Análise aos plantéis | Relvado

Análise aos plantéis

 

Com os planteis fechados é tempo de fazer uma avaliação global da nossa equipa. Façam-no avaliando, em comparação com os adversários directos, estas posições: Guarda-Redes, Laterais, Defesas Centrais, Médios Centros, Extremos/Médios e Avançados.

Guarda-Redes: Com Rui e Hildebrand ficamos com a melhor dupla de Guarda-Redes a jogar em Portugal e tenho a certeza que não será pela baliza que não vamos atingir os nossos objectivos. Não esquecendo Tiago que sempre que tem sido chamado não tem ficado mal na fotografia.

Laterais: A dupla João Pereira/Evaldo dá-me total confiança para a época que se avizinha, algo que a meu ver já não tínhamos há muito tempo. O problema é que as segundas linhas Abel/Grimi não nos dão segurança alguma e Cedric ainda não se viu de forma a que possamos dizer algo sobre ele. Por isso, se algum dos titulares tem alguma lesão mais prolongada ficamos novamente fragilizados nessas posições.

Defesas Centrais: Não estamos fortes, ou melhor estamos menos fortes que os nossos rivais. Carriço e NAC têm feito uma dupla aceitável nos últimos jogos mas não acho que seja dupla para atacar os objectivos que o clube pretende atingir. Torsiglieri, a acreditar no que se leu e ouviu aquando da sua vinda, é muito forte nos duelos individuais e no futebol aéreo, mas está com dificuldades na adaptação ao nosso futebol, mais um caso típico do jogador que precisa de tempo para mostrar as suas capacidades. Polga perdeu o espaço que tinha na equipa e duvido muito que o volte a recuperar.

Médios Centro: Aqui existe qualidade e experiência, penso até que será o nosso ponto forte esta temporada. Pedro Mendes, Maniche e Matias Fernandez podem ser um caso sério neste campeonato e ainda temos André Santos, Zapater e Tales (acreditando no que se tem lido) que podem substituir algum destes sem que a equipa perca a sua consistência.

Extremos/Médios: Extremos puros só temos um, Diogo Salomão, e esse talvez seja o que parte mais atrás nas opções do treinador, até porque é o que tem menos experiência e falta-lhe escola (acredito que possa ser o grande reforço para o último terço da época). Izmailov se conseguir se livrar das lesões e dos problemas será sempre titular porque tacticamente é de longe o jogador mais evoluído que temos para esta posição. Não deslumbra a atacar mas tem uma razoável média de golos e assistências. Valdes tem sido uma agradável surpresa, tem técnica é bom no 1 para 1, sabe o que faz com a bola mas parece-me ser um pouco irregular. Vukcevic é um "case study", tem técnica, remata bem, cruza bem, é fisicamente fortíssimo mas para além de só defender quando lhe apetece, tem jogos que pensa que está a jogar sozinho. É aquele tipo de jogador com o qual o treinador não pode ter muita confiança, o seu rendimento a cada jogo é sempre extremamente imprevisível. Depois temos Djaló que tanto pode jogar a extremo como a avançado, é mais um jogador de rendimento imprevisível, é muito rápido e por vezes algo egoísta . Em resumo penso que jogando Izmailov num lado e Valdes noutro, não ficamos explosivos e altamente perigosos como se calhar Paulo Sérgio desejaria mas ficamos certamente consistentes e capazes de fazer coisas boas.

Avançados: Claramente e unanimemente o nosso calcanhar de Aquiles. Temos Liedson que está na curva decrescente da sua carreira mas que ainda vai de vez em vez fazendo o gosto ao pé, mas não temos mais ninguém. Djaló, Saleiro e Postiga não são avançados com que podemos contar para nada! E aqui estamos claramente bem atrás dos nossos adversários directos e não tenho dúvidas que isso irá nos custar pontos como já custou frente ao Paços de Ferreira. Não tenho dúvidas também que em Dezembro vamos andar novamente atrás de um (porque não dois) "Pinheiros... de Natal" e espero que não se repita a mesma asneira de andarmos mais 3 meses à procura de um "Pinheiro" e não apareça nenhum.

