas" para outros lados. A pena que o Boavista sofreu foi justa, apenas penso que a época investigada foi a errada, e lamento muito que isto possa quase matar um clube histórico do nosso país dada a sua situação - sinceramente espero que recupere e volte para o seu lugar. Quanto ao castigo do Porto é demasiado leve, e nota-se que faltou coragem para fazer o que devia ter sido feito com o meu clube (a mesma coragem que faltou no passado em casos fiscais com outros, entre outras situações) - é notável a diferença do castigo do Porto e a de um árbitro que levou 6 anos. Uma última palavra para o Sr. Pinto da Costa. A ser verdade que houve tentativa de corrupção nos tais 3 jogos, perco qualquer respeito que tinha para com o Sr. Já sabia que havia muitas histórias mal contadas por detrás da sua personalidade, e que o seu lugar, após provadas as ilegalidades era atrás das grades, mas a ser verdade estas tentativas nestes 3 jogos, digo que o seu lugar era num manicómio. Com a equipa que tinhamos, com o futebol praticado havia medo dessas equipas?! Agradeço muito os títulos conquistados honestamente para o meu clube (e sim, sei que aconteceram conquistas justas, pelo menos os últimos 5), mas nunca vou perdoar-lhe o facto de ter manchado o nome de um clube como o FC Porto, por muio mérito que tenha tido no crescimento dele. Quanto aos elementos do fórum que decidiram despejar a azia de uma injustiça cometida nos adeptos do Porto insultando os mesmos, e que falam como se os seus clubes fossem Santos e Vitimas, mudem a vossa personalidade, pois pessoas da vossa laia não têm sequer o direito de pedir justiça, quando nem sequer sabem o que esta bela palavra significa. Hoje leu-se muita coisa que de certa forma faz a vossa imagem. Cumprimentos.

Re: Injusto

Perante tamanha amostra de "saber estar" só me resta dar os parabéns pela postura.

Re: Injusto

Obrigado.

Inadmissivel

Como é possivel o meu clube ser castigado com 6 pontos ,devido a dois jogos perfeitamente normais.Aliás normais o caralho,porque contra o Estrela fomos gravemente prejudicados. FORÇA PORTO FORÇA PINTO da COSTA ,o teu povo está contigo. F.C.Porto, Campeão de PORTUGAL. PS-A SAD só tem um caminho,recorrer desta palhaçada.

Re: Inadmissivel

oh pah qdo tas calado essa merda parece poesia! o porto devia ser erradiado PELO MENOS durante 100 anos!!! xD

Re: Inadmissivel

Oh CurvaSul tu dás dó pá! Isso é uma doença! Devias ter vergonha na cara e assumir de uma vez por todas o nivel deplorável e cobarde do teu presidente e conpinchas! Uma coisa é clubite outra bem diferente é falta de inteligencia coisa que tu pelo que escreves assumidamente tens. Cumprimentos Ps: Vergonhoso é o Boavista descer de divisão e o fcp ficar. A esta hora muito se deve tar a rir o corrupto do PC.

Re: Inadmissivel

VAI PARA A GRANDE PUTA QUE TE PARIU! Que tal gostaste desta maneira inteligente de escrever.

Só falta ouvir dizer: Sim, corrompemos e depois?

Re: Só falta ouvir dizer: Sim, corrompemos e depois?

Corromper?! Onde lêste isso?

Oh amigo...

Reconheço-te um mérito: vens dar a cara neste momento dificil e és coerente com a tua posição de sempre neste forum, ou seja, Pinto da Costa no Céu e o Porto na Terra. Vê lá se nao te atrasas para a conferencia de imprensa ás 8 da noite! Vai lá dar um abraço ao Mestre!

Re: Inadmissivel

Inadmissivel é depois de provado a culpa do Sr Pinto da Costa tu ainda vires defende-lo.

Re: Inadmissivel

Nunca vais entender ,infelizmente para ti só tiveste BANANAS como presidentes.

Re: Inadmissivel

BANANAS , MAS SÉRIOS .

Re: Inadmissivel

recorrer para quê? limpar a imagem?o que interessa ter uma imagem limpa aos olhos de quem não quer saber ?? O Porto joga que se farta, isto está à vista dos olhos de todos. Quem se quiser entreter com estas novelas, be my guest, mas se queres saber não me incomoda minimamente que se diga o Porto isto ou aquilo.

Re: Inadmissivel

A tentativa de corrupção faz-se antes dos jogos! Sabiam lá se iam ser fáceis ou não!

Re: Inadmissivel

Mas qual corrupção?! Só é corrupção se o corrumpido INFLUENCIAR o resultado.

Re: Inadmissivel

Portanto se o tipo for apanhado a receber dinheiro antes disso não é ?

Re: Inadmissivel

Em termos Juridicos não é. Até te digo mais ,se realmente recebeu a pasta ,que devolva por que não fez o serviço :).