O adepto | Relvado

O adepto

 

Pecador diz: "o Relvado tem a sua
maioria de adeptos nos clubes dos 3 grandes, em alguns boavisteiros e
vimaranenses. Pressupondo que muitos adeptos estão distribuídos por todas as
partes do país, o que os levou a não ser adeptos do seu clube da terra? Já
agora, o que vos levou a ser adepto de este ou daquele clube? Os pais?
O grupo de amigos? Uma fase de glória do clube que não vos deixou
indiferentes?"

I Liga:

Comentários [68]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O que me levou a ser do Barcelona

Foi a TVI, parece estúpido, mas tem uma explicação lógica, houve uma altura em que eu não sabia bem se havia de ser do Benfica, do Porto ou do Sporting quando numa dada altura a TVI que precisava de audiências começou a transmitir os jogos da Liga Espanhola e da Liga Italiana a torto e a direito, depois comecei a gostar do Barça porque na altura tinha grandes jogadores portugueses, como O Vítor Baia, o Fernando Couto, o Figo e internacionais de renome como o Ronaldo, o Stoichkov, Pizzi, etc; mais tarde interessei-me pela história do clube, e como o meu pai teve de ir trabalhar para Espanha, aproveitei todas as férias para conhecer o meu Clube do coração o Barcelona "in loco" (ao vivo), tornei-me aficionado do Clube, comprei a camisola, o cachecol, vi jogos no Camp No e tudo, infelizmente não cheguei a tornar-me sócio porque depois voltei para Portugal, e até hoje tenho sido fiel aos Blaugrana e sinceramente sinto-me bastante recompensado com as exibições e a excelência do plantel!
Em relação á terrinha também gosto do Barreirense que estão a travar uma luta renhida para ver se não descem de divisão.

Cumps

Re:O que me levou a ser do Barcelona

Então mas na altura do Stoichkov no Barça, já havia TVI? Ó lagarto, inventa outra!

Re:O que me levou a ser do Barcelona

Insistes em fazer caça ás bruxas!
Não sei porquê?
Qualquer dia vou a Barcelona de propósito tornar-me sócio só para espetar o meu cartão na tua tromba!
Fica bem!

Re:O que me levou a ser do Barcelona

se calhar quem ele curtia ver a jogar, era o Amunike! :P

por acaso era um dos meus atractivos :P

Re:O que me levou a ser do Barcelona

Por acaso ainda havia. A TVI surgiu em 93 e começou a transmitir os jogos espanhóis aí em 96. Stoitchkov saíu do Barça em 95 mas voltou um ano depois.

Não sei

Ser portista é nascer com um sangue diferente a correr nas veias...

assis e nuno gomes é que percebem de veias

mais nao digo voces sabem do que tou a falar

Re:Não sei

Salvo seja, mas já estou a ver a cena caricata, se - Deus queira que nunca - algum dia necessitares e vires recusar o meu sangue porque eu sou axadrezado...

Sportinguista no Porto

Escolhi o Sporting pelas cores da camisola, os jogadores, os valores do clube, a seriedade, o profissionalismo, as vitórias, dentre vários outros motivos. Não escolhi o Porto pela gestão, que considero uma máfia ditatorial que não entende de futebol, apenas de dinheiro no próprio bolso, e pelo excesso de blackouts, que considero um desrespeito a todo o público, que é quem paga os salários de todo mundo no final das contas.

Re:Sportinguista no Porto

Realmente tem piada associares esses valores ao Sporting quando foi o clube que , por exemplo, decretou luto por causa da arbitragem. Ou mais recentemente em que o treinador diz que nunca criticará as arbitragens e à primeira derrota atira-se ao árbitro reclamando um penalty que não existiu....

Não é pelo que se fala que se vêem os valores, é pelos actos.

Re:Sportinguista no Porto

so estas a dar razão ao rapaz.. quanto aos valores de que fala !!
quanto ao p.bento !! não reclamou so de um possivel penalti.. mas sim de todo um conjunto de erros do trio de arbitragem, que tiveram sempre inclinados para o mesmo lado !!
é claro que para quem lhe intressa só se fala no "penalti" precisamente porque o resto não intressa lembrar...

Re:Sportinguista no Porto

Então fala lá no resto que o Paulo Bento reclama... estou curioso...

Eu vi o Paulo Bento na TV a dizer "Toda a gente viu que foi penalty". Falou também de não saber como o árbitro escolheu o Caneira no meio de toda a gente. São palavras dele e não minhas. Em qualquer dos casos não tem razão - o Caneira foi bem expulso, e não seria penalty e sim livre directo, mas mesmo que tivesse razão estava de igual modo a fazer aquilo que ele afirmou que nunca faria.

Depois faltou dizer que não foi assinalado o penalty do Polga sobre o McCarthy, que podes ver com os teus próprios olhos no seguinte vídeo:
http://youtube.com/watch?v=Tfw8VZbQ7Kw
E o Sporting também tem razões de queixa em foras de jogo mal tirados.