Conclusão: Podemos não ser os mais sérios candidatos ao título nem os nossos rivais considerarem-nos como rivais mas, de uma coisa tenho eu a certeza, este Sporting é muito mais forte e mais equilibrado do que o da época passada.

I Liga:

Comentários [53]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

No Sporting

sinceramente não percebi o empréstimo do pongolle não contratando nenhum atacante....

Benfica

Tem um plantel mais que suficiente para ser bicampeão, vencer a taça de Portugal e a taça da liga pela 3ª vez seguida. Podia-se ter feito mais alguns ajustes mas os negócios não se proporcionaram, e ir buscar só para fazer número não valia a pena. Falta uma alternativa ao Gaitan, espero que em Dezembro se tenha isso em conta, de resto, o plantel é equilibrado e bastante forte, é preciso é ganhar 3/4 jogos seguidos e os níveis de confiança vêm por aí acima.

como são as coisas...

Toda a gente diz que o Gaitán não é substituto do Di mas a verdade é que a única "falha", a meu ver, deste plantel é uma a alterantiva...a Gaitán!

Exacto

Estamos de acordo então.

O Gaitan não é substituto do

O Gaitan não é substituto do Di maria,mas vocês acham que falta um substituto para o Gaitan que joga no lugar do Di Maria...........lol.Achas mesmo que vais ser campeão???

Falta uma outra opção para

Falta uma outra opção para jogar na extrema esquerda, e sim, para mim o Gaitan é um ala esquerdo, tem todas as características para isso.
Isso foi outro dos "mitos " que se criou em relação ao Benfica, a posição do Gaitan.

Gaitán tem sido utilizado por

Gaitán tem sido utilizado por Jorge Jesus no lado esquerdo do meio-campo, na posição que era ocupada por Angel di María. Apesar de não estar habituado a alinhar numa zona tão recuada do terreno, o argentino assegurou estar a adaptar-se rapidamente. “Esta é uma posição nova para mim. Mas com treinos, jogos e com a confiança do técnico estou a sentir-me cada vez melhor e vou tentar dar o máximo de mim”, afiançou.

Exacto, o gajo tem todas as

Exacto, o gajo tem todas as características para jogar ali, boa técnica, boa capacidade de cruzamento, rápido QB, o DiMaria na argentina jogava atrás do PL curva.

uma intromissão....

Caro fjorge, leu o meu artigo onde faço referência ao papel de gaitán nesta época? (publicidade à parte)

http://relvado.aeiou.pt/benfica/que-benfica-ate-ao-final-epoca

A ideia terá sido contratá-lo para essa função mas eu acho que ele vai desempenhar uma função mais importante...

Abraço

se deixarem...

Para mim o Gaitán vai ser muito mais importante do que apenas "um substituto" do Di. Esse é, efectivamente, o Salvio. (escrevi a minha ideia sobre isso algures)

Completamente!

Completamente!

Plantel do FC Porto

Guarda-redes: Helton, Beto e Kieszek – Neste sector a equipa está muito bem servida. Na minha opinião o FC Porto é a equipa portuguesa com o lote de guarda-redes mais forte. Defesas: Rolando, Maicon, Otamendi, Sereno, Fucile, Sapunaru, Álvaro Pereira e Emídio Rafael – O FC Porto perdeu muita qualidade em relação à época passada neste sector. Com a venda de Bruno Alves ficou aberta uma grande lacuna que a meu ver ainda não foi devidamente colmatada por Maicon. O lado direito da defesa contínua a ser um sector que deixa um pouco a desejar (tal como na época passada). Neste sector, o FC Porto está longe de ter os melhores elementos em comparação com as restantes equipas. Médios: Fernando, João Moutinho, Belluschi, Rúben Micael, Guarín, Casto, Souza e Cristián Rodríguez. Neste sector o FC Porto perdeu Raúl Meireles, mas ganhou Souza, Castro e Moutinho. Esta zona intermédia é provavelmente o sector mais forte da equipa e na minha opinião é o meio-campo mais forte do campeonato português. Existem muitas soluções para diferentes sistemas de jogo! Avançados: Hulk, Falcao, Varela, Ukra, Walter, James Rodríguez e Mariano. Os três primeiros são jogadores de topo. Ukra é uma jovem promessa que está a dar os seus primeiros passos num clube de grande dimensão. Walter e James são ainda incógnitas, ao passo que Mariano contínua também ele a ser uma incógnita. Estou também muito satisfeito com este sector, pode até nem ser mais forte que o dos rivais, mas dá garantias para o que der e vier. No geral: Penso que este plantel é mais forte que o da época transacta!

