Acerca do fair-play | Relvado

Acerca do fair-play

 

tiagolsan prossegue notando: "na minha
opinião pessoal deveria haver uma sensibilização aos árbitros
para estes casos, porque penso que o problema está na atitude condescendente com
que os árbitros portugueses encaram estas situações. Também a comunicação social
e os seus «opinion-makers» deveriam ser alertados, porque estes têm muita força
junto dos adeptos de futebol."

I Liga:

Comentários [44]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Falta do Fair-Play do SLB???

Ve se logo k nao viste o jogo.Porke kando vires repara kando o jogador do penafiel se lesiona,os jogadores do penafiel e k prosseguiram o jogo.Foram para o ataque e nao deitaram a bola fora e so ficaram sem a posse da bola ja a meio do meio-campo do SLB.E o benfica mt bem prossegui a sua jogada mt bem finalizada por Nuno Gomes.Agora pra kem diz k o BENFICA nao teve fair-play eu aconselho a ver o lance outra vez e depois venham dizer kem e k nao teve fair-play.

Saudaçoes Benfiquistas!!!

Apenas acho engraçado...

... que neste caso toda a gente comente a falta de fair-play dos jogadores do Benfica quando, após o jogador do Penafiel ter ficado caído, foram os jogadores do Penafiel que prosseguiram o jogo tendo depois o Benfica recuperado a bola já no seu meio campo!
Não deveriam ter sido os jogadores do Penafiel a parar o jogo? Se eles próprios não param porque é que o adversário deve parar?

Cumps

Quero novamente frisar...

... o que já disse no artigo. O artigo não tem NADA A VER com o que se passou no jogo do Benfica, que eu confesso nem sequer ter visto.

Aliás, eu no artigo falo precisamente CONTRA as perdas de tempo por jogadores a simular lesões.

Cumprimentos.

É uma questão sem saída

A simulação de lesão é uma, de entre muitas, armas de anti-jogo que as equipas utilizam, por diversas vezes, devidamente preparadas e instigadas pelos seus treinadores.

E nenhum trenador tem a coragem de tomar abertamente uma posição crítica sobre este assunto, porque amanhã pode socorrer-se destes mesmos estratagemas.

É um problema de cultura desportiva viciada já muito enraízado e para o qual dificilmente haverá solução. Talvez só o escárnio público, como já referiu o Sartor, possa por a descrédito os seus praticantes.

Mas ainda assim é muito difícil que alguma mudança se opere efectivamente.

Só para dar um exemplo:

Quem não se lembra do célebre jogo entre a Selecção Nacional e a Selecção de Angola que foi uma autêntica vergonha em termos de comportamento anti-desportivo por parte da segunda?

Na altura disseram-se cobras e lagartos desse jogo. Houve de tudo, desde porrada da grossa até àquele gajo (esta nunca mais me esquece) que saíu de maca a rir e a olhar para o treinador dele à espera do sinal para entrar outra vez. Madaíl disse que tão cedo não haveria outro jogo entre Portugal e Angola. ...

...passados uns tempos, já estava tudo esquecido, o fair-play já era somente mais um chavão, e o Benfica já convidadava a Selecção de Angola para um jogo amigável no Estádio da Luz.

Para se mudar, é preciso primeiro haver vontade.

* PLO *

Off-topic: Everton manda na Liga Inglesa...

Não sei quem é o Chunha Loyal lá do sítio, mas o que é certo é que ao ler o jogo, deparei-me com esta notícia. Sempre estou para ver se os outros clubes vão dizer alguma coisa, ou se é só aqui que não há fair-play...


Futebol/Inglaterra: Liga autoriza Everton a contratar guarda-redes

A Liga inglesa de futebol autorizou hoje o Everton a inscrever para o seu próximo jogo, na qualidade de empréstimo, um novo guarda-redes, devido às baixas que afectam os três primeiros guardiões disponíveis do clube. Presentemente, a equipa de Goodison Park conta apenas com o jovem John Roddy (19 anos) para defender a baliza do clube na partida contra o Newcastle, a 25 de Fevereiro, uma vez que Nigel Martyn e Richard Wright estão lesionados e Ian Turner encontra-se castigado. Perante a situação de emergência na baliza do Everton, e depois de o próprio técnico do clube ter avançado com a hipótese de pedir ao seu treinador de guarda-redes, Chris Woods, de 46 anos, que assumisse a função de guardião no próximo jogo com o Newcastle, a direcção da Liga inglesa autorizou o Everton a requerer por empréstimo um guarda-redes. Martyn tem uma lesão nos adutores, contraída no final de 2005, e Wright lesionou-se numa sessão de treinos antes do jogo para a Taça de Inglaterra, que o Everton perdeu com o Chelsea, na semana passada. Estas duas baixas propiciaram a entrada em cena do terceiro guarda-redes do Everton, Ian Turner, que acabaria expulso na sua estreia na “Premiership” no jogo contra o Blackburn, na última jornada da liga.