A arbitragem foi muito má, mas foi-o para os dois lados. O Sporting está a tentar fazer o papel de coitadinho (que só lhes fica mal) para tentar pressionar o árbitro do jogo de Alvalade. Mais uma vez palavras do Paulo Bento: "Eu só espero que nos deixem lutar pelo campeonato". Como vês os valores do Sporting não são melhores do que os dos outros - mas o Sporting é o único que os apregoa, e mal.

Re:Sportinguista no Porto

o sporting ou tu ???

Re:Sportinguista no Porto

Eu? Eu não. Eu sou apenas um adepto.

P.S. Gostaste de ver o vídeo? :))

Re:Sportinguista no Porto

Fonix...imagina se a dita máfia fosse expert na área do futebol.
Haja paciência...

cá eu...

sou sportinguista por devoção....
já o meu bisavô o era, já o meu avô o meu pai a minha mãe e o meu tio o são...
o sporting já esta implantado na familia desde o seu nascimento, era impossivel eu não o ser também!!
segundo me dizem.. dentro das primeiras palavras que aprendi a dizer, estava lá SPORTING :-) por isso sou leão desde sempre !! e a par do meu tio , somos os mais ferrenhos da familia !!!

tambem sou do clube da minha terra.. um historico do distrito..
que esteve a um passo da primeira divisão á muitos anos atras.. actualmente joga no distrital.. mas é uma das equipas em todo o distrito que move o maior numero de adeptos.. (tendo em conta que aqui o mais que temos é equipas na 2 divisão)mas confesso que ja fui mais ferrenho.. actualmente não acompanho tanto.. vou aos jogos em casa , mas ja não me desloco fora.. fui atleta do clube durante varios anos... e no meu coração existe sempre um espaço para o GRANDE GDC !!!!

Porque virei-me portista...

deixa pensar,ah ja sei lembro-me de ter sido baptizado de azul e como na familia havia um empate com slb/fcp e eu quis seguir pisadas do meu pai que é do FCP.

Porque nao segui clube da terra?Bem,da minha terriola não ha clube,ha uns perto mas jogam nos distritais e como tal tinha que ser um do topo e essa escolha recaiu no FCP.

Como ja disse a uns meses atrás,estive para ser do slb a uns anos quando o slb esteve quase a ser pela 3 vez camp europeu mas minha mãe não quis e nem me lembrava nessa altura que o meu FCP tinha sido campeao europeu ano anterior.Va la tive essa oportunidade de ver a uns anitos essa hipotese de novo a ser repetida e ficar radiante com meu clube e agora nunca mais o irei largar.

Posso não ser muito ferrenho nos meus comentarios aqui no relvado mas eu em casa é sempre FCP e falar mal de certos clubes...ehehe é normal.

É claro que tenho outros clubes alem do FCP e vou acompanhando os resultados e vejo quem marca das equipas etc. Poucos jogos tenho visto no Dragão ou no antigo estádio mas isso é normal num adepto.Eu se fosse sócio tinha que ir ou a todos ou quase todos jogos para apoiar. Assim torço por fora e se der para ver o FCP bora ver jogo.

Off- topic

Depois de ontem ter surgido um artigo a dizer que o Baía insultou o Ricardo, onde está o artigo acerca do desmentido do Baía que teve lugar hoje no Record...

São as tais coisas...

Re:Off- topic

É do fim de semana, mas tu tens dúvidas que tais artigos farão parte do menu da semana que se inicia...eu não.

o meu nick...

Diz tudo acho eu...
Quando comecei a gostar de fuebol, teria eu uns 4 ou 5 anos, o grande Rui Manuel Trindade Jordão, jogava no meu Sporting e era um dos melhores avançados da nossa selecção.

Foi ele quem me fez do Sporting.

sou tiffosi do guimaraes!

sou adepto incondicional do v.guimaraes,1º porque sou de guimaraes,2º porque ser adepto do guimaraes e contagiante,e 3º porque em guimaraes nao ha casas dos "3 grandes",por isso nos somos unicos e incomparaveis!(6 mil em setubal,fantastico!).

Foi o meu Padrinho

Que me "obrigou" a ser do Sporting quando era puto. O meu padrinho era fanatico e estava-me sempre a oferecer-me coisas relacionadas com o Sporting como o equipamento. Tinha para aí 3 anos. Na escola primária eramos para aí uns 20. 15 do benfica e 5 do Sporting. Todos os meus colegas leooninos mudaram para o benfica eu fui o único a apoiar o Sporting e tinha que levar as bocas deles até porque o Sporting já não granhava o campeonato para aí à 6 ou 7 anos. Eles queriam que eu mudasse de clube, foi um verdadeiro teste do meu sporitnguismo. Nunca vou mudar de clube e quem o fez não o considero que seja um verdadeiro adepto.

Porque sou do Porto?

Muita gente tem-me colocado essa pergunta,visto eu ser madeirense e viver em Lisboa.

Pertenço á geraçao que viu o Porto ganhar tudo ( apesar de so ter 5 anos na altura)é daquelas coisas que marcam uma pessoa..mesmo com pouca idade..e a minha familia era toda benfiquista.

