Adeptos do Belenenses pedem eleições antecipadas | Relvado

Adeptos do Belenenses pedem eleições antecipadas

 


Adeptos do Belenenses pedem eleições antecipadas
A demissão de Carlos Janela do cargo de director-desportivo do Belenenses não chega para acalmar a fúria dos adeptos no âmbito do caso Meyong. A provável perda de 6 pontos pela utilização indevida do atleta está a perturbar a vida dos azuis do Restelo e já há quem fale em eleições antecipadas. Além de Janela, os adeptos pedem a cabeça do presidente Cabral Ferreira.


No blogue Belém Até Morrer lamenta-se que «a culpa (quase) morre solteira» e questiona-se «quem contratou Carlos Janela» e se «os administradores da SAD são (eram) meros fantoches ao serviço do director desportivo». No mesmo sítio se pergunta se «Cabral Ferreira não negociou directamente com o seu "amigo" presidente do Levante», Julio Romero Salvador.

Também no Canto Azul Ao Sul se salienta que Cabral Ferreira nunca disfarçou «ter tido boas relações com o presidente do Levante». O adepto responsável por este blogue condena o presidente do Belenenses e Carlos Janela pelo processo, mas também culpa o treinador Jorge Jesus.

Jorge Jesus
Outros adeptos recordam que na apresentação de Meyong como reforço, no início de Janeiro, Jorge Jesus elogiou a actuação de Cabral Ferreira na aquisição do avançado, falando mesmo de «uma grande gestão de um grande presidente». «Como é que um presidente consegue vender um jogador por mais de um milhão de euros e, passado este tempo, esse jogador volta ao Belenenses com esse clube a pagar os seus salários», uma pergunta que Jesus deixou então no ar e que atestará a participação de Cabral Ferreira no negócio.

O acto de aparente boa gestão poderá sair caro ao emblema do Restelo e no blogue Belém Integral sublinha-se que «a Direcção deve uma explicação cabal a todos os associados sobre o que de facto aconteceu». Neste espaço sugere-se ainda que Cabral Ferreira aborde «oficiosamente os dois candidatos vencidos nas últimas eleições [Fernando Gouveia da Veiga e José Duarte Ferreira], para lhes dar conta do que tenciona fazer quanto à salvação da época desportiva», estratégia no sentido de promover a unidade em torno da equipa, justifica-se.

Adeptos Belenenses
E com o mar de críticas à direcção de Cabral Ferreira, surgem ecos a favor de eleições antecipadas no clube. Gouveia da Veiga, que recolheu pouco mais de 20 por cento dos votos nas eleições de Março de 2007 ganhas pelo actual presidente do Belenenses com 62,5 por cento, associa-se à onda revoltada, realçando em declarações recolhidas pelo jornal A Bola que «a administração teria a obrigação de se responsabilizar pelos danos causados».

Mas há quem ilibe os responsáveis do Restelo e fale numa «campanha contra o Belém». O blogue Alternativa Belém repara que o presidente da Naval e o comentador desportivo Rui Santos já sabiam que Meyong não podia ser utilizado antes de Jorge Jesus o ter colocado em campo frente aos da Figueira da Foz, embora não o tenham anunciado. Perante a provável perda de seis pontos e a queda para a metade final da classificação, o adepto que edita aquele espaço sublinha que se avizinha «uma nova batalha» para o Belenenses, nomeadamente com a proximidade dos jogos contra Braga e Sporting.


Fotos: Lusa


I Liga:

Comentários [48]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Essa é uma situação tão...

simptomatica do que se passa no futebol português..... Não me admiro isso ter acontecido. é tudo uma cambada de amadores!

Comentário de Scolari sobre o caso Meyong:

"E o burro sou eu?!"

