O adepto... treinador? | Relvado

O adepto... treinador?

 

Kiko Jordan diz: "o presidente do
Sporting, Dias da Cunha, teve na semana que passou uma afirmação curiosa, mas
não menos verdadeira. «O grande problema é que cada adepto julga que é
treinador e que pode decidir que equipa é que joga», disse o dirigente. Acham
mesmo que cada um de nós (adeptos) reage como se fosse o treinador da sua
equipa? Será que muitas vezes ultrapassámos a sempre ténue barreira de
simpatizantes e/ou sócios dos nossos clubes para querermos assumir um papel que
não nos está destinado? Se a responsabilidade fosse realmente nossa, reagiríamos
da mesma forma?"

I Liga:

Comentários [23]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

é verdade

em cada homem existe um treinador dentro dele.

em cada mulher existe uma medica dentro dela.nao acreditam?entao digam ao pe de uma mulher que lhes doe algo,para ver se ela nao da logo uma marca de medicamento...

off topic

ricardo não joga com maritimo e benfica.
diz peseiro que fica a aguardar que passe esta onda desforavel ao keeper.

quanto ao artigo, apesar de julgar este plantel inferior ao do ano passado, acho que a lagartagem revelou má memória pois já na época passada contestaram muito o coach, para no final quase o compararem a Mourinho.

Estou certo que e se o Liedson engatar e o Deivid compreender o que tem de fazer nas 4 linhas, todo o controlo de meio campo que caracteriza este scp será consubstanciado em golos e em pontos.

Até lá :...Haja Coração, lagartos!!!
E não despeçam o homem depois de perderem com o slb.LOL

Sou Técnico de bancada

E com muito gosto... Não me acho no direito de decidir que joga até porque existem factores diversos que só o acompanhamento diário mos podia revelar. Mas gosto imenso de futebol e sinto-me no direito de opinar, de mostrar desagrado ou agrado consoante as escolhas ou as prestações dos atletas.
Os dirigentes querem é, à semelhança do que fazem com os atletas, que os adeptos estejam calados. Para mim futebol/desporto não é isto. A mim não me calam!
Viva o Relvado.com!

Ser treinador...

Ser treinador não é uma profissão altamente especializada. Ou seja, cada um de nós que vê futebol há largos anos pode perceber tanto, ou mais, que qualquer treinador de futebol.
O Dias da Cunha tem razão numa coisa, não são os adeptos que decidem, mas, ele tem de se lembrar que muitos adeptos percebem bastante de futebol.

E tentar diminuir a opinião dos adeptos a palpites de alguém que não percebe nada de futebol é um erro, até porque são os adeptos que enchem os estadios e por isso tem de estar felizes e confiar no treinador da equipa que apoiam.

Re:Desculpa lá.

Ser treinador de futebol não é só perceber de futebol.
Além de o ter que perceber tem que saber também metodologias de treino e ter um pouco de condutor de homens, bem assim como saber um pouco de psicologia.
Se só souber de futebol não vai longe.
Daí que uns são bons e outros são o que são.

Re:Desculpa lá.

É verdade,um treinador,não é só um seleccionador.Ele é que os observa nos treinos e,não põe de certeza a jogar aqueles que nâo "rendem".Parece-me fundamental que um treinador além de outras qualidades,deve ter critérios de avaliação bastante desenvolvidos.

Off-Topic

Tiago acaba de assinar finalmente pelo Lyon!Enquanto que Nuno Valente tb o deverá fazer em breve pelo Everton!

Há alguem que veja a equipa mal...

mal e não dê a sua opinião?
Não percebo a lógica deste artigo, mas enfim...
É claro que cada pessoa que gosta de futebol e vê um treinador fazer porcaria, quer o melhor para o seu clube, tenta perceber o que está mal e dá a sua opinião em como mudar. E há coisas que são tão obvias que até mete impressão como é que, num estádio com centenas ou milhares de pessoas, o unico que não vê é, precisamente, o que decide. Não vê, ou muitas das vezes, não quer ver, porque quer mostrar que ele é que sabe, ele é que tem razão.
Agora que se fala tanto na questão do Ricardo, era óbvio que ele tinha que sair da equipa e só não percebo como o Sporting não contratou nenhum guarda-redes. Porque o problema do Sporting, se me permitem os sportinguistas, não é o Ricardo, é que os outros ainda conseguem ser piores.