A unica duvida é se Ota é

A unica duvida é se Ota é mesmo reforço.Daquilo que vi no Mundial não gostei,espero estar enganado.Outro ponto é ver durante quanto tempo belluschi consegue estas performances. PS-Uma pena ontem o andebol,por um segundo........

re

"PS-Uma pena ontem o andebol,por um segundo........" por um segundo não, por burrice. Desculpa por dizer as coisas assim, mas é mesmo a verdade. Com mais 1, e a faltar 5 segundos, a jogada não pode acabar com um remate de um ponta! Isto é básico! Tinham a zona central para explorar, e até houve espaço para colocarem a bola no pivot, mas decidiram abrir no ponta, que ainda por cima não quis assumir a responsabilidade e passou ao outro ponta, quando já não havia tempo. Mau trabalho do treinador, que não preparou a jogada.

Estas a falar de um treinador conceituado.

Aceito que houve alguma demora,principalmente antes da exclusão do adversário.Mas convém lembrar o livre ,é natural que o meio estivesse fechado.Tentaram as pontas,fomos infelizes........tudo bem.

Muito bem visto! Eu por

Muito bem visto! Eu por acaso quando me lembrei que dava o jogo e mudei para a 2, já só assisti à repetição do último lance. Se foi como dizes (com um a mais) a jogada tinha que acabar com finalização na zona central e não na zona do ponta. É básico!

Uma pena?!

O FCP foi muito, mas mesmo muito ajudado pelo árbitro tuga. Um andebol desligado, lento, sem movimentações, a viver de jogadas individuais e da inspiração do Nuno Grilo e de um guarda redes (o segundo a sair de Évora) que estava num dia bastante inspirado. Retiravas estes três e tinham levado uma tareia do tamanho do mundo. Claramente sem estaleca para uma competição como seria a Liga dos Campeões...e ainda para mais com uma equipa onde o jogador mais experiente tem 26 anos. Se chegassem lá, saiam vergados...e acredita que envergonhados.

Desculpa?!!

Claro que foi uma pena,até para o desporto nacional.Porra que azia é essa,até no andebol o vosso ódio é doentio!!! -A dupla de arbitragem era dinamarquesa -Nuno Grilo apenas ontem em 3 jogos marcou golos,o Mota,o capitaão e o keeper são as mais valias. -O jogador mais velho é o lateral direito com 33 anos. -O Dario com mais calma(falhou isolado 2 golos) e ganhavamos com alguma tranquilidade Moderado como clubite :).

Ninguém disse...

...que não seria bom. Limitei-me a constatar o óbvio. O FCP ainda não tem estaleca para uma competição daquelas. Aliás, o andebol nacional somente agora estará a caminhar para uma profissionalização coerente. Na altura do Resende, do Filipe Cruz, do Andorinho...era mais coração (e que coração) que talento. Nesta fase, que se preparem os miúdos, que se arranjem treinadores de topo (e o do FCP é um deles) e que se forme a cabeça dos jogadores. O que falta às equipas portuguesas é essencialmente a frieza e a concentração muito típica das equipas de maior projecção. E só comentei o jogo do Grilo ontem. Ontem foi uma mais valia. O Felipe Mota, por outro lado, é capaz do melhor e do pior. Marca golos extraordinários...mas perde bolas de forma infantil. No Minsk, o "Nedved" e o guarda redes são claramente de outra galáxia. Não creio que ganhasses com tranquilidade com esses dois golos. O lateral direito chegou a jogar? E tinha a ideia de que um dos árbitros (o Hadsen, creio...) tinha sido substituido no início da partida por um português, devido a queixas físicas...mas não meto as mãos no fogo. Seria óptimo para o andebol português voltar a meter uma equipa nesta competição. Mas não estamos claramente preparados para estes vôos. Talvez daqui a uns 2 anitos, caso a formação continue no rumo que iniciou há coisa de 6 anos. E o meu primeiro ponto negativo neste novo relvado. É bonito. :)

Concordo quando dizes que

Concordo quando dizes que ainda temos um longo caminho.O nivel da Champions é muito alto,mas o FC Porto esteve muito perto,não o podes negar. Bom almoço.