Este Cabral Ferreira

Só mostra em tudo isso o que já antes tinha mostrado na sua "belíssima" gestão desportiva no ano em que o Belenenses desceu. É um incompetente, nada sabe de futebol, um tacheiro, que inclusive está a fazer uma gestão financeira ruinosa que ou muito me engano ou vai levar o Belenenses á falência. O tempo está a dar razão aos qyue criticaram este senhor quando se foi fazer ridiculamente de virgem ofendida e vítima no caso Mateus. Cumps.

o grande culpado disso tudo é o RUI SANTOS

do sic noticias,foi ele que fez a denuncia quando disse no domingo que o meyong jogou esta epoca em 3 clubes

Re: o grande culpado disso tudo é o RUI SANTOS

Não digas disparates! A culpa é de quem o pôs a jogar e não de quem mencionou o assunto! Mas, além disso, já o Presidente da Naval tinha falado no assunto e já sabia da ilegalidade! Só não teve foi a ombridade de avisar o clube de Belém antes do encontro!

Re: o grande culpado disso tudo é o RUI SANTOS

Se a denuncia não fosse feita agora o belenenses arriscaria-se a perder mais pontos pondo desde já a permanência em risco e alterando ainda mais a verdade desportiva.

Re: o grande culpado disso tudo é o RUI SANTOS

pois é,se ninguem reparasse,o belenenses nas proximas jornadas ciontinuava a usar por o meyong a jogar e depois nao perdiam 6 pts,perdiam muito mais e desciam certeza engraçado que nem os jornais desportivos disseram nada ate domingo,so disseram que o meyong esta epoca esteve em 3 clubes quando o belenenses contratou o meyong eu ja tinha dito que a lei nao permite 1 jogador jogar em 3 clubes numa epoca

Re: o grande culpado disso tudo é o RUI SANTOS

O problema é que quem paga a falta de profissionalismo não é só o Belenenses, mas também os clubes que competem com a Naval pela manutenção.

Re: o grande culpado disso tudo é o RUI SANTOS

nao só,suponhamos que o meyong tivesse jogado aquele jogo que o slb perdeu em belem ha umas jornadas atras. o slb nao protestava o caso meyong?

Re: o grande culpado disso tudo é o RUI SANTOS

Claro que qualquer clube sabendo da situação protestaria.

Mas as eleições não foram á pouco tempo...

Este é um erro mas quem é que sabia que o jogador tinha jogado 12 minutos ... Penso que não se pode por em causa tudo por causa de um erro que embora grave não é mais do que um erro

A Brincar, a brincar....

esta treta f****, muita boa gente que não tinha culpa nenhuma. E Lixou quem??? Estrela, Leixões, Académica, Paços e Leiria. Toda a gente sabe que ter um clube como o belenenses a lutar pela manutenção é muito mais complicado que ter a naval, (com todo o respeito pelo clube figueirense)e porquê?? 1ªporque o belenenses é um clube da capital, e parecendo que não ainda residem os velhos do restelo, como se viu no cso mateus, em 2ª porque tem uma equipa muito boa, convem dizer que este ano andou na uefa, e daí a probabilidade de perderem pontos seja menor. Como Leixonense e não devo ser o único, porque certamente os sócios destes clubes que têm 16 pontos, ficam indignados, era preferivel ter 2 equipas com 15 pontos, do que 4 com 16. E ja agora como se sentirão os Leirienses, pena não haver nenhum aqui no relvado, é que pelas tabela actual o leiria esta a 10 pontos de se salvar, mas se mudar passará a estar a 11 pontos. QUE CULPA TÊM ESTAS EQUIPAS DE ERROS AMADORES??? É PRECISO TER EM ATENÇÃO ISSO, PORQUE O CAMPEONATO, NÃO SÃO SÓ OS PRIMEIROS 6, E O RESTO É PAISAGEM. SE ESTE CASO SE COLOCA-SE EM CAUSA A LUTA PELO TITULO, CERTAMENTE MUITA GENTE FALAVA E INDIGNAVA-SE, MAS COMO NÃO É....... DEIXA-SE ROLAR..... p.s. JA AGORA PORQUÊ, QUE A ACADÉMICA, NA TABELA ESTÁ Á FRENTE DO LEIXÕES, SE TEM IGUAL NUMERO DE PONTOS, E O LEIXÕES FOI A COIMBRA EMPATAR 1-1? ORGULHO PEIXEIRO LEIXÕES1907

Re: A Brincar, a brincar....

Acho o teu comentário interessante e tenho pena de não ter pontos de moderação! De qualquer modo,o Belenenses terá de pagar pelos seus erros! Cumps.

Re: A Brincar, a brincar....