Re:Há alguem que veja a equipa mal...

Também não sei quais os critérios para se aprovar ou rejeitar um artigo.
Sei que de todos os que já mandei até hoje, apenas 2 foram aceites.
Mas isso não quer dizer que os critérios deles estejam errados, os assuntos que eu sugeri poderiam ter interesse só para mim.

Mesmo assim gostava de saber quais os critéios para poder adequar as minhas propostas aos requesitos da Dona Susana.

Re:Há alguem que veja a equipa mal...

Já somos dois! Mas eu já desisti de fazer sugestões, não aprovam nada do que sugiro. Se calhar ainda vou tentar sugerir alguma coisa que eu pense que não tem interesse, pode ser que ela publique...

emoção

Claro que sim, chama-se "a emoção do futebol"!!

...

Eu acho que cada um de nós, ferrenhos do futebol, quer sempre fazer a sua equipa ideal, e caso o treinador não pense da mesma maneira e coloque em campo outras opções, chovem sempre críticas..

Não é o caso de ultrapassarmos barreiras.. Se somos adeptos do futebol, porque não pensarmos nós no 11 ideal do nosso clube? Não faz mal nenhum..

Por acaso nós pensamos sempre cá para nós: 'epá se eu fosse o treinador do meu cluibe fazia ali uma revolução e fazia um 11 que era excelente..eram só vitórias..' .. Mas isto não é bem assim.. Depois há que acarretar com as responsabilidades :)

É assim

geralmente antes dos jogos da Naval começarem costumo dizer a alguém o onze que eu punha a jogar e durante o jogo vou dizendo quem metia e como quem tirava.
Mas isto é para não dizerem que eu só fazia porque se está a perder ou se está a jogar mal.

Antes de eu fazer isto às vezes o treinador fazia tudo como eu estava a pensar mas eu criticava e dizia que fazia tudo diferente só porque não tinha corrido bem. Assi estando a fazer tudo ao mesmo tempo que o jogo corre não tenho desculpa.

Agora é óbvio que quando se conhece bem um plantel cria-se uma ideia, é tb natural que haja jogadores que se gosta mais e outros de que se gosta menos.
O futebol não é uma grande ciencia logo é natural que as pessoas percebam e exprimam essa mesma opinião, faz parte!

Off-Topic

A quem quiser entrar na Liga IOL, o Paulo_SCP criou esta liga privada:

Participem aqui

O Código para entrar na liga Relvado.com é QY3HXW.

Já estamos 15 Relvas inscritos. É de graça, não é preciso ter conta no IOL e é muito simples o registo e funcionamento da Liga.

Saudações

Uma notícia que interessa aos nokos deste país

Tendo já alguns meses, esta notícia continua actual e devia fazer com que os nokos deste país chegassem à conclusão que ficariam a ganhar se perdessem mais tempo na escola e menos nos fóruns de discussão a ofender os outros.

Quase um milhão de pessoas

Nove por cento dos portugueses são analfabetos


Quase um milhão de portugueses não sabe ler nem escrever. Os nove por cento de analfabetos colocariam Portugal no último lugar da União Europeia antes do alargamento.

Portugal é também o país da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos) com a maior taxa de abandono escolar: apenas 20 por cento dos portugueses chegam ao ensino secundário, ficando a grande maioria pela escolaridade obrigatória, de acordo com o último relatório da instituição.

Amanhã assinala-se o Dia Mundial para a Alfabetização - criado pelas Nações Unidas. Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que nove em cada cem portugueses não sabem ler nem escrever.