Estiverm perto...

..., sem dúvida, e fizeram mais do que eu esperava...mas não quer dizer que não estejam longe (todas as equipas portuguesas estão). Bom almoço.

Com este plantel,vão

Com este plantel,vão continuar mais um ano atrás do SC Braga.Aliás se a estrutura bracarense se mantiver,não vejo como vai conseguir o segundo clube de lisboa ultrapassar o principal clube do minho. Essa de terem o melhor naipe de keepers de Portugal,é mesmo para começar bem a semana...lol. PS-É verdade que os sportinguistas não respeitaram o "minuto de silêncio" em memória de Torres,durante uma partida de futsal??

1 min de silêncio

Em GMR também não cumpriram o minuto de silêncio. Andaram a bater palmas!

uma vergonha

Isso mesmo, foi uma tremenda vergonha!!

Fc Porto

:) Ó Polo, a buba que apanhas-te quando Moutinho veio para o Dragão ainda não te passou pois não? "Com Rui e Hildebrand ficamos com a melhor dupla de Guarda-Redes a jogar em Portugal" Se excluíres o Fc Porto do lote de equipas Portuguesas talvez tenhas uma das melhores duplas... Agora o plantel do Porto, como já dei a entender de guarda-redes estamos bem servidos, Helton é o melhor GR que apareceu em Portugal depois de Baia e dá confiança e segurança total, e esta época parece que ainda está melhor, mais seguro e mais confiante, Beto dá igualmente boas garantias e Kieszek, do que vi na pré-época também me parece ser um jogador de bom nível. Na defesa, temos uma primeira linha muito boa e uma segunda linha próximo do razoável, Rolando traz a experienciadas épocas anteriores e podasse tornar o patrão da defesa a curto prazo, Otamendi e Maicon lutarão pela outra vaga, será com certeza uma concorrência saudável, Sereno não tem hipótese. Na direita, se tivermos o Fucile do Mundial o lugar esta entregue, alias, bem entregue, se for o Fucile da época passada então Sapunaru tem uma hipótese de ser o titular. Na esquerda, com o melhor lateral esquerdo da liga Portuguesa em campo não haverá preocupação. O meio campo também esta muito forte e com óptimas soluções, apenas duvido do potencial substituto de Fernando no caso da impossibilidade deste pois não há mais nenhum jogador com as características do “Polvo” para jogar no seu lugar, quanto ao resto, Moutinho, Souza, Micael e Belluschi dão garantias mais do que suficientes tanto para jogar em 433 com em 442. Com Hulk, Varela e Falcao aptos dificilmente alguém pegará o lugar mas as soluções no banco também são de bom nível, Walter é forte e vai explodir quando estiver bem fisicamente e na extrema James, Cebola e Ukra são boas soluções para ser lançados às feras quando for necessário. Em suma, plantel equilibrado com um onzes muito forte e boas soluções no banco para desempenhar o papel dos “titulares”, de realçar a importância de ter jogadores no plantel com capacidade para alterar o sistema táctico mediante o adversário ou mesmo durante o decorrer do jogo.

Helton o melhor guarda-redes em portugal depois do Victor Baia?

Só se esqueceres do Michel Preud'homme e o Robert Enke. Pensando melhor tens razão o Helton é o melhor guarda redes a seguir ao Victor Baia, porque o Michel Preud'homme e o Robert Enke eram claramente superiores ao Victor Baia.

Entre o Preud`homme e o Enke

Entre o Preud`homme e o Enke ainda teve o Shmeichel, só depois vem o Baia.

Sem falar no majestoso Manuel

Sem falar no majestoso Manuel Galrinho Bento!

Enke??? lollll Um gr

Enke??? lollll Um gr interessante mas muito longe da qualidade do vitor baia!

LOL

Não me leves a mal mas, mais do que a declaração dele, achei um piadão à tua... ;) De Michel Preud'homme aceito que o digas porque foi um enorme GR e é naturalíssimo que muita gente o ache melhor que o Baía mas... Robert Enke?! É gozo, não é?