Resposta ao P.S. Porque se houver igualdade pontual e igualdade nos confrontos (neste caso ainda so houve um) o primeiro factor de desempate é o dos golos marcados. Neste caso A Académica tem mais. Cumps

Re: A Brincar, a brincar....

OK, obrigado

Curioso!!!

Como um Clube a quem se dá tão pouca importância na comunicação social e que normalmente até nem tem muita assistência nos seus jogos,consegue ter tantos "bloguidstas"! Considero O Belenenses,apsar de todas as desventuras e azares,no seu percurso,o único clube português,a ter "peneiras" de fazer parte,e num futuro muito próximo,a ser um dos quatro grandes do futebol Português! Haja bons gestores,que actualmente é do que o "desporto(?)"nacional precisa!!! Cumps.

Culpado(S)

Não me parece correcto que se esteja á procura de um bode expiatório quando os culpados são todos os envolvidos, portanto mais do que um: Começando pela direcção do Belenenses que mesmo conhecendo as regras cometeu o erro, pela FPF que é quem impoe as regras, nunca deveria ter permitido a inscrição do jogador (apesar da inscrição ser possivel, devia ter relembrado essa alinea, porque o clube não o ia contratar só para lhe pagar os salários até ao final da época), pela liga de clubes, que pelos vistos só existe para os castigos... e para actos de incompetência Fala-se na culpa de Jorge Jesus, mas ele só conrrespondeu às vontades da direcção. É pago para tal. O mais acertado seria arquivar o assunto porque neste caso ninguém tem autoridade para julgar quem quer que seja, mas como o Belenenses já foi o beneficiado num caso muito parecido com este, no “caso Mateus”, que lhe permitiu a manutenção na 1º liga é justo que seja punido consoante as regras, ou seja, a perda dos tais 6 pontos.

Re: Culpado(S)

Não estou totalmente de acordo contigo. Pelo menos no que toca à FPF. Segundo percebi a Federação não tem acesso ao rol de jogos em que o jogador participou, apenas ao rol de clubes em que esteve inscrito. Perdoa-me a comparação mas é um bocadinho como o Registo Automóvel que precisa saber quantos donos teve um carro mas não faz a mínima ideia de quantos kilómetros andou. A ser verdade então a FPF está realmente isenta de culpas. Já o desconhecimento do agente me parece muito supeito. O dos dirigentes parece-me escandaloso e o do jogador é um pouco estranho. A não ser que pensasse que só um bocadinho (14 min.) não fazia mal. De qualquer forma ainda bem que o Belenenses só ganhou um jogo desde então. Imagina que tinha o "azar" de ganhar 3 ou 4 jogos!

qualquer criança consegue saber quanto tempo

de jogo,quantos jogos,etc tem 1 jogador basta pesquisar no goggle http://www.zerozero.pt/jogador.php?edicao_id=0&epoca_id=137&id=403

Re: qualquer criança consegue saber quanto tempo

Ok. Então qualquer criança podia ter avisado o Belenenses. Isso não obriga a Federação a procurar saber dos minutos de utilização. Volto a dizer: Se a Federação tinha na sua posse (como parte da documentação que recebeu para inscrever o jogador) informações sobre a utlização do jogador deveria ter informado o clube. Pelo menos moralmente tem essa obrigação. De qualquer das formas nada isenta o clube de responsabilidades.

Re: Culpado(S)

Mas ontem um jornalista num programa televiso (Comentários do BB) dizia que devido ao jogador ser estrangeiro, toda a sua papelada teria de passar pela FPF para que esta pudesse dar o visto ao jogador, portanto ou por desatenção ou por preguiça da parte da federação, esse registo que dizia que o jogador já tinha alinhado por 2 clubes foi ignorado. Claro que a culpa recaí maioritariamete sobre a direcção, porque é quem permite o jogador de poder jogar, mas a federação não pode ser imune de culpas senão casos como este vão se repetir. Cumps.