São as mulheres que mais contribuem para as elevadas cifras: nos censos de 2001, 11,5 por cento das mulheres declararam-se analfabetas, contra apenas 6,3 por cento dos homens.

Mas em 1970, o cenário era bem pior: 31 por cento das mulheres portuguesas e 19,7 por cento dos homens não sabiam ler nem escrever.

A diminuição do analfabetismo ao longo dos anos deveu-se fundamentalmente à escolarização progressiva dos jovens mas também à morte dos mais idosos, aqueles que mais contribuíam para a grande percentagem de pessoas analfabetas.

Se for tida em conta a população com mais de 65 anos de idade, verifica-se que 47 por cento dos homens e 65 por cento das mulheres não sabiam ler nem escrever em 1970, contra 24,5 por cento dos homens e 41 por cento das mulheres em 2001, segundo números do INE.

Os recenseamentos da população demonstram outra evolução ao longo dos últimos 30 anos, revelando que a percentagem de população sem qualquer qualificação baixou de 61 para 26 por cento, que o peso da população com o ensino secundário completo passou de 2,3 para 11 por cento e que o peso do ensino superior passou de 0,6 para 6,5 por cento.

Na última década, as despesas da administração pública com a educação têm aumentado quase todos os anos, chegando aos sete por cento do PIB em 2001.

Também o consumo total das famílias em educação tem vindo a aumentar, o mesmo acontecendo com o número de crianças inscritas na educação pré-escolar, que passaram de 183.298 há dez anos para os 235.208 no ano passado (houve uma diminuição em relação ao princípio da década, devido à baixa natalidade).

No ano lectivo de 2001/2002 estavam matriculados nos estabelecimentos de ensino de Portugal continental cerca de 2,1 milhões de alunos, 81 por cento dos quais em escolas públicas.

No ano lectivo 2003/2004, segundo dados do Ministério da Educação, estiveram matriculados 1.656.070 alunos (excepto ensino superior). No ensino básico contabilizaram-se 1.071.951 alunos, além de 236.536 no ensino pré-escolar.

Eu falo por mim!

É lógico, e estou no meu direito, que tenha a minha opinião própria! Quando assim não for vale mais deitar uma corda ao pescoço.
As palavras desse senhor, e de há uns tempos para cá pior, valem o que valem. É que pelas palavras dele podemos deduzir que ele pensa que é arbitro pelo modo como fala de arbitragens!

Muitas vezes estou eu a ver jogos do Porto e não me evito de fazer o meu comentário, muitas vezes menos correcto, sobre os jogadores que deviam jogar ou a táctica a aplicar. Mas também sei manter-me na minha posição de mero adepto sem direito a voto, sequer.
Se algum de nós ministrasse dois treinos diários, se tivesse relatórios pormenorizados sobre todos os jogadores, se soubesse a situação clínica dos jogadores diariamente, enfim... poderia fazer um juízo mais adequado e teria argumentos para tal. Agora assim...

P.S.- Eu tenho umas ideias "malucas" para levar o país para a frente, mas não sou Ministro!!!

é normal(2)

cada adeptos ter espirito critico a sua equipa ou clube e dar opiniões sobre o que seria melhor ou não ...ás vezes as soluções são obvias e pertinetes outras um bocado descabidas ...o unico adepto tipo que não faz isso é o adepto do fcp que não têm caracter nem espirito critico são meros seguidores de uma politica com tikes ditatoriais usando metodos á margem da lei..medo falta de curltura desportiva? não se sabe mas é um fenomeno interessante dava para fazer um bacherelado em psicosociologia

Re: Uma noticia que interessa aos nokos deste país

Tendo já alguns meses de atraso, esta notícia continua actual e devia fazer com que os nokos deste país chegassem à conclusão que ficariam a ganhar se perdessem mais tempo na escola e menos nos fóruns de discussão a ofender os outros.

Quase um milhão de pessoas

Nove por cento dos portugueses são analfabetos


Quase um milhão de portugueses não sabe ler nem escrever. Os nove por cento de analfabetos colocariam Portugal no último lugar da União Europeia antes do alargamento.