Até parece que estou a imaginar, esta semana vai ser um fartote de artigos no www.grass.com, a falarem que o Everton é o clube do system e que o Cunha Loyal, está lá a fazer fretes aos Tofees...

Re:Off-topic: Everton manda na Liga Inglesa...

Aqui há uma grande diferença, o Benfica ainda tinha o Rui Nereu... e dps tds os keepers desde a equipa B, passando pelos juniores até às escolinhas. Só no caso de serem tds dizimados é k se abria uma porta a uma discussão sobre a possível alteração, ou de abertura de uma excepção...
Eu cá só pergunto uma coisa, a Fifa que é a Fifa, já prevê isso em relação aos mundiais há muito tempo, porque é que num campeonato nacional há-de ser diferente?

Re:Off-topic: Everton manda na Liga Inglesa...

Com a falta de fair-play da Liga inglesa posso muito bem o que me importa a sério é caso concreto que eu vejo todos os dias o caso Português!

isso é normal em Inglaterra

Se leres bem a noticia descrita no ojogo nas ultimas o clube Everton ta sem 3 guarda-redes. Como o 4º guarda-redes é inexperiente e não tem mais nenhum para guarda-redes suplente o Everton pediu á FA para solucionarem essa solução ou com o emprestimo de um guarda-redes ou recrutamento duma pessoa do staff tecnico para o desempenho de função de guarda-redes suplente. Como a idade do suposto ser superior aos 45 anos,a FA decidiu abrir uma porta ao Everton para pedir um guarda-redes emprestado por um jogo ou dois de acordo com o castigo lançado ao Ian Turner que foi suspenso contra Blackburn.Isto é uma situação normal em Inglaterra,acontece algumas vezes isto.

Re:isso é normal em Inglaterra

Pois, pelos vistos em Portugal é que era uma anormalidade e que o Benfica ia ser favorecido, bla´blá blá, agora afinal é normal... modernices!

Re:isso é normal em Inglaterra

pode ser que para alguns o benfica ser beneficiado seja normal. felizmente sao só 6 milhoes e ainda nao sao 10 milhoes.

Re:isso é normal em Inglaterra

Mas, objectivamente, não deixa de ser um favorecimento.

Podes é não gostar que se diga que é, mas isso....

Re:isso é normal em Inglaterra

Um favorecimento? E pá, se fosse com o Moreirense ninguém se preocupava e até tinham pena, como é com um grande e em especial o Benfica, levataram-se todo o tipo de suspeições...

Enfim, se estivessemos em Inglaterra, não tínhamos que ter levado com o Nereu e os patos dissabores que ele nos deu!

Re:isso é normal em Inglaterra

Se é por te sido o Benfica ou não, não te posso dizer.

Quando mais algum clube pretender usufruir do mesmo tipo de favorecimento, logo se verá se as mesmas vozes se levantam ou não. Como até agora essa pretensão pertence por exclusivo ao Benfica, a tua pergunta terá de ficar em aberto.

* PLO *

Ps: parabéns pela (re)entrada no top.

Re:isso é normal em Inglaterra

Lol, já hoje quando cheguei à bomba de gasolina, o sr da bomba me deu os parabéns e disse "Sôr PROZAC, só para si vai uma lavagem de borla e menos dez cêntimos por litro". Espero manter-me por lá, é que os privilégios valem o sacrifício...

É tão engraçado

A seguir a um jogo do Benfica, vem sempre á baila artigos tão profundos e com tanto por dizer, a verdade, é que aparecem sempre (ou quase sempre) a seguir a jogos do Benfica.

Coincidência?
Não sei, é um facto.

Cumps!

Re:É tão engraçado

Repito o que já escrevi e aparece no artigo: "O acontecimento no 3º golo do Benfica frente ao Penafiel trouxe-me esta questão de volta ao pensamento". Por isso como podes ver tens mesmo razão, deve-se ao jogo do Benfica. Mas se leres o resto do texto, chegas à conclusão que eu falo CONTRA os jogadores que simulam lesões.

Quando escrevi o artigo estava algo receoso que colegas portistas ou sportinguistas fossem dizer que eu estava a defender o Benfica. Sinceramente nunca pensei ser atacado por um benfiquista por causa deste artigo.

Mas parece que estamos sempre a ser surpreendidos. É bom, senão a vida seria aborrecida.

Cumprimentos.