Re: Culpado(S)

Se isso é verdade então retiro que disse. Se isso for verdade então é de muito mau tom (para não dizer mais) que não tenha havido um aviso por parte da Federação. Ninguém acreditaria que o Belenenses iría contratar em Janeiro um jogador (que não deve o salário muito baixo) para ficar com ele 7 ou 8 meses sem competir. Aguardemos desenvolvimentos a fim de saber se é ou não verdade. Cumprimentos

Re: Culpado(S)

Acho que sim,que tens razão! Até te moderei,mas não concordo contigo quando comparas este caso com o do Gil Vicente! Não tem nada a ver um caso com o outro e,do mesmo modo que o Gil Vicente pagou pelaS suas asneiradas o Belenenses deve pagar com pelas suas! Cumps.

Re: Culpado(S)

Obrigado :) O caso ñ é igual, é certo, mas em alguns aspectos tem algumas semelhanças. Claro que no caso do Gil Vicente a incompetência da direcção foi maior, mas se as regras foram cumpridas, com os devidos castigos, a lei a partir de agora deve ser aplicada a todos sem excepção (apesar de eu duvidar que fosse aplicada se fosse um dos 'grandes'), para que se evite que voltem a acontecer os mesmos erros. Cumps.

Errar é humano...

Existe cada vez mais intolerancia com o ser humano, qualquer falha seja ela pequenina serve logo para deitar a pessoa abaixo, independentemente do que aconteceu acho que isto está a chegar a extremos quase ridiculos, desde agredirem o Janela e agora quererem eleições antecipadas de uma direcção que quer queiramos quer não deu estabilidade ao Belenenses e pedem a cabeça de um treinador que goste-se ou não se goste(eu por acaso não gosto) fez um excelente trabalho na epoca passada, enfim o ser humano tem a memória curta. Não sou de Belenenses nem sequer simpatizo com o clube por isso estou á vontade para dar a minha opinião da forma (mais) isenta possivel. Cumps

Re: Errar é humano...

Acho interessante o teu comentário e como tal assim te modero. Sem dúvida que a memória é curta e como se costuma dizer passa-se rapidamente de "bestial" a "besta"! Mas temos que compreender que os ânimos estão exaltados,ainda que me parece um exagero,porque nos estádios os adeptos do Belenenenses,quase se não vêem! Sem dúvida que a "distracção" é imperdoável,mas eleições antecipadas... Numa época marcada por escandalos a vários níveis,só poderemos pensar,que hoje,o futebol profissional,não é mais que um negócio,onde muitos enchem os bolsos!

Re: Errar é humano...

Concordo que devia ter havido mais profissionalismo nesta questão mas como disse errar é humano, a unica coisa que critico em todos os intervenientes é A estar a culpar B, B a culpar C, C a culpar D que por sua vez culpa A, isso sim é criticavel, ficava bonito ao Presidente do Belenenses pedir desculpa aos socios e simpatizantes do clube pelos 6 pontos perdidos devido a um erro de "gestão". Cumps

Mas um arraial à boa moda portuguesa...

Belenenses? Incompetentes... A participação num jogo implica que se conheçam as regras do mesmo. Atribuir as culpa a uma única pessoa neste caso é no minimo cobarde. FPF? Inconscientes... Fugiram com o rabo à seringa, e se eles não têm responsabilidade nenhuma em termos legais, em termos morais foram assim para o nojento. Todo este caso era escusado e não precisávamos de mais uma polémica, de mais uma novela... mas eu até acho que eles gostam disso. Naval? Amigos da onça... Pior do que saber que o Meyong não poderia ser utilizado é depois virem a público revelar tal facto. Como se iso fosse um grande feito. Eu sei bem o que eles pensaram: não ganham no campo, ganham na secretaria... é vitória pela certa. Fair-play? É uma treta. Empresário de Meyong? Sonso... Ele até poderia desconhecer a regra mas não acredito muito. Este tinha a certeza que o Belenenses ia ser o terceiro clube do camaronês. Mas a comissão falou mais alto. Meyong? Vítima... E nem é preciso dizer mais nada.

Re: Mas um arraial à boa moda portuguesa...

Creio que ainda falta referir, em adição ao teu comentário, a falta de eficácia da Liga de Clubes que tambem poderia ter chamado a atenção do Belenenses para a ilegalidade do jogador alinhar! De qualquer forma, este comentário merece um "bem escrito"!

Re: Mas um arraial à boa moda portuguesa...

Grazie :) Cumps