Portugal é também o país da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos) com a maior taxa de abandono escolar: apenas 20 por cento dos portugueses chegam ao ensino secundário, ficando a grande maioria pela escolaridade obrigatória, de acordo com o último relatório da instituição.

Amanhã assinala-se o Dia Mundial para a Alfabetização - criado pelas Nações Unidas. Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que nove em cada cem portugueses não sabem ler nem escrever.

São as mulheres que mais contribuem para as elevadas cifras: nos censos de 2001, 11,5 por cento das mulheres declararam-se analfabetas, contra apenas 6,3 por cento dos homens.

Mas em 1970, o cenário era bem pior: 31 por cento das mulheres portuguesas e 19,7 por cento dos homens não sabiam ler nem escrever.

A diminuição do analfabetismo ao longo dos anos deveu-se fundamentalmente à escolarização progressiva dos jovens mas também à morte dos mais idosos, aqueles que mais contribuíam para a grande percentagem de pessoas analfabetas.

Se for tida em conta a população com mais de 65 anos de idade, verifica-se que 47 por cento dos homens e 65 por cento das mulheres não sabiam ler nem escrever em 1970, contra 24,5 por cento dos homens e 41 por cento das mulheres em 2001, segundo números do INE.

Os recenseamentos da população demonstram outra evolução ao longo dos últimos 30 anos, revelando que a percentagem de população sem qualquer qualificação baixou de 61 para 26 por cento, que o peso da população com o ensino secundário completo passou de 2,3 para 11 por cento e que o peso do ensino superior passou de 0,6 para 6,5 por cento.

Na última década, as despesas da administração pública com a educação têm aumentado quase todos os anos, chegando aos sete por cento do PIB em 2001.

Também o consumo total das famílias em educação tem vindo a aumentar, o mesmo acontecendo com o número de crianças inscritas na educação pré-escolar, que passaram de 183.298 há dez anos para os 235.208 no ano passado (houve uma diminuição em relação ao princípio da década, devido à baixa natalidade).

No ano lectivo de 2001/2002 estavam matriculados nos estabelecimentos de ensino de Portugal continental cerca de 2,1 milhões de alunos, 81 por cento dos quais em escolas públicas.

No ano lectivo 2003/2004, segundo dados do Ministério da Educação, estiveram matriculados 1.656.070 alunos (excepto ensino superior). No ensino básico contabilizaram-se 1.071.951 alunos, além de 236.536 no ensino pré-escolar.

É muito simples...

Não se pode agradar a gregos nem a troianos!

Dou vários exemplos...

Trapattoni:

Não foi para o "olho da rua" por muitoooo pouco... e no entanto foi campeão...

A grande maioria dos benfiquistas queria que tal acontecesse (lenços brancos), e haveria também quem apoiasse as suas opções...

Inácio:

Quando foi decidido que seria o Augusto Inácio o substituto de Giuseppe Matterazi na epoca 1999/2000, muitos adeptos sportinguistas (eu incluido confesso) torci o nariz... "como um treinador vindo do D. Chaves e sem qualquer experiencia iria triunfar num clube como o Sporting"? E foi campeão...

Muitos outros exemplos poderiam ser descritos.

Quantas vezes, um treinador, á primeira vista não nos conquista (exemplo flagrante... Peseiro...mal foi contratado "caiu o céu a trindade"...) e depois, por muito que faça será sempre condenado?

Não existe treinador nenhum no mundo, que toda a gente, todos os seus adeptos, goste do seu estilo!!

Dou o exemplo Mourinho... é o treinador da moda no momento... no entanto não gosto do futebol praticado pelo Chelsea. Mas é o futebol que ganha!

Á adeptos que não gostam do jogador A, outros do B... o treinador mete o A...uns criticam e pedem o B.... mete o B...criticam porque deveria ser o A! Quantos e quantos casos existem destes?