Ainda bem que pode escolher por mim,hehe e nao por influências familiares..têm sido uns 18anos ( nao digo 23,porque so tive consciencia futebolistica aos 5) fantasticos como adepta portista,independentemente de viver no Funchal ou Lisboa.

O meu segundo clube é o Maritimo. Foi a primeira equipa que fui ver ao estadio e cresci com nomes como o everton,alex,heitor,zeca entre outros..e um dos jogos que me traz melhor memória foi um Maritimo-Boavista,em que em caso de vitoria do Maritimo iria as competicoes europeias..o Maritimo ganhou e nunca mais me irei esquecer da alegria ,do sofrimento,da festa num estádio dos Barreiros cheio..É por estas coisas que o desporto é espectaculo e vida!

Sportinguista

Com muito orgulho, pela heranca historica do clube e pelo envolvimento da familia que a 4 geracoes sao adeptos e socios do clube.

Nao tenho nehuma outra simpatia, nem por clubes de outras divisoes. Sou homem de um unico amor!

nao foram os pais nem grupos de amigos...

...talvez possa ter sido um amigo da familia, que me levou à luz em criança. chegou.

lembro-me de ser um benfica-belenenses que vencemos 4-1. estadio cheio. tinha 5 ou 6 anos, de pouco mais me lembro. ainda nem sabia bem olhar para o jogo nem compreende-lo... mas a luz tinha-me sido, felizmente, mostrada

Eu também pertenço a um clube fantasma...

...segundo este artigo.

Foi o que teve a 5a ou 6a melhor assistência na época passada, e à frente do boavista, por exemplo. Mas pronto.

Não sejas mentiroso !

Tua algum dia lá apoiaste o Rio Ave !!?

A Terra, as vitórias e os pais

São os grande factores para a filiação a um determinado clube, a comunicação social trata de empurrar os indecisos.( ou seja para um dos grandes, e normalmente para uma só côr , dada a concentração de meios afectos a um só dos clubes)

O que me leva a pensar, que neste momento , em condições normais ,o FCP deveria ter para cima de 6 milhões de adeptos uma vez o percurso demolidor aos últimos 20 anos!!Mas a comunicação social desempenha um papel chave , nesse desempata.

Hum então

"tem a sua maioria de adeptos nos clubes dos 3 grandes, em alguns boavisteiros e vimaranenses"

Há mais adeptos , tipo Naval há aqui alguns pelo menos 5 ou 5.

Eu Confesso!!

Não à Julia Pinheiro mas a vocês. Houve um momento da minha vida muito complicado. As más companhias por vezes, levam-nos a comportamentos desviantes...não, nunca me mascarei de cowboy da montanha em criança, adorador de pistolas no coldre, não se trata disso. O facto é que quando ainda não temos a nossa personalidade totalmente formada, o caminho da delinquência parece-nos de alguma forma apetitoso. Neste caso, as más companhias não foram o Tojó das passitas nem nada que se pareça, mas sim a minha própria família! O tribunal de menores nunca soube do caso, senão provavelmente teria sobrevivido em alguma instituição de acolhimento.

Eu confesso. Nos meus primeiros anitos de infância, fui um benfiquista entre forçado e corrupto. Suborno aceite, coração futebolistico sequestrado. Só que desenvolvi uma espécie de sindrome de Estocolmo, tendo acabado por desenvolver não só uma forte ligação aos meus familiares raptores, como também com o clube da águia. Pequenino mas já muito fanático, até me lembro de andar ao murro por causa disso e de influenciar alguns amigos meus, ainda hoje benfiquistas, a aderirem à causa(como me arrependo hoje em dia. Remorsos fortissimos, como o do ex-drogado que reencontra o amigo, a quem se ajudou a dar a primeira agulhada, passados uns anos, a dar o cu numa esquina por uns trocos, para suportar o maldito vicio)

Depois chegou a história de amor que agora não tenho tempo para aqui contar. Mas se uns idolatraram Super-homem, Power Rangers e afins, os meus heróis moravam nas Antas. Eram carecas e cheios de garra. Como o meu avô. Tinham todos poderes especiais: o André carregava pianos durante 90 minutos e se as coisas corressem mal espetava uma carecada no adversário; o Semedo fingia-se de lento, para num gesto de mágica arrancar em drible e assistir alguém para golo; o Bandeirinha tinha a super-barriga que encostava nos adversários para não os deixar passar; o Jaime Magalhães, intemporal e ébrio amigo de Robin dos Bosques mas mais magro depois de se dedicar ao desporto, TUCKava na bola com muita classe e tirava cruzamentos fantásticos; e o meu avô que driblava na linha...pronto, isto já era a minha imaginação...

Isto era uma equipa, isto era futebol. E depois havia um aroma profundo de solidariedade naquele clube! Inclusivé, só para vocês verem, todos estes carequinhas assim o eram, porque doaram toda a sua capilaridade a Fernando Couto Sansão, outro herói que perderia os seus poderes caso lhe retirassem a gadelha.

Não mais vacilei. Nem sequer passei o limbo. POOOOOOOORTOOOO...Sim, sou aquilo a que os ingleses chama glory-hunter...mas quem não o é por aqui?