Re:É tão engraçado

pra quem não quer incendiários no relvado e vem com teorias da conspiração sobre artigos és duma coerencia perfeita nao haja duvidas.

lol

Re:É tão engraçado

Porque é que não admitem que isso é verdade, aqui no Relvado há poucos relvas coerentes e não direi que sou um deles, o que faço é meter o dedo na ferida e defendo o meu clube com unhas e dentes, e não tenhas duvidas que muitas vezes é aqui enxuvalhado até á ultima consequência, é só isso que não admito.
Se achas isso mal, força, continua na tua.

Cumps!

Quando sai um artigo sobre futebol

E não sobre as «coisas do costume» de que toda a gente se passa a vida a queixar, é este o teu contributo.

Parabéns!

* PLO *

Re:Quando sai um artigo sobre futebol

Artigo de futebol que sai a seguir a um jogo do Benfica e de uma situação que se lá passou, é este o teu futebol.

Cumps!

Re:Quando sai um artigo sobre futebol

Ai, não se podem enviar artigos a seguir aos jogos do Benfica?

Ok, estou sempre a aprender...

Re:Quando sai um artigo sobre futebol

Podem, vai é reparando nos conteudos dos artigos, ou escreves sem saber?! É como te digo, são coincidências e se assim for sou o primeiro a admitir.

Cumps!

Re:Quando sai um artigo sobre futebol

Não sei o quer queres dizer quando perguntas se escrevo sem saber.

Quando um artigo sai, se me despertar interesse leio-o e possivelmente acrescento alguma coisa aos comentários.
Se existe aqui alguma coisa por trás, alguma maquinação, isso já não sei nem me interessa esse tipo de coisas.

Mas o autor até frisou bem que não pretendia comentar o caso concreto do jogo de ontem.

...Será que és tu que escreves sem ler? :)

* PLO *

Re:Quando sai um artigo sobre futebol

Claro, a intenção nunca é clubistica, ou não fosse isto um forum de discusão futebolisitca!

Cumps!

Re:Quando sai um artigo sobre futebol

Nem todos, nem todos :)

Mas hás-de concordar que se não deres esse benefício da dúvida, qualquer discussão morre logo à nascença.

E nesse caso vamos todos embora que já não estamos aqui a fazer nada, somente a picar-nos uns aos outros.

Fica bem,

* PLO *

Nada a fazer.

O árbitro não tem nem nunca terá autoridade para avaliar se se trata de uma simulação de uma lesão ou não.

Portanto, por aí não vamos lá. Pode-se é atacar por outro lado, ao instituir uma nova cultura futebolística nos jogadores e nos adeptos, pois se os adeptos fossem como os Ingleses, que assobiam quem anda constantemente no chão, de certeza que mais cedo ou mais tarde o jogador em causa, com tanto assobio e apupo, até tinha vergonha de se mandar outra vez para o chão.

Agora pelo árbitro, a ser ele a avaliar quem está bem ou quem está mal, simplesmente não lhe compete sequer essa tarefa nem ele é competente para tal.

E muito cuidado também com as simulações de lesão e as lesões reais.

Dou dois casos flagrantíssimos. Num caso, que se passou aqui há tempos, um jogador (por acaso do meu clube) foi ao chão. A minha reacção imediata foi: levanta-te! Pois é, mas afinal não era fita, e o Derlei ficou meio ano ou oito meses de molho no estaleiro.

O outro caso, foi em Guimarães. na primeira reacção eu disse igualmente: Levanta-te! deixa-te de fitas! Mas o Fehér faleceu.

O que às vezes parece não ser nada, pode ser ser o fim. De uma carreira, ou de uma vida.

Ó Sartor :)

«simplesmente não lhe compete sequer essa tarefa nem ele é competente para tal. »

LaPalice não diria melhor :)

* PLO *

Re:Ó Sartor :)

Também me soou esquisito :)

Sabes o mais bizarro?

Laurent Robert comete uma falta rude,a 2 metros da linha de jogo.O árbitro chama o médico da equipa penafidelense,o carro dos bombeiros,etc.

O jogo e os adeptos perderam 2 minutos estupidamente.Amazing

O jogador do Penafiel ficou com a carne á mostra,mas uma ajudita para o remover do terreno de jogo..era agradável,era era.

Abraço

Estás enganado

A minha resposta é a mesma que dei ao filipe71

O árbitro só pode fazer esta pergunta a um jogador que esta´ prostrado no chão:

«Consegue levantar-se?»

À qual ele responde:

«Não!»

Depois só tem de chamar o carro maca. Não sei onde está o problema em entender isto. O facto da linha estar a 1 metro ou a 10 é irrelevante.

* PLO *

PS: Se for um árbitro tipo Duarte Gomes e se suspeitar de conduta anti-desportiva faz o gajo esperar 5 minutos antes de lhe autorizar a reentrada.