Olhem um bem recente! Roger!

Quantos e quantos Benfiquistas diziam que o Roger teria lugar de caras na equipa titular? a numero 10. e Quantos diziam que ele era um brinca na areia e que não era jogador para o clube?

Mais exemplos? Muitos...

Quaresma...
Tello...
Pedro Barbosa...
João Pereira...
Postiga...
Até de certo ponto de vista o Nuno Gomes!

Ok concordo que nem sempre os treinadores façam as escolhas correctas, mas não são eles que convivem diariamente com o "grupo"? Não são eles que vivem o ambiente de cada balneário?

É claro que compreendo a atitude dos socios, porque afinal eu sou um deles, e muitas vezes dou por mim a criticar opções! Nós amamos o nosso clube, desejamos sempre vê-lo vencedor e principalmente vê- lo jogar com sempre desejamos/sonhamos!

Dias da Cunha, na minha humilde opinião de adepto, não quis menosprezar nem ofender nenhum adepto leonino... porque haveria de o fazer se é o "ganha pão" do clube?

Eu entendi as suas declarações de outra forma...

Ele pede aos adeptos para não criticarem as opções do Peseiro... ele é que é pago para decidir, e é muito cedo para pressionar! Ok, fomos eliminados da Liga dos Campeões... mas inda so ocorreu uma jornada da liga Betandwin.com!

Julgo que qualquer adepto que esteja na praça Marquês de Pombal a festejar o titulo nacional referente a este ano, vá se lembrar da precoce eliminação.

Vamos dar espaço ao Peseiro... ok perdeu tudo o ano passado... mas a verdade é k conseguiu fazer nos sonhar! E são poucos os que até isso conseguem fazer!

Um abraço

Não reage? Não reagiria?

Cada cabeça, sua sentença. Não há tantos, aqui mesmo no relvado?

A coisa não se generaliza em «simpatizantes e/ou sócios»; há os outros, os ferrenhos. E mesmo entre esses, as opiniões dividem-se, apesar da existências de algumas 'tribos' que defendem uma linha de pensamento comum, tipo Baía à Selecção, já! : )

Quem se debruça a fundo sobre as qualidades dos jogadores da 'sua' equipa, e a qualidade do jogo de equipa, tem todo o direito de ficar lixado com o treinador quando vê uma má exibição. E depois pedem logo a cabeça do Peseiro : P

Eu cá não tenho nada contra o 'meu' treinador; queria mesmo era ver o tal PL e o nº 10 na equipa : S

Digam-me vocês, caros relvinhas. Tenho a certeza que a grande maioria de vós é 'viciada' em joguinhos de gestão futebolística e afins; qual «ténue barreira»? «Se a responsabilidade fosse realmente [v]ossa», quem é que dizia que não a pôr a braçadeira de treinador por um dia?

Re:Não reage? Não reagiria?

quem é que dizia que não a pôr a braçadeira de treinador por um dia?

Eu dizia que não. Prefiro ir à baliza :))

* PLO *

Eu é mais extremo-esquerdo

«a grande maioria de vós ».

Somos uma minoria ; )

Pode dizer o que quiser

Mas as palavras de Dias da Cunha já não foram o bastante para aguentar Ricardo no «onze».

Os «treinadores de bancada» sportinguistas podem não ter a cultura e a teoria de um profissional mas em amor ao clube não recebem lições de ninguém. O Sr Dias da Cunha faria bem em lembrar-se disso.

* PLO *

é normal

cada adeptos ter espiriti critico a sua equipa ou clube e dar opiniões sobre o que seria melhor ou não ...ás vezes as soluções são obvias e pertinetes outras um bocado descabidas ...o unico adepto tipo que não faz isso é o adepto do fcp que não têm caracter nem espirito critico são meros seguidores de uma politica com tikes ditatoriais usando metodos á margem da lei..medo falta de curltura desportiva? não se sabe mas é um fenomeno interessante dava para fazer um bacherelado em psicosociologia